Olá! Quer uma ajudinha para descobrir seu curso ou faculdade ideal?

Yogaterapia

Saiba tudo sobre o curso de Yogaterapia e comece a estudar com ajuda da Quero Bolsa

Ilustração de uma garota fazendo uma pesquisa do curso de Yogaterapia no notebook
Duração: Em geral, até 18 meses
Bolsas: a partir de R$ 279,00
Ver bolsas de até 82%

Sobre o curso de Yogaterapia

Última atualização: 16/03/2023

O curso de Yogaterapia é uma ótima forma de promover o bem-estar físico e mental. É uma prática muito antiga, que foi desenvolvida para ajudar as pessoas a lidar com problemas de saúde, reduzir o estresse e melhorar a qualidade de vida.

O curso de Yogaterapia ensina técnicas de respiração, posturas, meditação, relaxamento e outras práticas que podem ser usadas para controlar o estresse e melhorar a saúde mental.

Ele também ensina técnicas de tratamento, como acupuntura, massagem, yoga e outras terapias complementares.

O curso de Yogaterapia também pode ser usado para ajudar as pessoas a lidar com doenças crônicas, como artrite, fibromialgia, asma e diabetes.

Ele também pode ajudar a melhorar a qualidade do sono e aumentar o nível de energia. Ele ajuda as pessoas a desenvolver habilidades de autocuidado e a melhorar a sua qualidade de vida.

Se você estiver interessado em melhorar a sua saúde mental e física, o curso de Yogaterapia pode ser uma ótima opção.

O tipo de formação para o curso de Yogaterapia é: pós-graduação .

Como é o curso de Yogaterapia?

A Yogaterapia pode ser oferecida como curso livre, de extensão ou pós-graduação. A carga horária e a grade curricular são definidas pela instituição de ensino.

De maneira geral, o curso deve abordar as seguintes áreas, entre outras:

  • Anatomia e Fisiologia do Yoga;

  • Ciência do Prana – Pranayamas e Mudras básicos;

  • Filosofia e Psicologia do Yoga;

  • História do Yoga;

  • Meditação e Relaxamento;

  • Introdução ao sânscrito;

  • Anatofisiologia;

  • Asanas e suas Instruções Fundamentais.

Os métodos e estilos de yoga que podem ser incluídos na grade curricular são: Yoga Integral, Yoga Clássico, Kundalini, Purna Yoga, Hatha Yoga, Karma Yoga, Power Yoga, Jnana Yoga, Bhakti Yoga, Raja Yoga, Swara Yoga, Sama Yoga, Mantra Yoga, Tantra Yoga e Yogaterapia.

Qual a grade curricular de Yogaterapia?

Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de Yogaterapia em uma de nossas faculdades parceiras:

    Ver a grade curricular

    O que se aprende na faculdade de Yogaterapia?

    O curso de Yogaterapia oferece um grande número de técnicas e práticas para ajudar as pessoas a ter uma vida mais saudável. É uma forma de cura complementar e alternativa, que usa a prática do yoga para tratar condições físicas e emocionais. No curso de yogaterapia, os alunos aprendem a usar poses, respiração e meditação para aliviar dores e reduzir o estresse.

    Eles aprendem também a usar estas técnicas para ajudar as pessoas a lidar com problemas de saúde mental, como depressão, ansiedade e estresse. Além disso, o curso de yogaterapia ensina sobre as principais práticas de yoga, incluindo posturas, respiração e meditação.

    Os alunos aprendem também a usar essas práticas para tratar problemas físicos, como dores nas costas, dores de cabeça e artrite. Os alunos também aprendem sobre os princípios da medicina ayurvédica e sobre como ela se relaciona com o yoga.

    Eles aprendem também sobre as conexões entre corpo, mente e espírito, bem como as ligações entre a saúde física e mental. No curso de yogaterapia, os alunos também aprendem sobre as teorias e a filosofia do yoga, assim como sobre os princípios básicos da anatomia humana.

    Estes conhecimentos permitem que os alunos desenvolvam programas de tratamento específicos para as necessidades de cada indivíduo.

    Caso você tenha dúvidas se esse curso é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.

    Procure o curso de Yogaterapia ideal para você!

    Com mensalidades a partir de R$ 279,00 entre as 1.486 instituições parceiras do Quero Bolsa.

    Veja como é simples começar a estudar

    1. Encontre seu curso
    2. Garanta sua bolsa
    3. Economize até se formar

    Sobre a carreira de Yogaterapia

    O que faz o profissional de Yogaterapia?

    O profissional de Yogaterapia oferece aulas em vários níveis, desde aulas suaves para iniciantes ou para grupos especiais, como para terceira idade ou gerenciamento de estresse, até aulas intermediárias e estimulantes.

    Onde o profissional de Yogaterapia pode trabalhar?

    O trabalho de um profissional de yogaterapia envolve a aplicação de técnicas baseadas na antiga prática do yoga para promover o bem-estar mental e físico. Um profissional de yogaterapia pode trabalhar em diversos contextos, incluindo em clínicas, centros de saúde, academias de yoga, spas, consultórios particulares ou hospitais.

    Ao trabalhar em uma clínica, o profissional de yogaterapia pode trabalhar com pacientes que sofrem de doenças crônicas, como dor crônica, ansiedade, depressão, estresse, distúrbios alimentares, artrite e outras condições de saúde.

    O profissional pode ensinar aos pacientes poses de yoga para aliviar os sintomas, bem como técnicas de respiração e meditação para ajudar a controlar o estresse e a ansiedade.

    Além disso, o profissional pode trabalhar com pacientes para ajudá-los a melhorar sua força muscular, flexibilidade, equilíbrio e coordenação. Em academias de yoga, o profissional de yogaterapia pode ministrar aulas de yoga, ajudar os alunos a aprender e a praticar poses de yoga, bem como aprofundar seu conhecimento sobre a filosofia e a prática do yoga.

    Em spas, o profissional pode oferecer sessões de terapia de yoga que envolvem meditação, respiração, alongamento e poses de yoga para ajudar os clientes a relaxar e a restaurar o equilíbrio entre o corpo e a mente.

    Em consultórios particulares, o profissional de yogaterapia pode trabalhar com pacientes individuais para ajudá-los a alcançar seus objetivos de saúde.

    O profissional pode trabalhar com os pacientes para desenvolver um plano de tratamento personalizado que inclui posturas de yoga, exercícios de respiração, meditação, auto-aperfeiçoamento, alimentação saudável e outras práticas de saúde.

    Finalmente, em hospitais, o profissional de yogaterapia pode trabalhar com pacientes internados para ajudá-los a se recuperar de suas condições médicas.

    O profissional pode trabalhar com pacientes para melhorar sua força física, flexibilidade e resistência, bem como reduzir o estresse relacionado a sua condição médica.

    Caso você tenha dúvidas sobre o curso de Yogaterapia ou profissões nesta área, faça o seu questionamento na Comunidade Quero. A Comunidade Quero é um ambiente para troca de conhecimento, onde você pode tirar suas dúvidas e ajudar outros integrantes da Comunidade com as dúvidas sobre o curso.

    Sino de ofertas
    Receba um alerta quando a vaga ideal chegar!

    Como ingressar na profissão de Yogaterapia?

    Quais são as exigências do mercado de trabalho para o profissional de Yogaterapia?

    Para poder atuar no mercado de trabalho, o profissional de Yogaterapia formação ou certificação na área. Apesar de a profissão não ser regulamentada, há cursos reconhecidos pelo MEC.

    O mercado de trabalho para profissionais de Yogaterapia está em constante evolução para atender às necessidades cada vez mais complexas da sociedade moderna.

    O estudo e a prática de Yoga possuem múltiplos benefícios, o que explica o interesse das pessoas em procurar ajuda de profissionais qualificados. Para atender às exigências do mercado de trabalho, os profissionais de Yogaterapia precisam ter conhecimento aprofundado sobre as práticas de Yoga.

    Isso inclui conhecer os fundamentos da prática, bem como os princípios e as técnicas necessárias para auxiliar os alunos na recuperação da saúde, da mente e do bem-estar.

    Além disso, é importante que os profissionais de Yogaterapia estejam cientes das tendências atuais da indústria de fitness, bem como dos benefícios que o Yoga pode oferecer.

    Os profissionais de Yogaterapia também devem possuir habilidades de ensino e orientação para ajudar os alunos a melhorar sua prática. Eles devem ter conhecimento sobre anatomia, fisiologia e biomecânica, para que possam entender como os movimentos do Yoga afetam o corpo.

    Além disso, é importante que eles possuam habilidades de comunicação para criar um ambiente de aprendizado seguro e positivo.

    Veja também: O Guia de Profissões da Quero Bolsa! São mais de 370 páginas sobre as diversas possibilidades profissionais do mercado de trabalho. Sobre a área, você poderá conferir detalhes sobre as profissões de: médico, enfermeiro, fisioterapeuta e outras profissões.

    Quais são as principais competências pessoais do profissional de Yogaterapia?

    As principais características do profissional de Yogaterapia, listadas pelo Ministério do Trabalho, são:

    Capacidade de trabalhar em equipe;
    Capacidade de comunicação não verbal;
    Capacidade de discrição;
    Capacidade de sentir empatia;
    Equilíbrio emocional;
    Criatividade.
    Balões de Conversa - Dúvidas sobre Yogaterapia
    Está com dúvidas sobre Yogaterapia? Os alunos e ex-alunos do curso estão prontos para tirar suas dúvidas. Ver perguntas e respostas

    Perguntas e Respostas - Yogaterapia

    Tipo de Pergunta
    Recentes