Sobre o curso de Medicina Intensiva
Última atualização: 07/07/2023
A pós-graduação em Medicina Intensiva é uma especialização voltada para profissionais da área médica que desejam se aprofundar no cuidado e tratamento de pacientes em estados críticos.
Para auxiliar os estudantes no desenvolvimento das técnicas e conhecimentos referentes à área, a especialização oferece conteúdos que abrangem tópicos de fisiologia, fisiopatologia, farmacologia, técnicas avançadas de suporte vital, monitorização hemodinâmica, entre outros conteúdos demandados pelo setor.
Como é o curso de Medicina Intensiva?
O curso de pós-graduação em Medicina Intensiva é ofertado em diferentes graus de ensino, como especialização lato sensu, residência médica ou até mesmo mestrado acadêmico. A duração e a estrutura do curso podem variar de acordo com o programa de ensino, mas, em geral, a formação conta com uma carga horária significativa de aulas teóricas e práticas.
Durante o curso, os estudantes têm a oportunidade de vivenciar situações reais de atendimento em unidades de terapia intensiva (UTIs), participando de estágios supervisionados e acompanhando equipes experientes. Isso permite a aplicação dos conhecimentos teóricos na prática e o desenvolvimento de habilidades essenciais para o trabalho em medicina intensiva, como a tomada de decisões rápidas.
Caso você tenha dúvidas se esse curso é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.
Qual a grade curricular de Medicina Intensiva?
Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de Medicina Intensiva em uma de nossas faculdades parceiras:
O que se aprende na faculdade de Medicina Intensiva?
No curso de pós-graduação em Medicina Intensiva, os estudantes têm a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos, adquirindo habilidades específicas para o tratamento de pacientes que demandam intervenção intensiva.
Alguns dos tópicos abordados durante o curso incluem:
- Fisiologia e fisiopatologia dos sistemas orgânicos;
- Farmacologia e terapêutica;
- Suporte vital avançado;
- Monitorização hemodinâmica;
- Gerenciamento de UTIs.
Quanto custa uma faculdade de Medicina Intensiva?
No site da Quero Bolsa, o curso de Medicina Intensiva pode ser encontrado com mensalidades a partir de R$ 2.125,00. Os valores variam de acordo com a instituição e modalidade de ensino.
Para ingressar no curso com descontos de até 80%, acesse o site da Quero Bolsa e veja as principais ofertas em sua região.
Procure o curso de Medicina Intensiva ideal para você!
Veja como é simples começar a estudar
- Encontre seu curso
- Garanta sua bolsa
- Economize até se formar
Sobre a carreira de Medicina Intensiva
Onde o profissional de Medicina Intensiva pode trabalhar?
Após concluir a pós-graduação em Medicina Intensiva, os profissionais encontram oportunidades de trabalho em ambientes de saúde, como:
- Unidades de terapia intensiva (UTIs) hospitalares;
- Centros de atendimento de emergência;
- Hospitais;
- Consultórios particulares.
Como ingressar na profissão de Medicina Intensiva?
Quais são as exigências do mercado de trabalho para o profissional de Medicina Intensiva?
O mercado de trabalho na área de Medicina Intensiva conta com exigências específicas, como:
• Sólida formação teórica e prática em Medicina; • Especialização e residência em Medicina Intensiva; • Registo no Conselho Regional de Medicina; • Experiência em UTIs; • Atualização constante; • Habilidades de comunicação e trabalho em equipe; • Disponibilidade e habilidade para lidar com situações de emergência.