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Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso superior de Filosofia pode ser disponibilizado como licenciatura ou bacharelado. Ambos contam com matérias básicas e núcleos temáticos.
Enquanto o bacharelado caracteriza-se pela pesquisa, geralmente direcionada aos programas de pós-graduação e ao magistério superior, a licenciatura é orientada pelas Diretrizes para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica, voltando-se para a capacitação de docentes.
Para o conteúdo mínimo do curso de Filosofia, são elencadas cinco disciplinas básicas:
História da Filosofia;
Teoria do Conhecimento;
Ética;
Lógica;
Filosofia Geral: Problemas Metafísicos.
Há, entretanto, áreas a serem consideradas, tendo em vista o desenvolvimento da Filosofia nas últimas décadas:
Filosofia Política;
Filosofia da Ciência (ou Epistemologia);
Estética;
Filosofia da Linguagem;
Filosofia da Mente.
Se optar por licenciatura, o estudante ainda conta com temáticas orientadas à educação básica e as didáticas próprias. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) avalia o curso de Filosofia considerando os seguintes conteúdos:
Validade e verdade. Proposição e argumento;
Falácias não-formais. Reconhecimento de argumentos. Conteúdo e Forma;
Quadro de oposições entre proposições categóricas. Inferências imediatas em contexto categórico. Conteúdo existencial e proposições categóricas;
Tabelas de verdade. Cálculo proposicional;
Cálculo de predicados. Teoria da Quantificação;
Filosofia pré-socrática. Uno e múltiplo. Movimento e realidade;
Teoria das idéias em Platão. Conhecimento e opinião. Aparência e realidade;
A política antiga. A República de Platão. A Política de Aristóteles;
A ética antiga. Platão, Aristóteles, filósofos helenistas;
Conceitos centrais da metafísica aristotélica. A teoria da ciência aristotélica;
Verdade, justificação e ceticismo;
O problema dos universais. Os transcendentais;
Tempo e eternidade. Conhecimento humano e conhecimento divino;
Teoria do conhecimento e do juízo em Tomás de Aquino;
A teoria das virtudes no período medieval;
Provas da existência de Deus. Argumento ontológico, cosmológico, teleológico;
Teoria do conhecimento nos modernos. Verdade e evidência. Ideias. Causalidade. Indução. Método;
Vontade divina e liberdade humana;
Teorias do sujeito na filosofia moderna;
O contratualismo;
Razão e entendimento. Razão e Sensibilidade. Intuição e conceito;
Éticas do dever. Fundamentações da moral. Autonomia do sujeito;
Idealismo alemão. Filosofias da história;
Razão e Vontade. O belo e o sublime na filosofia alemã;
Crítica à metafísica na contemporaneidade. Nietzsche. Wittgenstein. Heidegger;
Fenomenologias. Existencialismos;
Filosofia analítica. Frege, Russell, Wittgenstein. O Círculo de Viena;
Marxismo e Escola de Frankfurt;
Epistemologias contemporâneas. Filosofia da ciência. O problema da demarcação entre ciência e metafísica;
Filosofia francesa contemporânea. Foucault. Deleuze.
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A faculdade de Filosofia tem duração média de quatro anos. Durante esse período, os estudantes exploram as principais correntes de pensamento e as obras dos filósofos mais influentes. Eles se dedicam ao estudo de questões metafísicas e epistemológicas, buscando uma compreensão teórica aprofundada de conceitos centrais.
Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de Filosofia em uma de nossas faculdades parceiras: