Neuropedagogia
Saiba tudo sobre o curso de Neuropedagogia e comece a estudar com ajuda da Quero Bolsa.

Sobre o curso de Neuropedagogia
Última atualização: 25/09/2025
Neuropedagogia é a área que une conceitos de neurociência, psicologia e pedagogia para compreender como o cérebro humano aprende e processa informações.
O objetivo é desenvolver práticas que favoreçam o aprendizado e auxiliem na superação de dificuldades escolares e cognitivas.
Os profissionais especializados na área são os responsáveis por identificar transtornos e dificuldades de aprendizagem, como TDAH, dislexia e disortografia, e propor intervenções pedagógicas adequadas.
Encontre bolsas de estudo para Neuropedagogia
Como é o curso de Neuropedagogia?
O curso de Neuropedagogia prepara especialistas em processos neurológicos e aprendizagem, capazes de identificar dificuldades escolares e propor estratégias pedagógicas adequadas.
Ao longo do programa, os estudantes aprendem sobre o funcionamento do sistema nervoso e como ele influencia o desenvolvimento cognitivo, emocional e social.
Os alunos também são treinados para elaborar diagnósticos pedagógicos, desenvolver intervenções e aplicar metodologias que favoreçam o aprendizado de crianças, adolescentes e adultos, inclusive em contextos de inclusão escolar.
Todo o percurso tem duração média de 12 a 18 meses, com carga horária que varia entre 360 e 450 horas. Ele é desenvolvido em nível de pós-graduação e é indicado para profissionais oriundos da graduação em Psicologia ou Pedagogia.
Caso você tenha dúvidas se esse curso é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.
Qual a grade curricular de Neuropedagogia?
Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de Neuropedagogia em uma de nossas faculdades parceiras:
- Atendimento Educacional de Alunos com Deficiência Intelectual e Múltipla
- Educação e Novas Tecnologias para o Ensino
- Educação Especial e Inclusiva
O que se aprende na faculdade de Neuropedagogia?
No curso de Neuropedagogia, o aluno aprende a analisar as bases neurobiológicas e comportamentais do aprendizado, entendendo como o cérebro se desenvolve em diferentes fases da vida e como fatores emocionais influenciam na assimilação de conhecimentos.
Os conteúdos abordam desde os fundamentos da neurociência aplicada à educação até estratégias práticas de intervenção neuropedagógica em contextos escolares e clínicos.
Por meio dos tópicos, o estudante é gradualmente capacitado a analisar exames, relatórios e indícios de dificuldades cognitivas para propor soluções pedagógicas individualizadas, respeitando as necessidades de cada aluno.
Outro ponto chave do aprendizado é a relação entre emoção e cognição. O curso aprofunda a forma como fatores emocionais e sociais influenciam a aprendizagem, preparando o profissional para atuar de maneira humanizada e inclusiva.
Também há foco em metodologias educativas inclusivas e inovadoras, como metodologias ativas e recursos pedagógicos baseados em evidências neurocientíficas, que permitem melhorar o desempenho de alunos e potencializar o processo de ensino-aprendizagem.
Algumas das principais disciplinas do curso incluem:
Fundamentos de neurociência aplicada à educação;
Neurodesenvolvimento e aprendizagem;
Transtornos e dificuldades de aprendizagem;
Avaliação e intervenção neuropedagógica;
Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem;
Metodologias ativas e práticas educativas inclusivas;
Ética e atuação profissional em neuropedagogia.
Quanto custa uma faculdade de Neuropedagogia?
No site da Quero Bolsa, o curso de Neuropedagogia pode ser encontrado com mensalidades a partir de R$ 60,00. Os valores variam de acordo com a instituição e modalidade de ensino.
Procure o curso de Neuropedagogia ideal para você!
Com mensalidades a partir de R$ 60,00 entre as 1.523 instituições parceiras do Quero Bolsa.
Veja como é simples começar a estudar:
- Encontre seu curso
- Garanta sua bolsa
- Economize até se formar
Sobre a carreira de Neuropedagogia
O que faz o profissional de Neuropedagogia?
O neuropedagogo é o profissional que presta assistência psicologia a crianças, adolescentes e adultos com algum tipo de dificuldade de aprendizagem.
Seu trabalho consiste em avaliar, diagnosticar e tratar essas dificuldades, intervindo com técnicas específicas.
Para isso, ele busca compreender as características e habilidades do indivíduo para poder aplicar técnicas que ajudem na solução dos problemas.
O neuropedagogo também pode trabalhar na prevenção e detecção precoce de distúrbios de aprendizagem, ministrando palestras e oficinas para professores e famílias.
Onde o profissional de Neuropedagogia pode trabalhar?
O especialista em Neuropedagogia pode atuar em escolas, clínicas multidisciplinares, hospitais, centros de reabilitação e consultórios especializados.
Há ainda espaço para atuação em programas de políticas públicas voltados à educação inclusiva e na capacitação de docentes para práticas pedagógicas fundamentadas na neurociência.
Os mais buscados de Neuropedagogia
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo, SP"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Como ingressar na profissão de Neuropedagogia?
Quais são as exigências do mercado de trabalho para o profissional de Neuropedagogia?
O mercado exige que o profissional formado em Neuropedagogia tenha conhecimento técnico para analisar, diagnosticar e intervir em casos de dificuldades de aprendizagem, aplicando estratégias eficazes baseadas em evidências científicas.
A valorização da interdisciplinaridade também é uma exigência importante, já que o neuropedagogo atua em parceria com psicólogos, pedagogos, médicos e outros profissionais para oferecer um atendimento completo ao estudante ou paciente.