Nutrição Animal
Saiba tudo sobre o curso de Nutrição Animal e comece a estudar com ajuda da Quero Bolsa.

Sobre o curso de Nutrição Animal
Última atualização: 04/09/2025
Nutrição Animal é a área que estuda a influência da alimentação na saúde animal, com o objetivo de promover o bem-estar e o desempenho das espécies, como cães, gatos, aves, bovinos e suínos.
Ela garante que os animais recebam os nutrientes necessários para seu desenvolvimento, reprodução e produção, seja para consumo humano ou como animais de estimação.
Além disso, a área abrange a formulação de rações balanceadas e adaptadas às necessidades específicas de cada espécie, considerando fatores como idade, porte, estágio de vida e estado de saúde.
Como é o curso de Nutrição Animal?
O curso de Nutrição Animal é uma pós-graduação que prepara nutricionistas para elaborar dietas balanceadas para diferentes espécies.
A formação ensina sobre metabolismo animal, digestão, absorção de nutrientes e a interação entre nutrição e saúde.
Além disso, os alunos aprendem a adaptar a alimentação dos animais às condições específicas de cada espécie, considerando fatores como necessidades nutricionais, sistemas de produção (como leite, carne e ovos) e as condições ambientais.
Todo o percurso tem duração variável de 1 a 2 anos e é indicado a profissionais oriundos da graduação em Nutrição ou Medicina Veterinária.
O que se aprende na faculdade de Nutrição Animal?
O curso de Nutrição Animal é uma pós-graduação que ensina sobre o processo de alimentação em diferentes espécies, com base na absorção de nutrientes e nos melhores suplementos para cada tipo de animal.
A abordagem enfatiza as necessidades nutricionais dos animais em diferentes fases da vida, desde o nascimento até a fase adulta, considerando as variáveis ambientais, de saúde e de produção.
O nutricionista também aprende a trabalhar com a formulação de rações para diferentes fins, como nutrição para produção de leite, carne ou ovos, e para animais de estimação.
Outras disciplinas abordadas no curso incluem:
Avaliação de necessidades nutricionais para diferentes espécies;
Formulação e balanceamento de rações e suplementos;
Metabolismo e digestão de nutrientes;
Nutrição para a produção de carne, leite e ovos;
Controle de doenças relacionadas à alimentação;
Nutrição aplicada em animais de estimação (pets);
Sustentabilidade na produção de alimentos para animais;
Inovação em ingredientes e suplementos alimentares para animais.
Quanto custa uma faculdade de Nutrição Animal?
No site da Quero Bolsa, o curso de Nutrição Animal pode ser encontrado com mensalidades a partir de R$ 60,00. Os valores variam de acordo com a instituição e modalidade de ensino.
Procure o curso de Nutrição Animal ideal para você!
Com mensalidades a partir de R$ 60,00 entre as 1.519 instituições parceiras do Quero Bolsa.
Veja como é simples começar a estudar:
- Encontre seu curso
- Garanta sua bolsa
- Economize até se formar
Sobre a carreira de Nutrição Animal
Onde o profissional de Nutrição Animal pode trabalhar?
O nutricionista especializado em Nutrição Animal pode trabalhar na indústria de rações, como consultor ou formulador de dietas para diferentes espécies.
Ele também pode atuar em fazendas de produção, ajudando a otimizar a alimentação de rebanhos de gado, aves e suínos, garantindo a saúde dos animais e a eficiência da produção.
Em clínicas veterinárias, o nutricionista animal pode ser responsável por formular dietas específicas para animais de estimação, como cães e gatos, visando melhorar a saúde e o bem-estar desses animais.
Os mais buscados de Nutrição Animal
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo, SP"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Como ingressar na profissão de Nutrição Animal?
Quais são as exigências do mercado de trabalho para o profissional de Nutrição Animal?
O mercado exige que o nutricionista especializado em Nutrição Animal tenha um conhecimento sobre fisiologia animal, metabolismo e nutrição específica para diferentes espécies.
A capacidade de trabalhar com a formulação de rações e suplementos, com foco em eficiência nutricional e sustentabilidade, também é valorizada.
Além disso, o profissional deve estar atualizado sobre as novas tendências e tecnologias em nutrição animal, como o uso de ingredientes alternativos e a implementação de práticas sustentáveis na alimentação animal.