Nutrição em Saúde Pública
Saiba tudo sobre o curso de Nutrição em Saúde Pública e comece a estudar com ajuda da Quero Bolsa.

Última atualização: 04/09/2025
Nutrição em Saúde Pública é a área da Nutrição que cuida da saúde coletiva e a previne doenças da população por meio de prescrições alimentares.
Os profissionais dessa área formulam políticas públicas e coordenam programas nutricionais, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da comunidade e garantir o acesso a alimentos saudáveis.
A sua principal missão é lidar não só com a nutrição individual, mas também com a nutrição em grandes grupos populacionais, com foco na redução das desigualdades sociais e no combate à fome e à má alimentação.
Como é o curso de Nutrição em Saúde Pública?
O curso de Nutrição em Saúde Pública forma especialistas em Saúde Pública, capazes de trabalhar a avaliação nutricional e desenvolver programas de prevenção e promoção da saúde para grande grupos populacionais.
A grade curricular trata desde os fundamentos da nutrição até disciplinas específicas sobre políticas públicas, gestão de programas de saúde e promoção de hábitos alimentares saudáveis.
Entre os conteúdos enfatizados, estão a epidemiologia, saúde ambiental e gestão de serviços de saúde, além de estágios supervisionados em diferentes contextos de saúde pública.
Além disso, o curso adota uma abordagem crítica, permitindo que o aluno desenvolva soluções inovadoras para os desafios nutricionais que afetam grandes grupos sociais.
O programa tem duração média de 4 anos e é desenvolvido em nível de pós-graduação latu sensu, sendo indicado a profissionais oriundos da graduação em Nutrição.
O que se aprende na faculdade de Nutrição em Saúde Pública?
No curso de Nutrição em Saúde Pública, os alunos aprendem a avaliar e planejar ações nutricionais em comunidades e populações.
O curso aborda, temas como saúde coletiva, políticas públicas de nutrição, segurança alimentar e promoção de hábitos alimentares saudáveis.
Outros tópicos presentes incluem a bioquímica nutricional, epidemiologia e bioestatística, qualificando os futuros especialistas a interpretar dados e resultados de pesquisas sobre a alimentação da população.
Entre as disciplinas mais abordadas no curso estão:
Nutrição e Saúde Coletiva;
Epidemiologia Nutricional;
Políticas Públicas em Alimentação e Nutrição;
Planejamento e Avaliação Nutricional;
Gestão em Saúde Pública;
Saúde Ambiental e Nutrição;
Promoção da Saúde e Educação Alimentar;
Bioquímica Nutricional;
Bioestatística;
Segurança Alimentar e Nutrição.
Quanto custa uma faculdade de Nutrição em Saúde Pública?
No site da Quero Bolsa, o curso de Nutrição em Saúde Pública pode ser encontrado com mensalidades a partir de R$ 60,00. Os valores variam de acordo com a instituição e modalidade de ensino.
Procure o curso de Nutrição em Saúde Pública ideal para você!
Com mensalidades a partir de R$ 60,00 entre as 1.530 instituições parceiras do Quero Bolsa.
Veja como é simples começar a estudar:
- Encontre seu curso
- Garanta sua bolsa
- Economize até se formar
Onde o profissional de Nutrição em Saúde Pública pode trabalhar?
O nutricionista especializado em saúde pública pode atuar em órgãos governamentais, ONGs e instituições de saúde pública, representando secretarias municipais e estaduais de saúde que contribuem para o desenvolvimento de políticas públicas relacionadas à alimentação e nutrição.
Outro campo de atuação é em organizações internacionais, que lidam com a segurança alimentar e projetos de nutrição em comunidades carentes.
O profissional também pode se envolver em ações de educação nutricional em escolas, campanhas de saúde pública em comunidades e na organização de programas de alimentação em situações de emergência, como em desastres naturais ou crises sanitárias.
Os mais buscados de Nutrição em Saúde Pública
Mostrando 0 em "São Paulo, SP"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Quais são as exigências do mercado de trabalho para o profissional de Nutrição em Saúde Pública?
O mercado de trabalho para nutricionistas em saúde pública exige conhecimento técnico e abordagem prática para a gestão de programas e políticas de saúde.
É preciso que o nutricionista em saúde pública esteja atualizado sobre as mudanças nas políticas públicas e nos avanços científicos sobre nutrição e saúde coletiva.
O nutricionista também deve ser capaz de gerenciar projetos, planejar intervenções nutricionais em larga escala e ser proativo na busca por soluções para os problemas alimentares e de saúde pública que afetam a sociedade.