Sobre o curso de Radialismo
Última atualização: 12/04/2019
O curso de Radialismo prepara o profissional para preparar e apresentar programas radiofônicos e para atuar na criação de novas possibilidades de expressão culturais e artísticas pelas linguagens e técnicas de comunicação.
A formação inclui o desenvolvimento e ampliação da pesquisa sobre o papel dos meios de comunicação na sociedade e na exploração de novos usos da comunicação.
Concluído o curso, o radialista está preparado para produzir informação como bem social e para contribuir para a edição com qualidade de produtos e estratégias de comunicação.
No mercado de trabalho, o profissional trabalha na produção e locução de textos de diversos formatos, como jornalísticos, comerciais ou artísticos, e na produção dos recursos de estética (sonoplastia, edição e outros).
Como é o curso de Radialismo?
O curso de Radialismo pode ser encontrado em diversos formatos, como técnico ou graduação.
No caso dos cursos técnicos, pode ter duração e conteúdo variados, com foco em locução, produção ou edição, por exemplo. Já no caso da graduação, costuma ser uma habilitação do curso de Comunicação Social, com conteúdo muito relacionado ao curso de Rádio e TV, mais popular.
De maneira geral, o curso deve abranger as seguintes áreas, entre outras:
Perceber, interpretar, recriar e registrar a realidade social e cultural por meio de som e imagem;
Formular audiovisuais habituais, documentárias, de narração, musicais, descritivas, expositivas, ou quaisquer outras adequadas aos suportes com que trabalha;
Dominar técnica, estética e procedimentos expressivos pertinentes a essa elaboração audiovisual;
Realizar atividade em emissoras de rádio ou televisão ou quaisquer instituições de criação, produção, desenvolvimento e interpretação de materiais audiovisuais;
Por em prática o exercício de interlocução entre as funções típicas de radialismo e as demais funções profissionais ou empresariais da área da Comunicação.
O curso de graduação tem duração média de quatro anos.
Qual a grade curricular de Radialismo?
Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de Radialismo em uma de nossas faculdades parceiras:
Procure o curso de Radialismo ideal para você!
Veja como é simples começar a estudar
- Encontre seu curso
- Garanta sua bolsa
- Economize até se formar
Sobre a carreira de Radialismo
O que faz o profissional de Radialismo?
O radialista recolhe, redige, registra sons, interpreta e organiza informações e notícias a serem difundidas, expondo, analisando e comentando os acontecimentos.
Ele faz seleção, revisão e preparo definitivo das matérias jornalísticas a serem divulgadas para o público. Pode, também, liderar a equipe de produção e supervisionar a produção de um programa e a criação de quadros, cuidando do conteúdo e da qualidade técnica.
Este profissional também administra o funcionamento de empresas do setor ou de áreas específicas como comercial, financeira e marketing, bem como gere dados de audiência, entre outras atividades.
Onde o profissional de Radialismo pode trabalhar?
O profissional de Radialismo pode trabalhar em empresas de rádio e TV, públicas ou privadas, que ainda são suas maiores empregadoras.
Há vagas também em produtoras independentes, que produzem programas para as emissoras de TV e rádio.
Como ingressar na profissão de Radialismo?
Quais são as exigências do mercado de trabalho para o profissional de Radialismo?
Embora existam opções de cursos técnicos na área, o mercado de trabalho valoriza o profissional de Radialismo com formação em curso superior reconhecido pelo MEC, em Comunicação Social (e suas diversas habilitações), Jornalismo e relacionados.
O registro profissional é obrigatório, porém não há um conselho para regularizar e fiscalizar a profissão (isto é feito pelos sindicatos).
Quais são as principais competências pessoais do profissional de Radialismo?
As principais características do profissional de Radialismo, listadas pelo Ministério do Trabalho, são:
Nota de corte para Radialismo
Sabia que, utilizando apenas o seu resultado do Enem, você pode entrar em diversos cursos de universidades federais, estaduais e privadas?
Para ajudar o estudante a entender as suas possibilidades, o Quero Bolsa desenvolveu o Simulador de Nota de Corte . O sistema reúne os dados das últimas provas e mostra o desempenho mínimo para conseguir uma vaga em um dos programas educacionais do governo.
No último ano, as notas de corte registradas para o curso de Radialismo foram: