Nossa comunidade esta pronta pra te responder!
Veja bolsas de Relações Públicas que o Quero Bolsa oferece em faculdades próximas a você.
Olá Clara. Na era da comunicação, o profissional de Relações Públicas é peça-chave para qualquer negócio. Responsável por tudo o que está relacionado à comunicação institucional, o RP reúne uma série de funções e habilidades que o permitem zelar pela reputação das empresas. Entre as funções desse profissional, estão: criar canais seguros e eficientes de diálogo com clientes, fornecedores, parceiros e funcionários. Também deve planejar estratégias de aproximação com o público interno e externo. Quem se forma em Relações Públicas pode trabalhar em diferentes setores e áreas de atuação. O profissional de Relações Públicas é quem cuida da imagem das empresas, inclusive nos momentos de crise. Através de ações estratégicas de comunicação, é a pessoa responsável por garantir a boa reputação das corporações. Age para aproximar os indivíduos, estabelecer novos laços e criar relações inteligentes, saudáveis e cada vez mais sólidas. Listei aqui pra você 8 áreas de atuação do profissional de relações públicas. 1. Relacionamento com o cliente: lidando com os feedbacks Essa é uma área que se dedica à comunicação direta com os clientes. Através de atendimentos, reclamações, feedbacks e necessidades apresentadas pelo público, os profissionais atuam na promoção de melhorias na qualidade dos produtos e serviços oferecidos. 2. Comunicação institucional: política interna, objetivos e valores Setor responsável pela divulgação e produção de conteúdos relacionados à política, valores, objetivos e informes internos de empresas e organizações. Tanto para o público externo quanto para o público interno. O profissional dessa área também atua no desenvolvimento de canais e estratégias de comunicação institucional. 3. Eventos: logística, produção e execução Essa área é destinada a profissionais que curtem fazer o planejamento, logística, produção e execução de eventos institucionais. O RP trabalha na organização de palestras, exposições, coquetéis, recepções e outras solenidades para promoção da empresa. 4. Pesquisa de opinião: comunicação estratégica Setor responsável pelo desenvolvimento e aplicação de pesquisas de opinião para o público interno e externo das empresas. O objetivo é levantar informações diversas que possam contribuir na criação de planos inteligentes de comunicação. 5. Projetos institucionais: parcerias, projetos e ações sociais É a área responsável pela gestão de projetos e parcerias institucionais, na maioria das vezes de cunho social. O profissional de Relações Públicas atua na análise das propostas de parceria, garantindo que estejam alinhadas à filosofia e aos objetivos da empresa. 6. Redes sociais: planejamento e produção de conteúdo nas plataformas digitais Os profissionais que se dedicam às redes sociais são responsáveis pelo planejamento e produção de conteúdo nas plataformas digitais. Eles também realizam o monitoramento de comentários e demais formas de comunicação e interação virtual com os internautas. 7. Relações governamentais Esse é o setor que cuida do relacionamento das organizações ou empresas com o governo. O profissional da área atua na elaboração e planejamento de ações estratégicas de relacionamento com a instituição governamental e suas autoridades. 8. Assessoria de imprensa: mídia e opinião pública O RP que atua na assessoria de imprensa trabalha na comunicação da empresa com a mídia e outros formadores de opinião. Também faz a divulgação de conteúdos e serviços. O objetivo é garantir uma imagem positiva perante o público, além de evitar ou responder a possíveis crises de imagem e reputação.