Reunimos informações sobre os melhores cursos com bolsas de estudo de publicidade e propaganda, com as melhores faculdades da cidade de Rio de Janeiro para que você possa fazer a melhor escolha.
Veja cursos de instituições bem avaliadas, segundo os alunos da Quero Bolsa.
Muito boa
(29)
Muito boa
(55)
Muito boa
(10)
Boa
(42)
Regular
(46)
Regular
(30)
Veja cursos de instituições bem avaliadas, segundo o Governo (nota do MEC).
Veja cursos de instituições bem avaliadas pelos especialistas do Guia da Faculdade.
O curso de Publicidade e Propaganda é desenvolvido como um bacharelado, com duração de quatro anos e carga horária mínima de 2.700 horas, conforme definido pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do Ministério da Educação (MEC). Ele é suportado por modalidades presenciais e a distância (EaD), com a obrigatoriedade de atividades práticas e teóricas integradas ao itinerário proposto.
A metodologia da formação é distribuída em três eixos principais, que norteiam o percurso dos alunos:
Formação Ético-Humanística: Abrange disciplinas voltadas para a compreensão do comportamento humano, questões sociais e éticas, e sua relação com o consumo. Os alunos estudam temas como filosofia, sociologia, psicologia e cultura, com ênfase nos direitos humanos, sustentabilidade e questões étnico-raciais.
Formação em Comunicação: Abrange os fundamentos teóricos da comunicação, as linguagens midiáticas e suas tecnologias. Os alunos desenvolvem habilidades em comunicação digital, design de interfaces, pesquisa de mídia e marketing, com foco nas transformações digitais e nas novas formas de consumo.
Formação Específica em Publicidade e Propaganda: Envolve disciplinas técnicas e práticas de publicidade, incluindo planejamento de campanhas, criação publicitária, direção de arte, redação publicitária e produção audiovisual. Os alunos aprendem a desenvolver campanhas criativas, gerenciar mídias, analisar dados de mercado e criar estratégias para marcas.
Além da grade principal, o curso estimula a participação dos alunos em eventos, congressos e estágios supervisionados, que, conforme estipulado pelo MEC, devem corresponder a 200 horas da extensão total.
A publicidade e a propaganda, embora muitas vezes utilizadas como sinônimos, assumem conceitos distintos. De acordo com a doutora e professora Neusa Demartini, em seu artigo intitulado de "Publicidade ou Propaganda? É isso aí!", a publicidade está relacionada à promoção de bens e serviços, com foco comercial, enquanto propaganda abrange ações de cunho ideológico ou político.
No Brasil, a distinção é pouco observada, diferentemente de outros países, onde os conceitos são bem delineados. Gomes destaca que a confusão ocorre, em parte, pela tradução imprecisa de palavras como advertising (anúncio) e propaganda, consolidados no país como equivalentes.
Caso você tenha dúvidas se esse curso é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.
Confira as melhores faculdades de Publicidade e Propaganda do Brasil, segundo o Guia da Faculdade 2024, uma avaliação realizada anualmente pelo jornal O Estado de S. Paulo (Estadão) em parceria com a Quero Bolsa. O indicador atribui uma nota variável de 1 a 5.
Instituição | Nota | Cidade |
Universidade de Passo Fundo (UPF) | 4 | Passo Fundo-RS |
Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (CEUNSP) | 4 | Salto-SP |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | 4 | Campinas-SP |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) | 4 | Santa Maria-RS |
Universidade Católica do Salvador (UCSAL) | 4 | Salvador-BA |
Universidade Regional de Blumenau (FURB) | 4 | Blumenau-SC |
Que tal estudar em uma das melhores faculdades de Publicidade e Propaganda? Confira bolsas de estudo para o curso em instituições bem avaliadas na Quero Bolsa, com descontos de até 80%.
Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de Publicidade e Propaganda em uma de nossas faculdades parceiras: