Melhores cursos com bolsas de estudo de Psicologia em Taquaritinga

Reunimos informações sobre os melhores cursos com bolsas de estudo de psicologia, com as melhores faculdades da cidade de Taquaritinga para que você possa fazer a melhor escolha.

As melhores faculdades de Psicologia pelo MEC

Veja cursos de instituições bem avaliadas, segundo o Governo (nota do MEC).

As melhores faculdades de Psicologia pelos especialistas

Veja cursos de instituições bem avaliadas pelos especialistas do Guia da Faculdade.

Confira as cidades com polos perto de você

Dúvidas sobre o curso de Psicologia

Como é a faculdade de Psicologia?

O curso de Psicologia forma profissionais aptos a intervir no comportamento humano, com base em conhecimentos teóricos e práticos.

Durante o curso, os estudantes aprendem a analisar o comportamento humano, entender as emoções, identificar transtornos psicológicos e aplicar técnicas terapêuticas para ajudar os indivíduos a lidar com seus problemas.

O curso tem uma duração média de 5 anos e é dividido em disciplinas teóricas e práticas, que abrangem diferentes áreas da psicologia, como psicologia clínica, social, do desenvolvimento, organizacional, entre outras.

As disciplinas teóricas fornecem as bases conceituais e metodológicas necessárias para o entendimento da psicologia, enquanto as disciplinas práticas proporcionam a vivência e a aplicação dos conhecimentos em situações reais.

Além disso, os estudantes de Psicologia têm a oportunidade de realizar estágios em instituições públicas ou privadas, como clínicas, hospitais, escolas e empresas, onde podem aplicar os conhecimentos adquiridos em situações reais de trabalho.

Ao final do curso, os alunos se formam como bacharéis em Psicologia e estão aptos a atuar em diferentes áreas, como clínica, educacional, organizacional, entre outras, seja como profissionais autônomos ou em instituições públicas ou privadas.

No Brasil, a idade mínima para fazer faculdade de Psicologia é de 18 anos. A partir dessa faixa etária, os estudantes podem optar pela realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e outros vestibulares, como forma de ingresso na graduação.

De acordo com as informações do Censo da Educação Superior 2022, o curso de Psicologia está entre os que mais acolhem beneficiários de programas do governo de acesso ao ensino superior, como Fies e Prouni. Em 2022, a área teve 12.639 matrículas de beneficiários do Fies. Além disso, a formação teve 28.115 matrículas dos beneficiários do Prouni no mesmo período. O número corresponde a 6,2% e concede o quinto maior número de matrículas para essa modalidade, atrás de Direito (57.851), Administração (38.166) e Enfermagem (29.778), Pedagogia (29.613).

Quanto tempo dura a faculdade de Psicologia?

A faculdade de Psicologia dura cinco anos, seguindo as diretrizes curriculares do Ministério da Educação (MEC). O curso inclui disciplinas teóricas e atividades práticas que se intensificam a partir do segundo ano.

Confira as últimas notícias sobre Psicologia

Políticas públicas de saúde mental são fundamentais nas tragédias, afirmam especialistas

Em um debate realizado na Câmara dos Deputados sobre os impactos da tragédia climática no Rio Grande do Sul na saúde mental dos trabalhadores, os participantes destacaram as estratégias mais adequadas para o atendimento dos atingidos. A Agência Câmara de Notícias foi a primeira a divulgar essas informações.

De acordo com Antônio Geraldo da Silva, presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), a incidência de transtornos mentais em desastres é de duas a três vezes maior que em situações normais, podendo afetar entre 8% e 57% da população impactada.

O médico também ressaltou que, em situações normais, o transtorno de ansiedade atinge cerca de 13% dos brasileiros, e o país é líder mundial em casos de depressão.

No que diz respeito ao Rio Grande do Sul, Antônio Geraldo da Silva afirmou que o tratamento psíquico das pessoas afetadas pelas enchentes precisará ser de longo prazo e dependerá de políticas públicas.

“Precisamos que o Estado assuma a responsabilidade e apresente um plano tanto para o momento atual quanto para o futuro, para que possamos encaminhar essas pessoas e garantir que haverá um atendimento específico e contínuo. Não é uma questão de um mês, mas de meses e anos. Quem consegue sustentar isso por tanto tempo? Apenas o Estado”, afirmou.

Comissão da Câmara rejeita proposta que propunha a criação de auxiliares de Psicologia

A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados rejeitou o Projeto de Lei 2.892/2022, que propunha a criação e definia as diretrizes para auxiliares de Psicologia. Os deputados e deputadas do colegiado votaram pela rejeição da proposta, seguindo a recomendação da relatora, deputada Jandira Feghali (RJ).

Após a rejeição pela Comissão de Saúde, o projeto deveria seguir para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) para decisão final. No entanto, a Mesa Diretora da Câmara decidiu que o projeto está sujeito a arquivamento e estabeleceu um prazo de cinco sessões, a partir de 10 de maio, para a apresentação de recursos. Se nenhum recurso for apresentado, o PL 2.892/2022 será arquivado definitivamente.

Na prática, o projeto de lei visava regulamentar uma nova categoria de nível técnico, que auxiliaria na aplicação e avaliação de testes psicológicos sob a supervisão de um profissional da Psicologia. A relatora recomendou a rejeição do projeto com base em um parecer enviado pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP).

Dica importante: Confira o Guia Completo sobre a Redação do Enem. Veja dicas incríveis para você arrasar e conseguir uma boa nota nesta parte importante da prova. Tenha acesso aos critérios de avaliação, dicas de especialistas e exemplos nota 1000! Tudo gratuito para você!

Qual a grade curricular de Psicologia?

Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de Psicologia em uma de nossas faculdades parceiras:

  • Administração de Recursos Humanos I
  • Análise de Dados
  • Análise Experimental do Comportamento
Ver mais sobre a grade curricular de Psicologia