Melhores cursos com bolsas de estudo de Engenharia Agronômica em Tatuí

Reunimos informações sobre os melhores cursos com bolsas de estudo de engenharia agronômica, com as melhores faculdades da cidade de Tatuí para que você possa fazer a melhor escolha.

As melhores faculdades de Engenharia Agronômica pelo MEC

Veja cursos de instituições bem avaliadas, segundo o Governo (nota do MEC).

1
FAESB
MEC 3

Confira as cidades com polos perto de você

Dúvidas sobre o curso de Engenharia Agronômica

Como é a faculdade de Engenharia Agronômica?

O curso de Engenharia Agronômica é disponibilizado como uma graduação, em nível de bacharelado. Ele adota uma extensão de, aproximadamente, 3.600 horas, totalizando 5 anos, conforme a regulamentação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) do Ministério da Educação (MEC). O período é caracterizado pela disposição de conteúdos agrupados em três principais eixos:

  • Conteúdos Básicos: Inclui disciplinas como Matemática, Física, Química, Biologia, Estatística e Informática. A junção dos temas forma a base científica necessária para o desenvolvimento do conhecimento técnico ao longo do curso.

  • Conteúdos Profissionais Essenciais: Abrangem disciplinas que constroem a identidade do engenheiro agrônomo, como Agrometeorologia, Biotecnologia, Genética de Melhoramento, Fitotecnia, Zootecnia e Construções Rurais. Essas áreas permitem que o aluno compreenda os processos e sistemas agropecuários, sempre com foco na sustentabilidade e na eficiência produtiva.

  • Conteúdos Profissionais Específicos: Focados nas peculiaridades locais e regionais, esse núcleo permite que o aluno aprofunde seus conhecimentos em áreas como Produção Florestal, Agronegócio ou Tecnologia de Controle de Qualidade de Produtos Agropecuários. Ele confere uma identidade própria ao projeto pedagógico de cada instituição.

O estágio supervisionado, assim como o trabalho de conclusão de curso (TCC), é obrigatório. Segundo as DCNs, Ele deve ser realizado sob a supervisão de um profissional qualificado e pode incluir incluem visitas a propriedades rurais, empresas agroindustriais, cooperativas e centros de pesquisa, onde o estudante tem contato direto com os processos produtivos, gestão de recursos naturais e práticas sustentáveis.

Além disso, o período pode ser realizado em diferentes áreas da agronomia, como fitotecnia, zootecnia, manejo de solos e águas, e controle de pragas e doenças.

Conforme estabelecido pelo MEC, o curso de Engenharia Agronômica deve preparar o profissional para, entre outros itens:

  • Planejar e gerenciar propriedades rurais;

  • Gerir e monitorar recursos naturais;

  • Gerir e fornecer consultoria em agronegócio;

  • Fornecer orientação técnica relacionada a crédito rural e mercado financeiro;

  • Melhorar geneticamente plantas e animais;

  • Transferir tecnologia e assistência técnica aos produtores rurais.

Qual a grade curricular de Engenharia Agronômica?

Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de Engenharia Agronômica em uma de nossas faculdades parceiras:

  • Agrometeorologia
  • Alimentação e Nutrição dos Animais Domésticos
  • Avicultura e Suinocultura
Ver mais sobre a grade curricular de Engenharia Agronômica