Sistemas Biomédicos
A Biomedicina une ciências biológicas e saúde para investigar processos biológicos e doenças humanas, em laboratórios clínicos, pesquisa científica, análises moleculares e biotecnologia.
Duração: 3 anos
Ver bolsas
O que é Sistemas Biomédicos?
Última atualização: 19/09/2025
Sistemas Biomédicos é a área da Engenharia responsável por desenvolver equipamentos e soluções voltadas à saúde, incluindo dispositivos médicos, próteses e sistemas clínicos.
Seu objetivo é otimizar o processo de diagnóstico, tratamento e monitoramento de pacientes, por meio de tecnologias hospitalares.
A pesquisa e o desenvolvimento também são princípios do setor, que explora áreas como nanotecnologia, inteligência artificial e dispositivos médicos.
Os profissionais formados em Sistemas Biomédicos podem atuar em hospitais, clínicas, laboratórios, indústrias de equipamentos médico-hospitalares, além de centros de pesquisa e instituições de ensino.
Como é o curso de Sistemas Biomédicos?
O curso de Sistemas Biomédicos prepara profissionais capazes de projetar equipamentos utilizados para o diagnóstico e tratamento de pacientes em hospitais.
Durante a formação, o aluno aprende a adaptar tecnologias para atender às exigências de hospitais, clínicas e laboratórios.
A estrutura do curso abrange disciplinas de engenharia, como eletrônica, informática e mecânica, além de tópicos específicos de bioengenharia, como sistemas de monitoramento de pacientes, dispositivos médicos e análise de sinais biológicos.
O curso também dá espaço às práticas laboratoriais e projetos que simulam situações reais de desenvolvimento e implementação de sistemas biomédicos.
Todo o percurso é desenvolvido em grau tecnológico, com duração média, de 18 a 24 meses, em formatos presencial, semipresencial ou EaD.
Qual a grade curricular de Sistemas Biomédicos?
Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de Sistemas Biomédicos em uma de nossas faculdades parceiras:
- Anatomia Humana Básica
- Análise de Equipamentos Médico-hospitalares
- Aplicação em Pacs/ris
O que se aprende na faculdade de Sistemas Biomédicos?
No curso de Sistemas Biomédicos, o aluno aprende a projetar e otimizar sistemas eletrônicos e computacionais voltados para a medicina, como monitores de sinais vitais, sistemas de imagens médicas e equipamentos de diagnóstico.
O curso também o ensina a integrar esses sistemas com outros equipamentos hospitalares e redes de informação, garantindo que as tecnologias funcionem de forma coordenada.
Além de princípios técnico, o aluno aprende sobre a regulamentação de dispositivos médicos, questões éticas e os requisitos de segurança relacionados ao uso de tecnologia na saúde.
As principais disciplinas abordadas incluem:
Bioengenharia e sistemas de monitoramento;
Processamento de sinais biomédicos;
Equipamentos médicos e dispositivos de diagnóstico;
Sistemas de controle e automação hospitalar;
Informática aplicada à saúde;
Regulamentação e segurança de dispositivos médicos;
Inteligência artificial na medicina;
Redes e sistemas de comunicação biomédica.
Quanto custa uma faculdade de Sistemas Biomédicos?
Veja descontos de até 83% em ofertas para o curso de Sistemas Biomédicos. As mensalidades com bolsas de estudo variam entre R$38,25 e R$779,35, em instituições parceiras da Quero Bolsa.
Procure o curso de Sistemas Biomédicos ideal para você!
Escolha entre as mais de mil instituições parceiras do Quero Bolsa.
Veja como é simples começar a estudar:
- Encontre seu curso
- Garanta sua bolsa
- Economize até se formar
Sobre a carreira de Sistemas Biomédicos
O que faz o profissional de Sistemas Biomédicos?
O profissional de Sistemas Biomédicos é responsável por desenvolver, implementar e manter tecnologias aplicadas à saúde, garantindo que equipamentos e sistemas utilizados em hospitais funcionem de forma eficiente.
Em sua rotina, ele projeta próteses, equipamentos de diagnóstico por imagem, sistemas de monitoramento de sinais vitais e outras soluções voltadas ao atendimento clínico.
Além disso, realiza testes, ajustes e manutenções periódicas para assegurar que os aparelhos funcionem dentro dos padrões de segurança exigidos.
Onde o profissional de Sistemas Biomédicos pode trabalhar?
O profissional formado em Sistemas Biomédicos pode trabalhar em hospitais, clínicas e laboratórios de diagnóstico, onde supervisiona e opera equipamentos biomédicos utilizados na análise e exames de pacientes.
Além disso, o profissional encontra oportunidades em indústrias e distribuidoras de equipamentos médico-hospitalares, desenvolvendo e instalando novas tecnologias, além de prestar suporte técnico para instituições de saúde.
Centros de pesquisa também requisitam a presença do profissional, que pode colaborar com o desenvolvimento de soluções que melhoram a eficiência e precisão dos dispositivos médicos.
Os mais buscados de Sistemas Biomédicos
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo, SP"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Como ingressar na profissão de Sistemas Biomédicos?
Quais são as exigências do mercado de trabalho para o profissional de Sistemas Biomédicos?
Para atuar na área de Sistemas Biomédicos, é necessário concluir o curso de Sistemas Biomédicos. Além da formação acadêmica, dispor de habilidades como raciocínio lógico, capacidade de resolver problemas técnicos, organização e atenção aos detalhes é valorizado.
Além disso, competências comunicacionais são importantes, já que o tecnólogo frequentemente colabora com equipes de saúde e precisa capacitar outros profissionais no uso correto dos equipamentos.
Receba um alerta quando a vaga ideal chegar!
Nota de corte para Sistemas Biomédicos
Sabia que, utilizando apenas o seu resultado do Enem, você pode entrar em diversos cursos de universidades federais, estaduais e privadas?
Para ajudar o estudante a entender as suas possibilidades, o Quero Bolsa desenvolveu o Simulador de Nota de Corte . O sistema reúne os dados das últimas provas e mostra o desempenho mínimo para conseguir uma vaga em um dos programas educacionais do governo.
No último ano, as notas de corte registradas para o curso de Sistemas Biomédicos foram:
