Neuropsicopedagogia no EDUCAR
- 7 disciplinas
- Bolsas a partir de R$ 39,92
Como é o curso de Neuropsicopedagogia no EDUCAR?
A Neuropsicopedagogia é a área de estudos que analisa a relação entre o sistema neural e o aprendizado humano. Desse modo, o setor abrange conceitos da Psicologia, Neurologia e Pedagogia.
Resumo do curso
Área de conhecimento: Saúde
Duração: 6 meses a 2 anos
O que você vai aprender?
Diagnóstico, Avaliação E Intervenção
Didática Do Ensino Superior
Neuropsicologia, Aprendizagem E Distúrbios Neuropsicológicos
Teoria E Prática Em Psicopedagogia
Como é a faculdade EDUCAR
Resumo da faculdade
- 15 cursos de pós-graduação
- 1 unidade no estado de Ceará
Dúvidas mais frequentes
Além de disponibilizar cursos, como Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica ou Psicopedagogia, o Instituto Educar é uma empresa de assessoria e consultoria de cursos em diversas áreas da Educação.
O curso de Neuropsicopedagogia é ofertado em nível de pós-graduação lato sensu (especialização e MBA). Nesse sentido, para a atuação profissional, o especialista deve contar, obrigatoriamente, com a formação completa na área.
Por se tratar de uma pós-graduação, o curso possui duração que varia entre 6 meses a 2 anos, permitindo que o profissional se especialize em um período menor se comparado a um bacharelado, por exemplo. Além disso, o estudante pode optar por diferentes modalidades para a realização do curso, como o presencial e EaD.
Na modalidade presencial, o estudante desenvolverá contato direto com a infraestrutura da instituição de ensino, tendo acesso aos laboratórios específicos do curso. Já no modelo EaD, o aluno realizará seus estudos de forma 100% online, contando com o apoio de videoaulas e materiais disponibilizados de forma digital.
Durante a realização do curso, o estudante desenvolverá as habilidades técnicas necessárias para a atuação profissional, podendo desempenhar as atividades como neuropsicopedagogo clínico ou institucional. A diferença entre ambas as possibilidades se resume ao atendimento. O neuropsicopedagogo clínico presta uma consulta individualizada, seja em hospitais, clínicas, escolas, entre outras possibilidades. Já o neuropsicopedagogo institucional atua em atendimentos em grupo.
De acordo com consulta aos dados do e-MEC, atualmente, mais de 800 instituições de ensino superior possuem ofertas para a especialização em Neuropsicopedagogia. Confira algumas das faculdades, universidades e centros universitários que integram a lista:
A Neuropsicopedagogia é a área de estudos que analisa a relação entre o sistema neural e o aprendizado humano. Desse modo, o setor abrange conceitos da Psicologia, Neurologia e Pedagogia.
Em relação a formação superior, o curso de Neuropsicopedagogia concilia conceitos da neurologia aplicados aos processos pedagógicos. Neste contexto, o estudante compreenderá a relação entre o sistema nervoso e a aprendizagem, diagnosticando possíveis distúrbios de aprendizado e suas relações neurológicas.
A formação é destinada aos profissionais já formados em áreas da Psicologia e Pedagogia, permitindo que o profissional, após a conclusão do curso, atue em clínicas e instituições, desenvolvendo atividades que promovam a inclusão educacional em diferentes cenários, o que inclui transtornos de aprendizagem e necessidades especiais.
Durante a realização do curso, o estudante compreenderá conceitos específicos do curso, incluindo os processos de aprendizado em diferentes competências pedagógicas, transtornos e distúrbios neuropsicopedagógicos, sistemas de atenção e memória, entre outras análises que envolvem o sistema nervoso e o aprendizado.