Info Icon Help Icon Como funciona Ajuda
Whatsapp Icon 0800 123 2222
Envie mensagem ou ligue
Biografias

Leonhard Euler

Gabriela Costa Costa
Publicado por Gabriela Costa Costa
Última atualização: 11/4/2019

Introdução

Leonhard Paul Euler (1707-1783) foi considerado um dos matemáticos mais importantes de seu tempo. Isso se estendeu para os nossos tempos, de modo que o cientista suíço é colocado ao lado de Isaac Newton, Arquimedes e Carl Gauss.

Como outros importantes matemáticos, Euler ampliou seus estudos para diversas outras áreas, como a astronomia, mecânica e teoria musical.

Legenda: Retrato de Leonhard Euler feito por Emanuel Handmann em 1753.

Escreveu mais de 800 trabalhos, entre livros e artigos. Foi o matemático que estabeleceu o “pi” para razão entre comprimento e diâmetro da circunferência e o símbolo “i” para raiz de –1.

Trajetória

A principal obra de Euler, “Introdução à Análise Infinita", foi lançada no ano de 1748. Antes desse grande feito, o matemático percorreria um longo caminho.

Nascido em Basel, na Suíça, Euler era filho de um pastor que queria que o filho seguisse seus passos. Para prepará-lo para o ministério, enviou-o para a Universidade de Basel, onde Euler se apaixonaria por geometria.

Euler obteve o consentimento do pai para escolher sua profissão e iniciou seus estudos em Matemática, embora recebesse uma educação multidisciplinar. Tentou, em 1726, uma posição como físico em sua Universidade, no entanto, não conseguiu.

Foi para a Universidade de St. Petesburgo em 1727, mas em outra seção: a de Medicina e Fisiologia. Apenas em 1730 Euler se tornaria um dos principais acadêmicos da Universidade, como Físico, e em 1933 lecionaria Matemática.

Um ano após seu casamento com a Matemática, Euler casou-se com Katharina Gsell, com quem teve treze filhos, dos quais apenas cinco sobreviveram à infância.

Obras

Foi em 1736 que seus trabalhos começaram a chamar a atenção de outros estudiosos. Seu livro “Mechanica”, por exemplo, fez grande sucesso apresentando pela primeira vez a dinâmica Newtoniana na forma de análise matemática.

Aos 25 anos perdeu a visão do olho direito, mas isso não prejudicou seus estudos. Euler continuou a produzir trabalhos, tendo sido considerado um dos estudiosos mais prolíficos da história.

Entre outras contribuições de Euler para a matemática moderna estão: a introdução da função gama (y); trabalho com logaritmos como expoentes e com ideia correta sobre logaritmo de números negativos.

Foi o primeiro matemático a trabalhar com as funções seno e cosseno.

Além disso, dá o nome a importante Relação de Euler, a qual relaciona o número V de vértices, o número A de arestas e o número F de faces de um poliedro convexo qualquer através da fórmula:

$$V + F = A + 2$$

Um matemático singular

Euler mudou-se para Berlim, onde escreveu mais de 200 artigos sobre Física, Matemática e Astronomia e três livros de análise matemática.

Em 1766, Euler voltou para a Rússia. Tornou-se quase completamente cego depois de uma operação de catarata, mas continuou com seus estudos.

Leonhard Euler faleceu em São Petersburgo, Rússia, no dia 18 de setembro de 1783.

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, shorts e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...