A endocitose geralmente é classificada levando como base a substância que é absorvida durante o processo e pode ser classificada em:
- Fagocitose: englobamento de partículas grandes e sólidas presentes no meio extracelular;
- Pinocitose: absorção de substâncias líquidas ou partículas menores dissolvidas;
- Endocitose Mediada: absorção de partículas que se ligam em receptores presentes na membrana externa. Assim que a partícula se liga nos receptores, a membrana plasmática se deforma para absorver a substância.
Tipos de endocitose.
Com a deformação da membrana, a partícula a ser absorvida passa a se localizar no interior de vesículas chamadas endossomos.
Fagocitose
O englobamento de partículas grandes e sólidas, incluindo até microorganismos, pode ter diversas finalidades. Alguns protozoários se alimentam apenas por fagocitose e alguns processos do sistema imune dependem da fagocitose para controlar infecções. Ou seja, é através da fagocitose que partículas são absorvidas e digeridas no interior celular.
O processo inicia-se com a aproximação da partícula a ser absorvida. a célula começa a deformar sua membrana plasmática, formando braços chamados de pseudópodes (do grego, "falsos pés") que se projetam para além da membrana e englobam a partícula formando uma vesícula chamada de fagossomo.
Esquema de fagocitose.
Pinocitose
A pinocitose envolve a absorção de partículas líquidas ou substâncias pequenas diluídas que não entram na célula pelos outros transportes como difusão ou bombeamento.
No processo de pinocitose, a célula se encontra em meio aquoso contendo a substância a ser absorvida e, ao contrário do processo de fagocitose, a membrana plasmática não se deforma formando os pseudópodes, mas forma invaginações que são preenchidas pelo líquido a ser absorvido. Embora a célula não projete braços para envolver a substância, a pinocitose também gasta energia, sendo, portanto, um processo ativo.
Diversos hormônios e os menores vasos sanguíneos dependem da pinocitose para serem absorvidos ou absorver moléculas, respectivamente.
Esquema de pinocitose.
Endocitose Mediada
A endocitose mediada por um receptor ocorre em diversas infecções virais, o próprio HIV entra na célula hospedeira por endocitose mediada.
O processo é semelhante a fagocitose, mas neste caso, receptores proteicos localizados no lado externo da membrana plasmática possuem afinidade por substâncias específicas.
Dessa forma, a substância, ao se ligar aos receptores, promove a deformação da membrana plasmática, que sofre invaginação absorvendo a substância no interior da célula através dos endossomos.
Esse tipo de endocitose é mais rápida e eficiente, pois os receptores, ao se afinizar com a substância específica, promove uma deformação mais rápida da membrana plasmática.