O processo de exocitose depende, além do citoesqueleto para deformar a Membrana Plasmática, do Complexo Golgiense, organela celular envolvida nos processos de empacotamento e secreção de grande quantidade de substância, e das bombas de cálcio, estruturas encarregadas de armazenar e liberar cálcio no interior celular.
A exocitose, portanto, assim como a endocitose, é um processo que só ocorre em organismos eucariontes.
O processo de secreção se inicia no complexo golgiense, que empacota a substância a ser liberada para o meio extracelular: A substância a ser liberada, geralmente produzida no retículo endoplasmático liso (se for um lipídio ou gordura) ou no retículo endoplasmático rugoso (se for uma proteína), é transportada para o complexo golgiense, onde pode ainda passar por processos de especificação (glicosilações, por exemplo) e é então empacotada.
O empacotamento envolve a produção de vesículas chamadas vesículas secretoras, estruturas similares a bolsas ou aos fagossomos que contém em seu interior a substância ser secretada.
A vesícula secretora é então transportada do complexo golgiense para a periferia celular com auxílio do citoesqueleto, que também atuará deformando a Membrana plasmática.
As bombas de cálcio atuam liberando cálcio no citoplasma celular, aumentando a concentração de cálcio no meio intracelular, alterando a carga presente na membrana plasmática.
A vesícula secretora se funde com a membrana plasmática, liberando a substância secretada para o meio extracelular. A fusão da vesícula com a membrana plasmática se dá, além da diferença de carga gerada pelo aumento da concentração de cálcio no interior celular, pela ação de proteínas presentes na vesícula e na membrana plasmática que agem como um ganchos, fixando ambas as estruturas.
📝 Você quer garantir sua nota mil na Redação do Enem? Baixe gratuitamente o Guia Completo sobre a Redação do Enem! 📝
Já no processo de clasmocitose, o complexo golgiense não possui uma atuação direta. A vesícula digestiva, formada com a fusão do lisossomo e do fagossomo, tenta digerir o máximo de partículas englobadas.
Na medida em que as partículas são digeridas, estas vão saindo da vesícula por difusão e se espalhando pelo citoplasma celular. As partículas que não puderam ser digeridas permanecem dentro da vesícula, que é então transportada para a membrana plasmática onde também se funde à membrana e excreta a substância não digerida.
Portanto, três processos de regulação ocorrem durante a exocitose:
- Aumento da superfície total da membrana plasmática, já que agora além dela, há a vesícula secretora agregada
- A substância que se encontrava no interior celular, agora está no meio extracelular. Portanto, sua concentração intracelular diminui, enquanto que a concentração extracelular aumenta;
- As proteínas presentes na membrana vesicular se encontram, após a exocitose, na membrana externa celular, sendo um mecanismo para os receptores e transportadores celulares.
🎓 Você ainda não sabe qual curso fazer? Tire suas dúvidas com o Teste Vocacional Grátis do Quero Bolsa 🎓