Homologia e Analogia podem ser entendidos como conceitos adaptativos relacionados com um tipo de evolução que duas ou mais espécies diferentes passaram até se estabelecerem completamente em um determinado ambiente.
Para entender esses conceitos é importante compreender que o estudo da evolução reúne um conjunto de evidências e provas que faz com que a teoria da evolução seja irrefutável.
Diversos estudos e evidências corroboram com a teoria da evolução, a primeira e principal evidência é com relação aos registros fósseis, datados de milhões de anos atrás e que comprovam que o planeta Terra já serviu de abrigo para diversas espécies diferentes das que existem hoje. Além de embasar estudos sobre possíveis parentescos entre as espécies atuais e as extintas, principalmente analisando traços anatômicos, morfológicos e fisiológicos semelhantes entre essas espécies do passado e as espécies que existem atualmente.
Considerando conceitos evolutivos e adaptativos para a análise de duas ou mais espécies, compreende-se que ambas as espécies podem se relacionar de duas formas evolutivas:
- Evolução divergente: Quando uma espécie acaba gerando duas ou mais novas espécies por diversos fatores ambientais e sociais. Esse tipo de evolução faz com que as espécies geradas (fenômeno conhecido como especiação) compartilham algumas semelhanças anatômicas, fisiológicas e morfológicas;
- Evolução convergente: Quando duas ou mais espécies, que não possuem um grau de parentesco ou ancestral comum próximo, se assemelham estruturalmente e fisiologicamente entre si devido às condições ambientais semelhantes que vivem. Essa características semelhantes entre as espécies não possuem uma mesma origem embrionária, são formadas apenas por conta das mesmas condições ecossistêmicas que estão sujeitas.
📚 Você vai prestar o Enem 2020? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚