Logo da Quero Bolsa
Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Intestino Grosso: função, onde fica e quantos metros tem

Biologia - Manual do Enem
Jéssica Maciel Publicado por Jéssica Maciel
 -  Última atualização: 30/10/2023

Introdução

O intenso grosso tem em média 1,5 metro de comprimento e 6,5 centímetros de diâmetro. É composto pelo ceco, cólon, reto e ânus. O cólon se divide em cólon ascendente, cólon transverso, cólon descendente e cólon sigmoide. Essas são as principais partes do intestino grosso.

📚 Você vai prestar o Enem? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚

Índice

Função

A principal função do intestino grosso é absorver a água ingerida e aquela proveniente de secreções digestivas, como por exemplo a saliva que se junta ao alimento durante sua passagem pelo tubo digestório.

Além da absorção, o intestino grosso também é responsável pelo armazenamento e pela eliminação da massa fecal.

🎓 Você ainda não sabe qual curso fazer? Tire suas dúvidas com o Teste Vocacional Grátis do Quero Bolsa 🎓

Tamanho do intestino grosso

O sistema digestivo humano possui dois intestinos: o grosso, com aproximadamente 1,5 metros de comprimento e o delgado, com cerca de 6 a 7 metros

Funcionamento

Após passar pelo intestino delgado, o material alimentar restante é lançado ao intestino grosso. Todo esse material está no estado líquido, e é empurrado pelo lado direito e transversal do cólon enquanto a água está sendo absorvida.

Nessa etapa, existe também a ação da flora bacteriana intestinal decompondo compostos alimentares que ainda não foram digeridos.

Ao chegar no lado esquerdo, o bolo fecal fica armazenado já numa consistência mais sólida e menos líquida. Conforme o acúmulo aumenta, ocorre dilatação do cólon. Este é um dos estímulos para que o intestino se contraia e comece o processo de expulsão do bolo fecal.

Mais a frente, na região do reto e do canal anal, os esfíncteres cuidam da extensão anal, para que a expulsão se conclua.

Flora Intestinal

A flora bacteriana intestinal é um grupo de bactérias presente no intestino. Elas são fundamentais para o equilíbrio do PH do órgão e para o combate a infecções.

Também são elas que sintetizam vitaminas, como a K e do complexo B, além de melhorarem o processo de digestão com a produção de enzimas que degradam nutrientes complexos.

Divisão

O intestino grosso é dividido em 4 partes: o ceco, o cólon, o reto e o ânus.

Ceco

O ceco é a primeira parte do intestino grosso. Serve como ligação entre o intestino delgado e o cólon.

Entre o íleo (porção final do intestino delgado) e o ceco existe uma válvula, a válvula ileocecal, que impede o refluxo do material que já foi conduzido para o intestino grosso.

É nele também que se localiza o apêndice cecal, onde ocorre atividades de células de defesa e onde se abrigam diversas bactérias que auxiliam na digestão.

Quando o apêndice passa por processo inflamatório, o indivíduo desenvolve a apendicite. Esse quadro inflamatório pode causar a necessidade de retirada cirúrgica do apêndice, o que por sua vez não acarreta prejuízos ao sistema digestório.

Cólon

O cólon é a parte mais extensa do intestino grosso e pode ser dividido em ascendente, cólon transverso, cólon descendente e cólon sigmóide. A diferença entre cada uma dessas partes é apenas a posição delas em relação ao abdômen.

  • Cólon ascendente: é a primeira parte do cólon e se encontra no lado direito do abdômen, por onde sobe verticalmente, quase até a altura do fígado.
  • Cólon transverso: se encontra na parte mais acima e atravessa o abdômen horizontalmente.
  • Cólon descendente: Desce verticalmente pela região esquerda do abdômen até a pelve, na região da bacia.
  • Cólon sigmóide: é a porção final do cólon, tem forma de “S” e está localizada no centro do abdômen, de onde se liga ao reto.

Reto

Tem cerca de 15 centímetros de comprimento e seu diâmetro varia de acordo com a parte em que se encontra.

Na sua parte mais dilatada, a ampola retal, armazena as fezes até que elas sejam eliminadas do organismo.

Ao final do reto, nos últimos 2 ou 3 centímetros, está o canal anal onde se encontram os esfíncteres, músculos responsáveis pela defecação.

Ânus

É a conexão do intestino grosso com o meio externo. Recebe a ação dos músculos que controlam a passagem das fezes, o esfíncter anal interno e o esfíncter anal externo.

Camadas

O intestino grosso apresenta quatro camadas: mucosa, submucosa, muscular dupla e membrana serosa.

A camada mucosa está mais no interior do órgão e possui glândulas que secretam lubrificantes que facilitam a passagem do bolo fecal.

A camada submucosa é formada de tecido conjuntivo e tem em sua extensão numerosos vasos sanguíneos e linfáticos.

A camada muscular dupla é formada por uma dupla camada de músculos.

A membrana serosa é a camada mais externa do intestino grosso e o recobre por completo.

Ilustração do sistema digestório na região abdominal, podendo ser identificado o intestino grosso.Ilustração do sistema digestório na região abdominal, podendo ser identificado o intestino grosso.

🎓 Você ainda não sabe qual curso fazer? Tire suas dúvidas com o Teste Vocacional Grátis do Quero Bolsa 🎓 

Plano de estudo gratuito

Está precisando de uma ajuda nos estudos? Então, conheça o plano de estudo da Quero Bolsa: um material completo, com textos, vídeo-aulas e exercícios com resolução. Baixe o cronograma sem pagar nada clicando aqui.

Plano de estudo gratuito

Exercício de fixação
Passo 1 de 3
UFSM

Observe essa interessante comparação: "Na parte mais superficial do sistema radicular (primeiros 30 cm), é onde se dá o maior volume de absorção de nutrientes, enquanto as raízes profundas vão em busca de umidade. Analogamente, nosso __________ tem como função principal a absorção dos nutrientes digeridos. O __________, por sua vez, reabsorve a água e sais minerais remanescentes".("Horta é Saúde", 1998, adaptado.) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas. 

A Pâncreas - esôfago
B Fígado - intestino grosso
C Estômago - fígado
D Estômago - intestino delgado
E Intestino delgado - intestino grosso
Prepare-se para o Enem com a Quero Bolsa! Receba conteúdos e notícias sobre o exame diretamente no seu e-mail