Diversas patologias podem tornar os ossos mais propensos a lesões, principalmente quando for submetido a uma pressão maior que a sua resistência.
As fraturas podem ocorrer por estresse físico como uma queda, por exemplo, ou por algumas patologias que podem diminuir a quantidade de minerais e colágeno presente na matriz, deixando o osso mais fraco e com menor resistência a traumas.
Fratura do fêmur
A recuperação do osso vai depender do estado físico do organismo, mas geralmente, logo após a lesão, ocorre intensa vascularização e proliferação celular, principalmente de Osteoblastos, formando um tecido reparador chamado de calo ósseo. Com o tempo e a recuperação, o calo ósseo dará lugar para um tecido esponjoso e, por fim, ao tecido compacto, resultando na recuperação completa do osso lesado.
A Osteoporose é uma das principais patologias que acomete os ossos, caracterizada pela degradação estrutural e diminuição da densidade mineral dos ossos, com o cálcio sendo retirado da matriz e sendo diluído na corrente sanguínea. É um tipo de patologia muito comum em idosos, quando o osso passa a ficar mais fraco e as fraturas mais frequentes.
A postura corcunda é um dos sintomas da osteoporose, devido aos ossos que envergam com a falta de cálcio.
A reposição de cálcio através da alimentação, consumindo alimentos como grão-de-bico, gergelim, brócolis e leite, e a prática de exercícios físicos regularmente são as principais medidas para prevenir a osteoporose.
Além da osteoporose, a escoliose, lordose e cifose, são outras doenças relacionadas com os ossos.
Quer estudar mais conteúdos de Biologia? Confira os materiais do Manual do Enem e arrase nas provas!
🎓 Você ainda não sabe qual curso fazer? Tire suas dúvidas com o Teste Vocacional Grátis do Quero Bolsa 🎓