A Hipervitaminose A é a condição em que o organismo está com excesso de vitamina A, o que faz com que as células sofram um aumento de tamanho e apareçam rupturas nos locais com menos sais minerais. A vitamina E pode auxiliar na diminuição da toxicidade da vitamina A.
A ocorrência da Hipervitaminose A pode se dar devido à ingestão de quantidades exageradas de alimentos que são fontes dessa vitamina, porém, ocorre, com mais frequência, devido ao uso excessivo de suplementos vitamínicos.
É comum que indivíduos com Hipervitaminose A apresentem sintomas como dores de cabeça e erupções cutâneas. Quando o consumo excessivo é prolongado, os sintomas passam a se agravar: primeiro percebe-se o engrossamento dos pelos, bem como a queda parcial dos cabelos, inchaço dos lábios, e alterações na pele, como o seu ressecamento.
Depois, os sintomas passam a incluir dores de cabeça intensas, fraqueza, dores ósseas e articulares. O fígado e o baço podem aumentar de volume e fraturas ósseas ocorrer com maior frequência principalmente em idosos. Em crianças, o desenvolvimento ósseo e o crescimento pode ser comprometido e seu apetite diminuído.