Info Icon Ajuda Help Icon Ajuda
Biologia

Vitamina D3

Jéssica Maciel
Publicado por Jéssica Maciel
Última atualização: 16/10/2018

Introdução

A vitamina D3, também denominada colecalciferol, é uma vitamina produzida pelo organismo após a exposição ao Sol, podendo também ser obtida (em menores quantidade) de alguns alimentos, como o peixe, por exemplo.

A deficiência de vitamina D3 no organismo pode culminar em diversas complicações na saúde do indivíduo, pois é um hormônio lipossolúvel essencial que controla aproximadamente 270 genes, incluindo as células do sistema cardiovascular.

Função

A atuação da vitamina D3 se dá na absorção do cálcio no sangue. Sendo assim é a D3 a responsável pela saúde dos dentes e dos ossos, bem como por auxiliar na proteção contra fraquezas musculares.

A imunidade, o equilíbrio hormonal, a saúde cardiovascular e a proteção contra a diabetes são outros aspectos do organismo no qual a vitamina D3 age diretamente.

 Além dessas duas principais funções, a vitamina D3 também atua:

Ossos

O desenvolvimento e a proteção dos ossos é principal função da vitamina D3. É ela quem garante o aumento da densidade óssea, o que é essencial para o desenvolvimento ósseo na infância, e em adultos e idosos ajuda a evitar a osteoporose.

Sistema imune

A vitamina D3 também tem forte ligação com o sistema imunológico. Níveis adequados dessa vitamina auxiliam na proteção do organismo contra gripes e resfriados, especialmente em crianças.

Prevenção de diabetes

A redução do risco de desenvolver diabetes também é um importante benefício da vitamina D3. Essa redução ocorre devido a atuação da D3 na secreção da insulina que passa a processar de forma mais eficaz todo o açúcar ingerido.

Saúde Cardiovascular

As funções cardíacas e a pressão arterial são reguladas por uma série de fatores, entre eles está os níveis de vitamina D3 presente no organismo. Isso ocorre pois a vitamina atua no controle do crescimento de células do tecido muscular, além de ter forte relação com a contração do miocárdio e com a inibição da renina, uma enzima responsável por aliviar os esforços feitos pelo coração.

Hormônios

A vitamina D3 também é um importante fator que auxilia na saúde hormonal. Isso ocorre porque essa vitamina estimula a produção de dois hormônios bastante importantes: o estrogênio nas mulheres e a testosterona nos homens.

Além disso, outros hormônios influenciados em menor escala podem fazer com que ocorra alterações de humor no indivíduo podendo levar a quadros de depressão.

Fontes de vitamina D3

As principais fontes de vitamina D3 presentes na alimentação são os óleos de fígado de peixe (como o bacalhau e o atum), fígado de mamíferos, ovos e o leite e seus derivados.

 Depois de ingerida, a vitamina D3 precisa ser ativada no organismo. Para que a ativação ocorra é necessário que o indivíduo passe por exposição solar. A partir da incidência de raios UVB a vitamina será ativada. Sendo assim, considera-se que a principal fonte de vitamina D3 disponível na natureza.

Deficiência de vitamina D3

A pouca exposição ao sol, a dificuldade de absorção de lipídeos e dietas alimentares desreguladas são os principais causadores de deficiência da vitamina D3.

 Em crianças, a deficiência dessa vitamina pode culminar em diversas complicações, entre elas a má formação óssea e até mesmo o raquitismo. Nos dias atuais, a fortificação dos alimentos tem contribuído significativamente para a baixa incidência dessas situações.

 Em adultos, a insuficiência da D3, quando em estágio avançado pode levar a osteomalácia, que é caracterizada pela falha mineralização da matriz óssea. Essa condição enfraquece os ossos e os músculos culminando em uma maior incidência de fraturas.

 Nos idosos, a deficiência de vitamina D3 é mais comum devido às mudanças de hábitos dos indivíduos ao chegar em idades mais avançadas. Por isso, para a referência de ingestão dessa vitamina usa-se como base os níveis de vitamina D3 em idosos que não se expõem ao sol com frequência.

Excesso de vitamina D3

O consumo excessivo de vitamina D3 pode levar ao aumento descontrolado dos níveis de cálcio no sangue. Os primeiros sintomas dessa intoxicação por vitamina D3 são falta de apetite, náuseas, sede excessiva e conforme o quadro se agrava surgem sintomas como fraqueza, alterações de humor e hipertensão. Em situações mais avançadas pode ocorrer a deposição do cálcio nos rins, o que pode causar lesões irreversíveis.

Foto da molécula de Vitamina D3.Foto da molécula de Vitamina D3.


Exercícios

Exercício 1
(Quero Bolsa)

A vitamina D3 é uma importante vitamina para o organismo. Da mesma maneira, a deficiência dessa vitamina traz sérias complicações ao organismo, como por exemplo:

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, short e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...