Info Icon Ajuda Help Icon Ajuda
Conhecimento Geral

Poluição da água

Natália Cruz
Publicado por Natália Cruz
Última atualização: 5/11/2018

Introdução

O uso inadequado de produtos químicos; o descarte incorreto de lixo e de substâncias tóxicas e contaminantes; o despejo incorreto e o não tratamento do esgoto são alguns dos responsáveis pela poluição das águas, principalmente as de rios e mananciais. De acordo com o relatório da ONU de 2016 sobre a qualidade das águas, para cada 1000 litros de água própria para o consumo, cerca de 10000 litros estão poluídos.

Com as suas principais propriedades alteradas, a água poluída deixa de ser própria para o consumo humano e para as atividades agrícolas e industriais. A água considerada adequada para uso deve ser:

  • Incolor, ou seja, não deve apresentar nenhuma coloração;
  • Insípida, o que significa que não deve apresentar nenhum sabor;
  • Inodora, isto é, não deve ter nenhum cheiro.

Atividades responsáveis pela poluição da água

A poluição da água é, em grande parte, decorrente da ação humana sobre o meio ambiente. Algumas atividades apresentadas a seguir são as grandes responsáveis pela poluição da água ao redor de todo mundo.

Contaminação doméstica

Situações e atitudes cotidianas são grandes responsáveis pela contaminação da água. Um litro de óleo utilizado nas cozinhas domésticas e descartado na pia, por exemplo, pode chegar a contaminar, aproximadamente, vinte mil litros de água.

A contaminação doméstica se dá, também, pelo uso de detergentes, sabões e outros produtos de higiene e limpeza, pois pelo fato de possuírem cadeias ramificadas e de difícil decomposição, esses produtos tendem a permanecer intactos na água. Unidas, essas cadeias de produtos formam espuma e películas químicas que impedem a troca de oxigênio entre a água e o meio ambiente.

Com quantidades cada vez menores de oxigênio na água, a vida aquática sofre sérios danos: a sobrevivência e reprodução dos peixes e outros animais é afetada, e o crescimento de algas, bactérias e microorganismos passa a acontecer de maneira descontrolada, alterando o habitat aquático.

Contaminação industrial

Os dejetos industriais descartados de maneira incorreta; o uso de produtos e substâncias altamente tóxicas; e o descarte de água contaminada com metais também são causas da poluição da água.

O descarte de detritos químicos industriais pode, ou não, ser intencional. Os altos custos para tratar os detritos quimicamente danificados, muitas vezes, colabora para o descarte do lixo industrial em rios, bacias e mananciais de água limpa.

A contaminação química das águas interfere diretamente no ecossistema, causando a morte de peixes e outros animais, bem como de plantas e bactérias necessárias para manutenção da vida aquática.

As aves também são afetadas com a contaminação das águas, pois a quebra da cadeia alimentar e a consequente falta de alimentos causam sérios e, por vezes, irreversíveis danos ao meio ambiente.

Acidentes com navios petroleiros

O vazamento de navios petroleiros ou de cargas de combustível é, também, uma das causas da contaminação da água. O petróleo, ou o combustível, em contato com a água, prejudica o ecossistema e pode, além de impactar negativamente a vida marinha, impedir o consumo da água afetada por décadas.

Classificação da poluição da água

É possível classificar a poluição nas seguintes categorias:

  • Poluição Sedimentar: Ocasionada pelo acúmulo de partículas vindas do solo pelo processo de erosão.
  • Poluição Biológica: Detritos orgânicos despejados nas águas como: detergente, fezes humanas e de animais e restos de alimentos.
  • Poluição Química: Causada por produtos químicos despejados, geralmente, pelas indústrias.
  • Poluição Térmica: Um dos tipos menos conhecidos, causada quando há aumento ou diminuição da temperatura da água. Ocorre, por exemplo, quando há despejo de água quente usada para resfriar turbinas.

Consequências da poluição aquática

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em dados de 2015, cerca de 80% das doenças existentes em países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento acontece em decorrência da contaminação da água. 

No Brasil, dados do IBGE de 2010 apontam que 55,6% da população não tem tratamento da rede de esgoto, o que colabora, de maneira direta, para a contaminação da água e para a proliferação de doenças.


Exercícios

Exercício 1
(Quero bolsa)

Em 2015, o Brasil sofreu com um grande desastre ecológico provocado pelo rompimento da barragem de rejeitos da empresa Samarco. Os rejeitos atingiram o Rio Doce, causando grande destruição ambiental e afetando diretamente a vida dos pescadores da região. Muitos peixes morreram após o acidente, principalmente, em virtude do(a):

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, short e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...