A poluição da água é, em grande parte, decorrente da ação humana sobre o meio ambiente. Algumas atividades apresentadas a seguir são as grandes responsáveis pela poluição da água ao redor de todo mundo.
Contaminação doméstica
Situações e atitudes cotidianas são grandes responsáveis pela contaminação da água. Um litro de óleo utilizado nas cozinhas domésticas e descartado na pia, por exemplo, pode chegar a contaminar, aproximadamente, vinte mil litros de água.
A contaminação doméstica se dá, também, pelo uso de detergentes, sabões e outros produtos de higiene e limpeza, pois pelo fato de possuírem cadeias ramificadas e de difícil decomposição, esses produtos tendem a permanecer intactos na água. Unidas, essas cadeias de produtos formam espuma e películas químicas que impedem a troca de oxigênio entre a água e o meio ambiente.
Com quantidades cada vez menores de oxigênio na água, a vida aquática sofre sérios danos: a sobrevivência e reprodução dos peixes e outros animais é afetada, e o crescimento de algas, bactérias e microorganismos passa a acontecer de maneira descontrolada, alterando o habitat aquático.
Contaminação industrial
Os dejetos industriais descartados de maneira incorreta; o uso de produtos e substâncias altamente tóxicas; e o descarte de água contaminada com metais também são causas da poluição da água.
O descarte de detritos químicos industriais pode, ou não, ser intencional. Os altos custos para tratar os detritos quimicamente danificados, muitas vezes, colabora para o descarte do lixo industrial em rios, bacias e mananciais de água limpa.
A contaminação química das águas interfere diretamente no ecossistema, causando a morte de peixes e outros animais, bem como de plantas e bactérias necessárias para manutenção da vida aquática.
As aves também são afetadas com a contaminação das águas, pois a quebra da cadeia alimentar e a consequente falta de alimentos causam sérios e, por vezes, irreversíveis danos ao meio ambiente.
Acidentes com navios petroleiros
O vazamento de navios petroleiros ou de cargas de combustível é, também, uma das causas da contaminação da água. O petróleo, ou o combustível, em contato com a água, prejudica o ecossistema e pode, além de impactar negativamente a vida marinha, impedir o consumo da água afetada por décadas.