Info Icon Ajuda Help Icon Ajuda
Geografia

Estrutura da Terra

Matheus Lemes
Publicado por Matheus Lemes
Última atualização: 30/7/2019

Introdução

Mesmo com toda a tecnologia que a sociedade já conseguiu produzir, o estudo sobre a estrutura da Terra, principalmente quando se trata das camadas mais inferiores, é cheio de incertezas e dúvidas, já que refere-se a profundidades ainda inalcançáveis.

As conclusões sobre este assunto vêm de maneira indireta, ou seja, a partir de fenômenos relacionados com a estrutura da terra, como os abalos sísmicos. Estes abalos, resumidamente, são provocados por vibrações originadas a partir de um choque entre placas tectônicas.

Essas vibrações, também chamadas de ondas sísmicas, agem de maneira diferente em cada camada do planeta, fazendo com que seja possível tirar algumas conclusões.

📚 Você vai prestar o Enem 2020? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚

As camadas da Terra

Vamos listar as camadas do planeta do nível mais profundo ao mais superficial:

  • Núcleo;
  • Manto inferior (ou núcleo externo);
  • Manto superior;
  • Astenosfera (localizada na parte mais superficial do manto superior, sendo uma subcamada deste);
  • Litosfera (ou crosta terrestre).

É importante ressaltar que as camadas em questão são concêntricas, já que o planeta é, basicamente, uma esfera. Agora, vamos ver como cada uma dessas estruturas funcionam e quais são suas principais características!

As camadas da Terra

🎓 Você ainda não sabe qual curso fazer? Tire suas dúvidas com o Teste Vocacional Grátis do Quero Bolsa 🎓

Núcleo

Possui alta densidade, por causa de sua composição metálica de níquel e ferro (Ni e Fe). Devido a isso, também é chamado de nife. Sua espessura é de, aproximadamente, 1700 km e a temperatura nessa camada chega a 6000 ºC.

Manto (inferior e superior)

O manto envolve o núcleo e é formado pelo magma (um material não sólido). Sua espessura é de, aproximadamente, 4600 km e a sua temperatura é de 4000 ºC. Além disso, vale notar que o manto corresponde a quase 80% do volume do planeta!

Como foi dito, na parte superior do manto está localizada a astenosfera, uma região que apresenta menores valores de temperatura e se caracteriza por ser mais maleável e por apresentar maiores movimentos. É importante enfatizar que é sobre a astenosfera que estão as placas tectônicas, as quais moldam a litosfera.

Litosfera

Sua espessura (60 km) é insignificante quando comparada com as das outras camadas, contudo, sendo a estrutura mais superficial (e a que vivemos!), é ela que mais nos causa interesse, já que é nela onde são apresentados os fenômenos geradores das rochas, solos, minerais, formas de relevo, etc. 

É dividida em duas subcamadas: o sial e o sima. Formado por silício e alumínio (Si e Al), o sial tem espessura de 15 a 25 km, sendo a camada mais externa. Já o sima, por sua vez, é composto de silício e magnésio (Si e Mg), tem espessura de 30 a 35 km, possui maior densidade se comparado ao sial, e se localiza embaixo deste.

Devido a um conjunto de forças que agem sobre a litosfera, podemos dizer que ela está em constante transformação. Há as forças internas (como os efeitos do dinamismo das placas tectônicas) e as forças externas (como o intemperismo, causado pela ação das chuvas, variação de temperatura, entre outros).


Exercícios

Exercício 1
(UECE/2007)

A porção sólida da Terra é uma camada mais ou menos rígida, apresentando uma espessura variada. Tal camada é o (a):

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, short e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...