As terras da região do “Contestado” permaneceram, durante muito tempo, sem regulamentação. Ou seja, não havia uma legislação que determinava a posse dos territórios.
Sendo assim, diversas pessoas haviam ocupado as terras que foram, por muito tempo, desinteressantes para o governo.
Nos primeiros anos da República, centenas de famílias já haviam se instalado há muito tempo na região, estabelecendo ali o cultivo de erva-mate e a extração de madeira.
É nesse momento que a empresa norte-americana Brazil Railway Company, com o apoio dos coronéis da região e do governo, iniciou a construção de uma ferrovia que ligava São Paulo ao Rio Grande do Sul. A construção da ferrovia atravessava a região entre Santa Catariana e o Paraná.
Como essas terras eram ocupadas sem registro pela população que lá estava, a empresa comprou sua posse do governo e desabrigou muitas das famílias que viviam há anos na região.
Além disso, um grupo de empresários ligados à Brazil Railway Company comprou uma grande quantidade de terras para a construção de uma madeireira, deixando ainda mais desalojados.
Outro fator importante a ser considerado é que, após a construção da ferrovia, os funcionários que trabalharam nas obras permaneceram na região, na condição de desempregados.
Sendo assim, grande parte da população da região, que já era pobre, fora desalojada de suas casas e estava sem empregos.
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