O livro trata sobre as impressões, memórias e angústias em primeira pessoa do personagem Luís da Silva, trinta dias depois após um acontecimento marcante para ele.
Em uma narrativa fruto de seu fluxo de consciência, Luís conta sua história, descrevendo desde características próprias e de outros personagens, até acontecimentos que culminam na razão que o deixou angustiado.
📚 Você vai prestar o Enem? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚
Atenção: “spoilers” abaixo!
O protagonista descreve parte de sua infância, adolescência e vida adulta, todas muito sofridas, que seriam, de certa forma, responsáveis pelo estágio em que ele se encontra atualmente. Luís batalhou para conseguir sobreviver a algumas péssimas condições de vida que passou.
Ao se fixar em Maceió como funcionário público, Luís começa a se aproximar de sua nova vizinha, Marina. Os dois se envolvem romanticamente e planejam se casar. Entretanto, Marina começa a lhe frustrar devido a diversas exigências que custavam caro. Mas como estava muito apaixonado, ele resolve atender aos pedidos da amada e até a se endividar para cumpri-los.
Mas tudo piora quando Luís vê Marina se aproximando de Julião Tavares. Ele passa a se sentir humilhado cada vez que flagra os dois conversando e passa a sentir ódio de Julião. Com posses, Julião passa a mimar Marina com presentes e passeios caros.
Luís descobre (ou pelo menos acredita nisso por suas próprias conclusões, visto que só temos a versão dos fatos do narrador) que Marina ficou grávida de Julião e decide a perseguir. Ele vê que Marina vai até um local conhecido por realizar abortos e quando ela sai de lá, a confronta verbalmente de forma muito rude.
Em uma de suas várias perseguições e descobertas, pouco tempo depois, ele também descobre que Julião não está mais com Marina e resolve tirar satisfação com o mesmo.
Endividado, raivoso e completamente frustrado, Luís toma uma decisão. É o momento-chave do livro: ele enrola uma corda no pescoço de Julião, pelas costas, e o mata sufocado, ideia vinda fruto de um sonho que o atormentava. A seguir, simula um cenário em que Julião teria cometido suicídio.
📚 Você vai prestar o Enem? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚
Qual o motivo da “Angústia” do personagem Luís da Silva?
Logo após o ato tenebroso, Luís entra em um estado de profunda depressão e poucas ações. O assassinato de Julião e o possível arrependimento e angústia pelo ato provocam a pertubação que atormenta o cotidiano de Luís e os fazem escrever seu monólogo.
Quem são os personagens de Angústia?
A história de Angústia gira em torno de três personagens principais: Luis, Marina e Julião.
Luís da Silva
É o narrador-protagonista da história que ele mesmo escreve (metalinguagem). Vindo de uma família decadente e ausente, Luís é um funcionário público e escritor de Maceió, que está decepcionado com sua vida e ganha pouco. Ele decide escrever sobre suas lamúrias e frustrações.
Marina
Marina é a grande paixão de Luís, descrita como bela, mas superficial. É uma vizinha muito próxima de Luis.
Julião Tavares
Luís descreve Julião como um personagem oposto ao seu, com características rebuscadas. Ele se envolve com Marina romanticamente.
🎓 Você ainda não sabe qual curso fazer? Tire suas dúvidas com o Teste Vocacional Grátis do Quero Bolsa 🎓