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Pós-Modernismo: o que é, como foi no brasil e autores

Literatura - Manual do Enem
Laisa Ribeiro Publicado por Laisa Ribeiro
 -  Última atualização: 20/2/2024

Índice

Introdução

O pós-modernismo, movimento artístico, cultural e filosófico atual, destaca-se pelas inovações científico-tecnológicas, ampla difusão dos meios de comunicação e adoção intensiva das tecnologias.

 

O surgimento do pós-modernismo

O termo "pós-modernismo" começou a ganhar destaque na década de 1960, mas suas características fundamentais podem ser encontradas em obras anteriores de diversos pensadores e artistas. O movimento rejeita o modernismo e suas crenças na busca pela verdade absoluta e na validade universal das ideias. Em vez disso, o pós-modernismo abraça a fragmentação, a incerteza e a relatividade das perspectivas.

Não há um local específico para o surgimento do pós-modernismo, pois ele se desenvolveu de forma dispersa em várias áreas do conhecimento, incluindo filosofia, arte, literatura, arquitetura e cultura popular. No entanto, alguns dos principais centros onde as ideias pós-modernas começaram a florescer incluem Paris, Nova York e outras cidades importantes do mundo ocidental.

E como foi o pós-modernismo no Brasil

O pós-modernismo no Brasil teve expoentes notáveis como Carlos Drummond de Andrade, Jorge Amado e Lygia Fagundes Telles. Esse movimento no país refletiu uma mistura eclética de estilos e influências culturais, desafiando a arte tradicional e enfatizando a pluralidade e a diversidade cultural brasileira. 

A arte pós-moderna, também conhecida como arte contemporânea, distingue-se por sua natureza ainda mais híbrida e pela ausência de hierarquias, em contraste com a arte moderna. O pós-modernismo surge como uma contraposição ao modernismo, enfatizando a diversidade e a mistura de estilos.

 

Arte Pos Moderna

As características pós-modernistas incluem:

  1. Relativismo Cultural e Ceticismo: Questionamento de verdades universais e enfatização na subjetividade das experiências.

  2. Ironia e Paródia: Uso frequente de ironia, paródia e pastiche para criticar conceitos estabelecidos.

  3. Rejeição de Grandes Narrativas: Ceticismo em relação a teorias e ideologias abrangentes que pretendem explicar tudo.

  4. Fragmentação: Estruturas fragmentadas e não lineares nas narrativas e nas formas artísticas.

  5. Hibridismo: Fusão de estilos, gêneros e mídias, resultando em obras que cruzam fronteiras tradicionais.

  6. Intertextualidade: Referências constantes a outras obras de arte e cultura, criando uma rede de significados.

  7. Autoreferencialidade: Obras que se referem a si mesmas ou à sua condição de artefato cultural.

  8. Multiculturalismo e Diversidade: Valorização da pluralidade cultural e de diferentes identidades.

  9. Tecnologia e Mídia: Foco na influência da tecnologia e dos meios de comunicação na sociedade e na arte.

  10. Simulação e Realidade: Questionamento da distinção entre realidade e simulação, frequentemente abordado através de realidades virtuais e simulacros.

Alguns expoentes do pós-modernismo

  1. Andy Warhol: Artista americano, líder do movimento Pop Art, conhecido por suas obras que exploram a relação entre a arte, a cultura das celebridades e a publicidade.

  2. Cindy Sherman: Fotógrafa e artista americana, famosa por suas séries fotográficas autorretratistas que exploram identidade e representação feminina.

  3. Damien Hirst: Artista britânico, parte do grupo Young British Artists, conhecido por suas obras controversas que exploram a morte e a relação entre arte e comércio.

  4. Jeff Koons: Artista americano conhecido por suas reproduções de objetos cotidianos e ícones da cultura popular, questionando o conceito de arte e valor.

  5. Barbara Kruger: Artista americana, conhecida por suas obras de colagem que combinam fotografias e texto provocativo, desafiando percepções sobre poder, identidade e sexualidade.

  6. Basquiat: Artista americano, iniciou como grafiteiro em Nova Iorque e se tornou uma figura central na arte neo-expressionista, com obras que abordam questões raciais e sociais.

  7. Tracey Emin: Artista britânica, também do grupo Young British Artists, conhecida por suas obras autobiográficas e confissionais, que exploram experiências pessoais e feminilidade.

  8. Anish Kapoor: Escultor britânico-indiano, famoso por suas grandes instalações e esculturas que jogam com percepção, forma e cor.

Principais obras do pós-modernismo

Literatura

  • "Grande Sertão: Veredas" - Guimarães Rosa
  • "A Hora da Estrela" - Clarice Lispector

Artes Visuais

  • Instalações - Cildo Meireles
  • "Bichos" - Lygia Clark

Música

  • Tropicalismo - Caetano Veloso e Gilberto Gil

Cinema

  • "Cidade de Deus" - Fernando Meirelles

Bene de Cidade De Deus

Resumo sobre o pós-modernismo

  • Diversidade Cultural: Enfatiza a pluralidade de culturas e perspectivas.
  • Ceticismo e Ironia: Questiona verdades absolutas, usando ironia e paródia.
  • Fragmentação: Estruturas não lineares e fragmentadas em narrativas e arte.
  • Rejeição de Grandes Narrativas: Desconfiança em teorias abrangentes.
  • Intertextualidade: Referências e conexões com outras obras e mídias.
  • Hibridismo: Mistura de estilos, gêneros e formas de arte.
  • Foco na Tecnologia e Mídia: Explora o impacto da tecnologia na sociedade.
  • Autoreferencialidade: Obras que se referem a si mesmas.
  • Simulação e Realidade: Questiona a distinção entre o real e o simulado.
  • Multiculturalismo: Valoriza a diversidade e a identidade cultural.
Exercício de fixação
Passo 1 de 3
ENEM/2015

Leia o seguinte texto de Guimarães Rosa:

Famigerado

Com arranco, [o sertanejo] calou-se. Como arrependido de ter começado assim, de evidente. Contra que aí estava com o fígado em más margens; pensava, pensava. Cabismeditado. Do que, se resolveu. Levantou as feições. Se é que se riu: aquela crueldade de dentes. Encarar, não me encarava, só se fito à meia esguelha. Latejava-lhe um orgulho indeciso. Redigiu seu monologar.

O que frouxo falava: de outras, diversas pessoas e coisas, da Serra, do São Ão, travados assuntos, insequentes, como dificultação. A conversa era para teias de aranha. Eu tinha de entender-lhe as mínimas entonações, seguir seus propósitos e silêncios. Assim no fechar-se com o jogo, sonso, no me iludir, ele enigmava. E, pá:

— Vosmecê agora me faça a boa obra de querer me ensinar o que é mesmo que é: fasmisgerado… faz-me-gerado… falmisgeraldo… familhas-gerado…?

(ROSA, J. G. Primeiras estórias. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1988)

A linguagem peculiar é um dos aspectos que conferem a Guimarães Rosa um lugar de destaque na literatura brasileira.

No fragmento lido, a tensão entre a personagem e o narrador se estabelece porque

A o narrador se cala, pensa e monologa, tentando assim evitar a perigosa pergunta de seu interlocutor.
B o sertanejo emprega um discurso cifrado, com enigmas, como se vê em “a conversa era para teias de aranhas".
C entre os dois homens cria-se uma comunicação impossível, decorrente de suas diferenças socioculturais.
D a fala do sertanejo é interrompida pelo gesto de impaciência do narrador, decidido a mudar o assunto da conversa.
E a palavra desconhecida adquire o poder de gerar conflito e separar as personagens em planos incomunicáveis.
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