Info Icon Ajuda Help Icon Ajuda
Matemática

Tabuada

Giovana Oliveira
Publicado por Giovana Oliveira
Última atualização: 22/3/2020

Introdução

Quando falamos em tabuada, estamos pensando principalmente na tabuada da multiplicação. Existem também a tabuada da adição, da subtração e da divisão, mas não é necessário que você as memorize pois a adição e a subtração são operações mais simples de serem realizadas, e sabendo a tabuada da multiplicação também conseguimos entender como funcionam as divisões.


Mas você deve estar se perguntando: o que é a tabuada? Bom, ela é uma tabela que nos mostra qual o resultado de um número quando multiplicado por 1, por 2, por 3 assim por diante até por 10. Ou seja, é uma tabela que nos mostra os primeiros múltiplos de um número. 

Como memorizar a tabuada?

Ao final desta página você verá uma tabuada para impressão. Salve este arquivo, imprima-o e cole-o em seu caderno ou em algum lugar que você veja sempre. Após ter estudado com a tabuada pronta, teste os seus conhecimentos preenchendo os valores que você lembrar. A melhor forma de decorar a tabuada é através da prática constante.

Além disso, perceba os padrões nas tabuadas: uma tabuada é uma sequência de multiplicações, e uma multiplicação é nada mais do que uma forma simplificada de escrever uma soma. Por exemplo, 3 \times 2 representa 2 + 2 + 2, onde temos 3 vezes o número 2 sendo somado. Na tabuada do 2, começamos com 1 \times 2, ou seja, 2. Em seguida temos 2 \times 2, ou seja 2 + 2 = 4. E depois temos 3 \times 2 = 2 + 2 + 2 = 6. Percebeu o padrão? Para o próximo valor estamos acrescentando 2 ao resultado anterior. Isso acontece porque esta é a tabuada do 2, então ela possui múltiplos de 2. Na tabuada do 3, o valor que estaremos somando é o 3, na tabuada do 4, o valor será o 4, e assim por diante.

Estude, leia e releia a tabuada, começando pelas tabuadas mais simples, que são a tabuada do 2, do 5, do 9 e do 10. Você não precisa aprender tudo de uma vez! Respeite o seu tempo de aprendizado. Também vale lembrar que existem diversos outros jogos envolvendo a tabuada, então pesquise e escolha os que mais te agradarem!

Veja todas as tabuadas:

Tabuada do 1

A tabuada do 1 é a mais simples. 1 vezes qualquer coisa resulta no próprio número! (Omitimos a tabuada do 0, pois tudo que é multiplicado por 0 resulta em 0).

Tabuada do 2

Na tabuada do 2 só temos números pares, afinal, todos são divisíveis por 2! 

Tabuada do 3

Tabuada do 4

Todos os números da tabuada do 2 também estão na tabuada do 4.

Tabuada do 5

Todos os números na tabuada do 5 terminam em 5 ou 0. Aprenda bem a tabuada do 5, porque ela pode te ajudar nas outras tabuadas também!

Tabuada do 6

Os números da tabuada do 6 também estão na tabuada do 2 e do 3, pois o próprio 6 está em ambas as tabuadas.

Está com dúvida de como encontrar 6 \times 7? Pense em 6 \times 5, que é mais fácil. O resultado dá 30. Se queremos encontrar 6 \times 6, basta adicionar 6, e encontramos 36. Para chegar em 6 \times 7 fazemos então 36 + 6 = 42. O mesmo raciocínio pode ser aplicado nas outras tabuadas.

Tabuada do 7

Está com dúvida em como encontrar 7 \times 9? Você pode pensar que 7 \ times 10 é 70, e subtrair 7 de 70. Assim, encontramos 63, que é 7 \times 9. Se quiser achar 7 \times 8 basta retirar 7 de 63, chegando em 56.

Tabuada do 8

Tabuada do 9

Existem dois truques que podem nos ajudar na tabuada do 9. O primeiro está na forma de escrevê-la. Começando de cima para baixo, veja que o algarismo mais à esquerda do resultado tem a seguinte sequência: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, e 9. E começando de baixo para cima, o algarismo à direita segue a mesma sequência!

Outra forma legal de lembrar a tabuada do 9 envolve as mãos, com os dedos esticados. Se você quer fazer 9 x 3 conte seus dedos da esquerda para a direita até chegar no 3 (ou seja, seu dedo médio da mão esquerda) e abaixe esse dedo. O algarismo da dezena do resultado procurado corresponde ao número de dedos levantados que estão à esquerda do dedo que você abaixou, ou seja, dois. O algarismo da unidade do resultado procurado corresponde ao número de dedos levantados que estão à direita do dedo que você abaixou, ou seja, 7. 9 \times 3 = 27. Legal, não é? Que tal você checar para os outros valores da tabuada do 9?

Tabuada para imprimir

Você pode imprimir essa tabuada para praticar o que aprendeu aqui, bons estudos!


Exercícios

Exercício 1
(Quero Bolsa)

Escolha a alternativa correta:

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, short e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...