Tales de Mileto foi um grande matemático, astrônomo e filósofo da Grécia Antiga e viveu antes de Cristo. Um dos seus resultados mais importantes, o Teorema de Tales, relaciona os segmentos correspondentes de duas (ou mais) retas transversais a um feixe de retas paralelas, obtendo-se assim relações de proporção entre tais medidas.
Mas antes de enunciá-lo e entendê-lo melhor, vamos relembrar o que são as retas paralelas e um feixe de retas paralelas.
Retas paralelas são aquelas que não se cruzam entre si, ao contrário de retas concorrentes, as quais possuem um ponto de intersecção, conforme demonstrado na figura a seguir, onde \( r\) e \( s\) são paralelas e \( u\) e \( v\), concorrentes.
📚 Você vai prestar o Enem? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚
Chamamos de feixe de retas paralelas um conjunto de retas paralelas e coplanares (que estão no mesmo plano). E uma reta é dita transversal a esse feixe se ela for concorrente às retas deste feixe.
É importante notar que tais retas paralelas não precisam estar igualmente espaçadas, ou seja, o espaço entre duas não precisa ser igual para todas.
Observe que, ao traçarmos duas retas transversais em um feixe de retas paralelas, obtemos pontos correspondentes - que são pontos das transversais que se encontram numa mesma reta do feixe.
Temos, ainda, os segmentos correspondentes das duas retas transversais - que são aqueles cujos extremos são pontos correspondentes de tais retas.