Predicado nominal
O predicado nominal é chamado assim porque seu núcleo, isto é, a palavra que dá sentido ao predicado, é um nome ou qualquer outra palavra que não seja um verbo.
Essa palavra geralmente é uma característica do sujeito, a qual chamamos de predicativo do sujeito. O verbo que liga o sujeito a seu predicativo, no predicado nominal, é sempre um verbo de ligação (ser, estar, permanecer, ficar, continuar e parecer).
Exemplo:
“O médico” é o sujeito e “foi prudente” é o predicado.
Ao observarmos o predicado, vemos que a palavra mais importante, isto é, o núcleo, é o adjetivo “prudente” e não o verbo da oração. Ele exerce a função de predicativo do sujeito, já que caracteriza o sujeito da oração. Temos, assim, um predicado nominal.
Predicado verbal
O predicado verbal recebe esse nome porque o núcleo do predicado é um verbo de ação, ou seja, um verbo que expressa ação ou fenômeno da natureza.
Exemplo:
- “Eu comprei um notebook novo”.
O sujeito da oração é “eu” e o predicado é “comprei um notebook novo”. Observe que a parte mais importante desse predicado é o verbo de ação “comprar”. Esse é, portanto, um predicado verbal.
Predicado Verbo-nominal
Se para o predicado nominal é preciso que a parte mais importante do predicado seja o predicativo do sujeito e, para o predicado verbal, é preciso que haja um verbo de ação, para o predicado verbo-nominal é preciso uma junção dos dois anteriores.
Temos um predicado verbo-nominal quando a oração apresenta um verbo de ação mais uma característica do sujeito. Veja:
- “Os torcedores cantaram emocionados o hino”.
Observe que temos o verbo de ação “cantar” e o predicativo do sujeito “emocionados”. Com isso, temos um predicado que é classificado como verbo-nominal.
Dica: a frase acima poderia ser desmembrada em duas:
- “Os torcedores cantaram o hino”. (predicado verbal)
- “Os torcedores estavam emocionados”. (predicado nominal)
Assim, poderíamos ver mais claramente a junção do predicado verbal com o predicado nominal.
A característica presente no predicado verbo-nominal também pode se referir ao objeto da oração. Veja:
- “O aluno deixou a professora orgulhosa”.
O sujeito dessa oração é “o aluno”, mas repare que a característica “orgulhosa” se refere a “a professora”, que é quem sofre a ação do verbo, ou seja, é o objeto da oração. Como temos um verbo de ação (“deixar”) e um predicativo do objeto (“orgulhosa”), também temos nesse caso um predicado verbo-nominal.
🎯 Simulador de Notas de Corte Enem: Descubra em quais faculdades você pode entrar pelo Sisu, Prouni ou Fies 🎯
Verbos nocionais e não nocionais no predicado
Os verbos nocionais são aqueles que indicam alguma ação, desejo, acontecimento ou fenômeno natural. Esses verbos representam o núcleo do predicado. Vejamos o exemplo:
Nós saímos de madrugada
- Nós: sujeito
- Saímos de madrugada: predicado, sendo o núcleo o verbo “saímos” (verbo nocional)
Os verbos não nocionais caracterizam um estado que está diretamente relacionado ao sujeito. Por terem esse funcionamento, são classificados como verbos de ligação, ligando o sujeito a determinada característica. Exemplo:
Miguel anda preocupado
- Miguel: sujeito
- anda preocupado: predicado com verbo de ligação (não nocional)
🎓 Você ainda não sabe qual curso fazer? Tire suas dúvidas com o Teste Vocacional Grátis do Quero Bolsa 🎓