O substantivo abstrato dá nome a sentimentos, ações, estados do ser, características e a tudo aquilo que não se pode “ver” ou “pegar” concretamente, ou seja, aquilo que não tem uma imagem concreta.
Exemplos: saudade
felicidade
amor
Todavia, muito cuidado com a ideia de poder “pegar” um substantivo: o substantivo abstrato é aquele que não tem uma imagem definida, não existe uma imagem que por si só o defina e portanto não há como “pegar” no substantivo abstrato, já que não é possível pegar em algo que não se pode ver.
Mas não confunda: “nuvem”, por exemplo, tem sim uma imagem definida. Isso significa que apesar de eu não poder pegar uma nuvem com as minhas mãos, eu poderia pegar a imagem da nuvem. Ainda não ficou claro? Veja logo abaixo uma dica prática para saber se um substantivo é abstrato.
Para saber se um substantivo é abstrato, imagine o seguinte: você abre o “Google imagens” e pesquisa por “saudade”. O site não mostrará uma imagem concreta da saudade, porque não há como “ver” esse sentimento. Pense que tudo que não pode aparecer em uma imagem no Google é um substantivo que não tem uma imagem concreta e que é, portanto, um substantivo a abstrato.
Vejamos mais exemplos de substantivos abstratos:
O substantivo abstrato é comumente confundido com o substantivo concreto, mas a diferença entre os dois é que o substantivo concreto possui uma imagem atrelada a seu nome, a qual é possível “ver” e “pegar” (seja o nome de um ser que existe no mundo real ou não), ao contrário do que acontece com o substantivo abstrato. A palavra “anjo”, por exemplo, é um substantivo concreto, porque mesmo que não seja possível “pegar” em um anjo, existe uma imagem concreta desse substantivo, isto é, quando pensamos em “anjo”, a imagem do que imaginamos ser um anjo vem à nossa cabeça. Vamos pensar agora na palavra “alma”: não existe uma imagem concreta dessa palavra que apareça na nossa cabeça quando pensamos nela, justamente porque é um substantivo abstrato.
Classificação dos substantivos
Além de abstratos e concretos, os substantivos ainda podem ser classificados como:
Exemplos: cachorro, mesa, anjo, carteira.
Exemplos: guarda-chuva, pé-de-moleque, girassol, beija-flor.
Exemplo: Maria, Curitiba, Ásia, Europa, Organização das Nações Unidas.
Exemplo: mulher, homem, criança, estado, cidade.
Exemplo: pedra, jornal, dia.
Exemplo: pedreira, pedregulho, jornalismo, jornaleiro, diário, diarista.
Exemplo: réstia (conjunto de cebolas), colméia (conjunto de abelhas), manada (conjunto de elefantes).
Em qual das alternativas abaixo é possível encontrar um substantivo que é, ao mesmo tempo, simples, abstrato e comum?