Para conseguir fazer uma redação nota 1000, é necessário entender o que é avaliado no texto produzido. A grade de avaliação do ENEM é formada por cinco competências, que avaliam diferentes aspectos da construção textual. Cada uma das competências vale de 0 a 200 pontos. Veja:
Competência 1 – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa
A primeira competência da matriz de avaliação do ENEM diz respeito ao uso adequado da língua. Por se tratar de um exame de avaliação escrito, o candidato deve atentar-se à formalidade do texto, evitando o uso de linguagem coloquial e de gírias, por exemplo. Além disso, é importante atentar-se à ortografia, à acentuação e a outros desvios gramaticais, que serão responsáveis pela diminuição da nota do candidato.
Competência 2 – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa
Nessa competência, avalia-se, primeiramente, a compreensão da proposta de redação, ou seja, se o candidato compreendeu o tema proposto pela prova. Além disso, verifica-se se houve atendimento ao gênero solicitado, no caso, o dissertativo-argumentativo, a partir das características desse tipo de texto (por exemplo: impessoalidade; estrutura dividida em introdução, desenvolvimento e conclusão; escrita em prosa).
Outro aspecto considerado é o uso de repertório pessoal (“aplicar conceitos de várias áreas do conhecimento”). Isso significa utilizar alusões históricas, citações de filósofos e outros estudiosos, estabelecer analogias com filmes, mitos e outras narrativas a fim de desenvolver o tema proposto pela prova. É importante que o uso esteja articulado dentro do texto, e não fique desconectado das demais ideias apresentadas na produção.
Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
Aqui, avalia-se a qualidade da argumentação construída pelo candidato, verificando quão aprofundada foi a discussão realizada, além da pertinência das ideias selecionadas para compor o texto. É importante lembrar que a seleção de argumentos é tarefa importante para a execução de um texto nota 1000, pois ela ajuda a garantir a progressão textual, ou seja, a evolução do debate.
Competência 4 – Demonstrar conhecimentos dos mecanismos linguísticos necessários para construção da argumentação
De modo geral, o quesito central dessa competência é a coesão. Assim, a estruturação dos parágrafos e o uso adequado de elementos coesivos e de referência são pontos importantes para atingir a pontuação máxima nesse critério. Para garantir uma boa coesão, lembre-se de estabelecer relações entre os períodos e as ideias que aparecem em seu texto, por meio do uso de conectivos, por exemplo.
Competência 5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos
Para elaborar uma proposta de intervenção completa, são necessários quatro elementos: as medidas necessárias (o quê?), o agente responsável por elas (quem?), o meio de efetivá-las (como?) e os efeitos esperados (para quê?). Além disso, ainda deve haver um detalhamento, que pode ser feito, por exemplo, no modo de efetivar as medidas sugeridas. É importante que esse detalhamento mostre, entre outras possibilidades, a efetividade da medida sugerida, indicando de que maneira ela pode ser viabilizada.
Agora que você já conhece os critérios que são avaliados na redação do ENEM, ficou mais fácil alcançar a tão sonhada nota 1000!