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Redação

Redação Nota 1000

Bianca Ferraz
Publicado por Bianca Ferraz
Última atualização: 15/10/2018

Introdução

As provas de redação compõem, há muitos anos, os vestibulares e demais exames e concursos no país. No entanto, nos últimos anos, com a implementação do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) como porta de entrada para diversas universidades, inclusive as federais, a busca pela redação nota 1000 – máximo de pontos possíveis na avaliação do texto – vem aumentando.

Para alcançar a nota máxima no exame, é importante atentar-se às instruções sobre o texto a ser produzido. O gênero solicitado aos estudantes pelo ENEM é a dissertação-argumentativa, e esse é um dos critérios para a validade do texto apresentado. Caso seja produzido um gênero diferente, a redação é automaticamente zerada.

Veja, a seguir, quais são os critérios que levam à anulação de um texto, ou seja, quais são os casos em que a redação recebe a nota zero.

Atribuição de nota zero ao texto

  • Fuga total do tema
  • Não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa
  • Texto de até 7 linhas
  • Texto composto por cópia integral de textos da coletânea da proposta de redação ou de textos integrantes do caderno de questões do exame
  • Impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação
  • Existência de trechos deliberadamente desconectados do tema proposto
  • Assinatura, nome, apelido ou qualquer elemento que permita ou facilite a identificação do estudante fora do campo reservado para a assinatura
  • Texto escrito em língua estrangeira
  • Desrespeito aos direitos humanos* (apesar de constar na cartilha do participante como fator de anulação do texto, o desrespeito aos direitos humanos foi, posteriormente, retirado dessa lista)
  • Folha de redação em branco, ainda que haja texto escrito na folha de rascunho.

Como o texto é avaliado?

Para conseguir fazer uma redação nota 1000, é necessário entender o que é avaliado no texto produzido. A grade de avaliação do ENEM é formada por cinco competências, que avaliam diferentes aspectos da construção textual. Cada uma das competências vale de 0 a 200 pontos. Veja:

Competência 1 – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa

A primeira competência da matriz de avaliação do ENEM diz respeito ao uso adequado da língua. Por se tratar de um exame de avaliação escrito, o candidato deve atentar-se à formalidade do texto, evitando o uso de linguagem coloquial e de gírias, por exemplo. Além disso, é importante atentar-se à ortografia, à acentuação e a outros desvios gramaticais, que serão responsáveis pela diminuição da nota do candidato.

Competência 2 – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa

Nessa competência, avalia-se, primeiramente, a compreensão da proposta de redação, ou seja, se o candidato compreendeu o tema proposto pela prova. Além disso, verifica-se se houve atendimento ao gênero solicitado, no caso, o dissertativo-argumentativo, a partir das características desse tipo de texto (por exemplo: impessoalidade; estrutura dividida em introdução, desenvolvimento e conclusão; escrita em prosa).

Outro aspecto considerado é o uso de repertório pessoal (“aplicar conceitos de várias áreas do conhecimento”). Isso significa utilizar alusões históricas, citações de filósofos e outros estudiosos, estabelecer analogias com filmes, mitos e outras narrativas a fim de desenvolver o tema proposto pela prova. É importante que o uso esteja articulado dentro do texto, e não fique desconectado das demais ideias apresentadas na produção.

Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista

Aqui, avalia-se a qualidade da argumentação construída pelo candidato, verificando quão aprofundada foi a discussão realizada, além da pertinência das ideias selecionadas para compor o texto. É importante lembrar que a seleção de argumentos é tarefa importante para a execução de um texto nota 1000, pois ela ajuda a garantir a progressão textual, ou seja, a evolução do debate.

Competência 4 – Demonstrar conhecimentos dos mecanismos linguísticos necessários para construção da argumentação

De modo geral, o quesito central dessa competência é a coesão. Assim, a estruturação dos parágrafos e o uso adequado de elementos coesivos e de referência são pontos importantes para atingir a pontuação máxima nesse critério. Para garantir uma boa coesão, lembre-se de estabelecer relações entre os períodos e as ideias que aparecem em seu texto, por meio do uso de conectivos, por exemplo.

Competência 5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos

Para elaborar uma proposta de intervenção completa, são necessários quatro elementos: as medidas necessárias (o quê?), o agente responsável por elas (quem?), o meio de efetivá-las (como?) e os efeitos esperados (para quê?). Além disso, ainda deve haver um detalhamento, que pode ser feito, por exemplo, no modo de efetivar as medidas sugeridas. É importante que esse detalhamento mostre, entre outras possibilidades, a efetividade da medida sugerida, indicando de que maneira ela pode ser viabilizada.

Agora que você já conhece os critérios que são avaliados na redação do ENEM, ficou mais fácil alcançar a tão sonhada nota 1000! 


Exercícios

Exercício 1
(Quero Bolsa)

Considerando a competência 2 da matriz de avaliação do ENEM, cuja descrição é: "Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa"

Qual das seguintes alternativas indica os elementos por ela avaliados?

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, short e tênis acenando

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