Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Técnico em Enfermagem na FAMA

  • Bolsas a partir de R$ 150,00
Não há bolsas disponíveis

Como é o curso de Técnico em Enfermagem na FAMA?

O curso técnico em Enfermagem tem o objetivo de formar profissionais aptos para auxiliar nos cuidados referentes à saúde do paciente. Por se tratar de uma profissão multidisciplinar, o estudante deve desenvolver, durante o período de formação, um perfil específico de conhecimentos dos diferentes setores da saúde, compreendendo aspectos psicológicos, anatômicos e biológicos de seus pacientes.

Resumo do curso

  • Área de conhecimento: Saúde

  • Duração: 2 anos, em média

Como é a faculdade FAMA

Resumo da faculdade

  • mais de 10 cursos
  • 2 unidades no estado de Paraná

Dúvidas mais frequentes

Por se tratar de uma formação técnica, o curso de Enfermagem, nesse nível de ensino, permite que o aluno conclua seus estudos em um período menor se comparado a uma formação de nível superior, por exemplo. Além disso, as temáticas abordadas visam a rápida inserção mercadológica.

De acordo com o CNCT, a carga horária do curso técnico em Enfermagem é de, em média, 1.200 horas. É comum que o ciclo seja divido entre três a quatro semestres, totalizando por volta de 2 anos de formação.

Em relação à metodologia de ensino, o estudante pode optar pelo EaD ou presencial. No modelo presencial, o aluno desenvolve contato diário com a infraestrutura da instituição de ensino, comparecendo presencialmente para a realização das aulas. Já no ensino a distância, as atividades são realizadas de forma online, embora o estudante ainda tenha de comparecer em dias pontuais à instituição para acompanhar os conteúdos práticos.

Além das atividades tradicionais, o curso conta, ainda, com os estágios obrigatórios. De acordo com o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), o período mínimo de estágio presente no curso é de 400 horas. Tais atividades podem ser cumpridas em hospitais, clínicas e, em alguns casos, nas próprias dependências de saúde da instituição de ensino.

Embora o curso de Enfermagem seja ofertado em nível técnico, a formação é destinada, na maioria das ocasiões, aos estudantes que possuam idade superior aos 18 anos e que já tenham concluído o ensino médio. Ainda assim, é possível ingressar no curso a partir do segundo ano do ensino médio, demandando que o estudante complete 18 anos até o termino da formação.

Após a conclusão do curso, o aluno pode se especializar em diferentes áreas técnicas da Enfermagem. Entre as principais alternativas, o CNCT lista:

  • Especialização técnica em enfermagem do trabalho;

  • Especialização técnica em instrumentação cirúrgica;

  • Especialização técnica em saúde mental;

  • Especialização técnica em terapia intensiva;

  • Especialização técnica em estratégia de saúde da família;

  • Especialização técnica em saúde do idoso;

  • Especialização técnica em emergência e urgência;

  • Especialização técnica em hemodialise;

  • Especialização técnica em oncologia;

  • Especialização técnica em diagnóstico por imagem;

  • Especialização técnica em centro cirúrgico.

Outra alternativa, após a conclusão do curso técnico em Enfermagem, é o ingresso em cursos superiores relacionados. Entre as principais alternativas, destaca-se:

O curso técnico em Enfermagem tem o objetivo de formar profissionais aptos para auxiliar nos cuidados referentes à saúde do paciente. Por se tratar de uma profissão multidisciplinar, o estudante deve desenvolver, durante o período de formação, um perfil específico de conhecimentos dos diferentes setores da saúde, compreendendo aspectos psicológicos, anatômicos e biológicos de seus pacientes.

Devido à importância de sua atuação, o técnico de enfermagem dispõe de competências científicas e éticas, afinal, o profissional é o responsável por prestar os cuidados básicos aos pacientes, bem como acompanhar a evolução dos mesmos. Para isso, o curso apresenta as principais práticas do setor, formando especialistas que prestem os serviços de atendimento de forma assertiva.

Tendo em vista as competências da área, o curso técnico em Enfermagem destina parte de sua carga horária para as atividades práticas, o que ocorre com frequência no período de formação. Durante tais aulas, o aluno se dedica a aplicar as técnicas da enfermagem, como higienizar as mãos e utensílios, aferir a pressão, injetar vacinas e medicações, entre diversas outras práticas comuns para a reabilitação e análise da saúde do atendido.

De acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Superiores (CNCT), do Ministério da Educação (MEC), o aluno, após formado, estará apto para:

  • Realizar curativos, administrar medicamentos e vacinas, nebulizações, banho de leito, mensuração antropométrica e verificar sinais vitais;

  • Auxiliar na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação no processo saúde-doença;

  • Preparar o paciente para os procedimentos de saúde;

  • Prestar assistência de enfermagem a pacientes clínicos e cirúrgicos e gravemente enfermos;

  • Aplicar as normas de biossegurança.

Com o Quero Bolsa, entrar na faculdade é muito mais fácilCadastre-se e receba alertas por e-mail e WhatsApp assim que chegarem novas vagas do seu interesse.
Busque sua vaga
Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso
Garanta sua vaga
Pague a taxa de serviço, chamada de pré-matrícula
Estude pagando menos
Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade