Sobre o curso de Primeiros Socorros
Última atualização: 20/01/2023
O curso de Primeiros Socorros é uma formação importante para os profissionais que desejam aprender a proporcionar cuidados iniciais em situações de emergência. A formação tem como objetivo ensinar, aos participantes, técnicas de resgate e de socorro para ajudar uma pessoa que esteja em situação de risco.
O curso de Primeiros Socorros é ministrado por instrutores profissionais treinados e certificados para ensinar, aos estudantes, as principais formas de identificar e tratar lesões e doenças. Os alunos aprendem a como responder rapidamente chamados de emergência, iniciando os cuidados básicos. O curso também abrange as formas da utilização de equipamentos de primeiros socorros, como o desfibrilador, o oxímetro, os kits de trauma, e outros dispositivos que possam ser usados em uma emergência.
O curso de Primeiros Socorros é importante para quem trabalha em situação de risco, ou queiro ajudar em caso de emergência. Nele, os alunos aprendem a fazer as primeiras intervenções para salvar vidas e, assim, evitar complicações graves. Além disso, o curso também oferece aos alunos a oportunidade de praticar os procedimentos aprendidos, por meio de aulas práticas.
Como é o curso de Primeiros Socorros?
O Curso de Primeiros Socorros é uma excelente oportunidade para aqueles que desejam aprender como prestar cuidados de emergência a vítimas de acidentes ou incidentes. A formação ensina, aos alunos, técnicas e procedimentos de primeiros socorros, como: identificar sinais e sintomas de diferentes condições médicas e lidar com situações de emergência.
Durante a realização do curso, os estudantes também compreendem as formas da utilização de equipamentos, como manta térmica, desfibrilador e oxímetro de pulso, bem como como tratar ferimentos, queimaduras e outras lesões.
Temáticas relacionadas às habilidades de comunicação também estão presentes no curso de Primeiros Socorros, a fim de garantir que os pacientes recebam a melhor assistência possível. Os alunos também aprendem a como prestar atendimento às vítimas de afogamento, crises cardíacas ou outras doenças crônicas.
Com o conhecimento adquirido no curso, os alunos estarão prontos para prestar os primeiros socorros adequados, quando necessário.
Qual a grade curricular de Primeiros Socorros?
Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de Primeiros Socorros em uma de nossas faculdades parceiras:
O que se aprende na faculdade de Primeiros Socorros?
No curso de Primeiros Socorros, os participantes aprendem como reagir diante de uma emergência médica, compreendendo as técnicas de como prestar os cuidados prévios que antecedem a ajuda de um profissional de saúde, o que envolve:
Verificar a respiração do paciente e maneiras posicioná-lo adequadamente;
Realizar compressões torácicas e reanimação cardiopulmonar para pacientes que tiveram um parada cardíaca;
Prevenir e tratar diversos tipos de ferimentos e lesões, como queimaduras, choques elétricos, fraturas, lesões nos olhos, entre outros;
Prestar cuidados básicos para pessoas que sofreram ataques, como o ataque cardíaco ou o derrame cerebral;
Ao final do curso, os alunos devem estar aptos para prestar os primeiros socorros necessários em casos de emergência.
Quanto custa uma faculdade de Primeiros Socorros?
Se você deseja ingressar na área da saúde, considere fazer um curso de nível superior. Existem diversas alternativas que, assim como o curso de Primeiros Socorros, abrangem os conceitos iniciais do socorro ao paciente. Entretanto, como diferencial, as formações superiores apresentam outras temáticas complementares que enriquecem a graduação do aluno.
Entre as principais áreas disponíveis, destaca-se a Enfermagem, faculdade que tem o objetivo de formar profissionais que prestem os cuidados necessários aos seus pacientes, auxiliando os médicos e acompanhando a evolução dos atendidos.
No site da Quero Bolsa, o curso de Enfermagem pode ser encontrado com mensalidades a partir de R$ 174,30. Acesse o site e veja as melhores ofertas.
Procure o curso de Primeiros Socorros ideal para você!
Veja como é simples começar a estudar
- Encontre seu curso
- Garanta sua bolsa
- Economize até se formar
Sobre a carreira de Primeiros Socorros
Onde o profissional de Primeiros Socorros pode trabalhar?
O profissional de primeiros socorros trabalha em diversos ambientes, desde unidades de saúde, como hospitais e postos de saúde, até em espaços de lazer, como parques aquáticos, estádios de futebol, escolas e empresas. O objetivo deste profissional em tais ambientes é prestar auxílio imediato a qualquer indivíduo que apresente alguma emergência ou lesão.
O profissional de área deve estar preparado para lidar com uma ampla variedade de situações, desde acidentes menores, como desmaios e quedas, até acidentes mais graves, como afogamentos, intoxicações e traumas. Além disso, o socorrista também deve estar apto para fornecer atendimento pré-hospitalar, como estabilização de vítimas, realização de curativos, prevenção de ferimentos e acionamento de serviços de emergência.
Incêndios, desastres naturais e acidentes de trânsito também englobam os cenários comuns que demandam a presença do profissional. Nesse caso, cabe ao especialista dominar as principais técnicas do setor. Além disso, ele também deve auxiliar na administração de medicamentos, na realização de exames médicos e no aconselhamento de pacientes.
Caso você tenha dúvidas se esse curso é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.
Como ingressar na profissão de Primeiros Socorros?
Quais são as exigências do mercado de trabalho para o profissional de Primeiros Socorros?
Para se tornar um profissional da área, é necessário realizar o curso de Primeiros Socorros e obter um certificado de capacitação. Este curso deve abordar assuntos como técnicas de respiração, prevenção de ferimentos, administração de medicamentos e outros temas relacionados às emergências médicas. Além disso, é importante que o profissional realize um curso de reanimação cardiopulmonar (RCP) para se tornar apto para realizar o atendimento de emergências.