Ciências Sociais na FMU
- Graduação
- 8 semestres
- 44 disciplinas
- Bolsas a partir de R$ 71,33
Regular
(9)
Como é o curso de Ciências Sociais na FMU?
O curso de Ciências Sociais abrange disciplinas como Sociologia, Antropologia, Psicologia Social, Economia e Ciência Política, investigando fenômenos sociais, culturais e políticos, como estratificação social, comportamento humano e sistemas de poder.
Resumo do curso
Área de conhecimento: Ciências humanas
Duração: em média, 4 anos
O que você vai aprender?
Metodologia Cientifica
Política - Estado E Instituições Sociais
Sociologia - Trabalho E Sociedade
Atividades Complementares I
Como é a faculdade FMU
Avaliação dos Alunos
Regular
9 avaliações
- Empregabilidade
- Estrutura
- Professores
- localização
Resumo da faculdade
- mais de 64.000 alunos matriculados
- mais de 610 docentes
- 87 cursos de graduação e 901 de pós-graduação
- 493 unidades
Dúvidas mais frequentes
A FMU é uma instituição de ensino superior com mais de 50 anos de tradição. Dentre seus diferenciais estão a sua ampla oferta de cursos, que abrange desde graduações até pós-graduações e MBAs, além da sua tecnologia disponibilizada que proporciona uma experiência acadêmica inovadora.
A FMU também se destaca pelo seu corpo docente qualificado e por suas parcerias com empresas e organizações, o que garante uma formação completa e alinhada com as demandas do mercado de trabalho.
Outro diferencial da instituição é o seu compromisso com a inclusão social, oferecendo programas de bolsas de estudo e projetos de responsabilidade social em diversas áreas de atuação.
A atuação da FMU voltada às questões sociais garantiu a renovação do Selo Instituição Socialmente Responsável, garantindo pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). Desde 2005, a honraria é creditada às instituições engajadas em causas sociais.
Além disso, a FMU obteve nota 4, sendo o máximo 5, em 39 cursos pelo Guia da Faculdade 2023, uma avaliação anual realizada pelo jornal O Estado de S.Paulo em parceria com a Quero Bolsa.
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Ciências Sociais tem sua grade curricular organizada em torno de três eixos: Formação Específica, Formação Complementar e Formação Livre.
O eixo de Formação Específica constitui a base do conhecimento, sendo composto por atividades acadêmicas obrigatórias, optativas e complementares. Cabe à instituição de ensino definir essas atividades e disciplinas e a sua carga horária, assim como nos conteúdos de Formação Complementar.
Já o eixo de Formação Livre constitui atividades acadêmicas de livre escolha do aluno, no contexto da instituição de ensino.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) avalia o curso de Ciências Sociais considerando as seguintes disciplinas:
Teorias Clássicas da Antropologia;
Teorias Clássicas da Ciência Política;
Teorias Clássicas da Sociologia;
Teorias Contemporâneas da Antropologia;
Teorias Contemporâneas da Ciência Política;
Teorias Contemporâneas da Sociologia;
Temáticas Contemporâneas das Ciências Sociais;
Métodos e Técnicas de Pesquisa Quantitativa;
Métodos e Técnicas de Pesquisa Qualitativa;
Pensamento Social e Político Brasileiro.
O curso pode ser realizado nas modalidades presencial e a distância. No curso de Ciências Sociais EaD, o aluno desenvolve seus estudos de forma 100% on-line, por meio das ferramentas digitais disponibilizadas pelas instituições de ensino.
O curso de Ciências Sociais é bacharelado ou licenciatura?
O curso de Ciências Sociais pode ser oferecido tanto na modalidade de bacharelado quanto de licenciatura, dependendo da instituição de ensino e do foco do curso.
O bacharelado em Ciências Sociais prepara os estudantes para atuar em áreas como pesquisa, consultoria, análise de políticas públicas e em organizações não governamentais, com uma formação mais ampla e voltada para o mercado de trabalho e a produção de conhecimento científico.
Já a licenciatura em Ciências Sociais tem como objetivo formar professores para o ensino médio, capacitando os graduados a lecionar disciplinas como Sociologia, Antropologia e Ciência Política.
Dessa forma, a escolha entre bacharelado ou licenciatura depende dos interesses profissionais do estudante e das suas aspirações de carreira.
Caso você tenha dúvidas se o curso de Ciências Sociais é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.
O curso de Ciências Sociais abrange disciplinas como Sociologia, Antropologia, Psicologia Social, Economia e Ciência Política, investigando fenômenos sociais, culturais e políticos, como estratificação social, comportamento humano e sistemas de poder.
Por isso, quem se interessa por questões que envolvem a sociedade e seus conflitos, a divisão de classes, igualdade entre as pessoas e formas de transformar tudo isso pode fazer uma faculdade nessa área e se encontrar profissionalmente.
Basicamente, durante o curso, os alunos aprendem a observar, analisar e interpretar criticamente as práticas em sociedade em toda a sua diversidade espacial e temporal.
A grade curricular engloba entre outros assuntos, a investigação da organização social e dinâmicas de grupo; o estudo sobre culturas e práticas humanas por meio do tempo; a análise de sistemas de governo, o comportamento político e políticas públicas; os sistemas econômicos e suas influências na sociedade e a compreensão do passado humano e sua influência no presente.
Além disso, o curso também enfatiza a prática de pesquisa, incluindo a formulação de hipóteses, coleta e análise de dados. Assim, é possível atuar em pesquisa acadêmica, organizações governamentais, não governamentais e no setor privado, lidando com questões como desigualdade social, políticas públicas, desenvolvimento sustentável e promoção dos direitos humanos.
Outra coisa importante sobre essa graduação é que ela pode ser feita como bacharelado e licenciatura. Enquanto o bacharelado fornece um panorama amplo das práticas e áreas das Ciências Sociais, a licenciatura visa a formação de docentes e habilita os futuros profissionais para darem aulas no ensino fundamental e médio.
Quem pretende se especializar pode seguir para a pós-graduação em Ciências Sociais e se aprofundar ainda mais nas temáticas sociais.