O Instituto Federal Catarinense (IFC) é uma instituição de ensino pública, credenciada em 2008 pelo Ministério da Educação (MEC), com sede em Blumenau (SC).
Ele oferece cursos técnicos, de graduação e pós-graduação (lato e stricto sensu) nas áreas de ciências humanas, exatas e biológicas.
mais de 4.000 alunos matriculados
mais de 710 docentes
50 cursos de graduação
20 unidades no estado de Santa Catarina
Além de uma distribuição geográfica que permite atuação em todo o território catarinense e contribuição para o desenvolvimento regional, o IF Catarinense se destaca por oferecer um ensino que busca equilíbrio entre a formação humana e a formação profissional. Sua avaliação junto ao MEC também chama atenção, com nota 4 (numa escala máxima até 5) no Índice Geral de Cursos (IGC), um dos mais importantes indicadores de qualidade do ensino superior analisados pelo Ministério da Educação.
88% dos professores efetivos possuem mestrado ou doutorado;
Centro de línguas: com ensino de espanhol, inglês e Língua Brasileira de Sinais (Libras);
Moradia Estudantil (Regime de Internato): serviço gratuito para alunos de baixa renda, com alojamento e alimentação;
Fomento a projetos de pesquisa, apoiando iniciativas de desenvolvimento local.
Boa
36 avaliações
Caroline Machado • Agronomia - Engenharia Agronômica
Qualidade dos profissionais de ensino e acesso por meio de transporte público
Victor Lacerda • Agronomia
Vivência IFC
Caio Garlini • Agronomia
IFC - Campus Rio do Sul: Ótima estrutura e qualidade de ensino.
Luis Pereira • Química - Licenciatura
Ótima estrutura e excelentes professores!
Juan Servin • Sistemas de Informação
Professores qualificados
Tatiana Tozzi • Sistemas de Informação
Ótimos professores e laboratórios.
Atualmente, o IF Catarinense conta com 15 campi em Santa Catarina, localizados nas cidades de Abelardo Luz, Araquari, Blumenau, Brusque, Camboriú, Concórdia, Fraiburgo, Ibirama, Luzerna, Rio do Sul, Santa Rosa do Sul, São Bento do Sul, São Francisco do Sul, Sombrio e Videira.
Suas instalações dispõem de bibliotecas (com acervo físico e virtual), laboratórios para atender cada um de seus cursos, laboratórios de informática, áreas de convivência, auditórios, editora, ginásios e quadras. Possuem também empresa júnior, núcleo de inovação tecnológica e incubadoras.
O IF Catarinense surgiu da integração das escolas agrotécnicas de Concórdia, Rio do Sul e Sombrio e dos colégios agrícolas de Araquari e Camboriú, vinculados à Universidade Federal de Santa Catarina.
Já sabe a sua nota do Enem e quer estudar na IF Catarinense? Vejas as notas necessárias para entrar no IF Catarinense pelo Sisu.