Olá! Quer uma ajudinha para descobrir seu curso ou faculdade ideal?

Perguntas e Respostas - Instituto Nacional Saber

Faça sua pergunta ou responda dúvidas sobre a Instituto Nacional Saber.

Nossa comunidade esta pronta pra te responder!

Foto do estudante Letícia Rosa Godoy
Letícia Rosa Godoy
Enviada há 2 dias
Responder

Bom dia! Sim, o Instituto Nacional Saber emite certificações válidas, mas o reconhecimento junto ao MEC e a compatibilidade com o CREA dependem diretamente do formato do curso escolhido (Técnico por Competência ou Pós-Graduação) e da instituição parceira que emite o seu diploma final. Como o instituto atua frequentemente em parceria com outras escolas técnicas e faculdades credenciadas, a validação do seu título segue regras específicas.

Foto do estudante Maria Eduarda Dias de Oliveira
Maria Eduarda Dias de Oliveira
Aluno Quero
Aluno Quero
Nutrição
São José dos Campos
Campus Bilac
Enviada há aproximadamente 11 horas

Boa noite! O Instituto Nacional Saber atua como instituição de ensino superior e profissional. Para a emissão de diplomas de cursos técnicos — incluindo a modalidade de Técnico por Competência —, o instituto possui credenciamentos e parcerias com colégios técnicos e instituições devidamente autorizadas pelo MEC. Independentemente do polo emissor, a validade do seu diploma está diretamente ligada ao registro no sistema do governo. Todo curso técnico válido é registrado no SISTEC (Sistema de Informações da Educação Profissional e Tecnológica) do Ministério da Educação.

Foto do estudante Maria Eduarda Dias de Oliveira
Maria Eduarda Dias de Oliveira
Aluno Quero
Aluno Quero
Nutrição
São José dos Campos
Campus Bilac
Enviada em 26/05/2026
Foto do estudante Kerni Filha amada do Deus Altíssimo
Kerni Filha amada do Deus Altíssimo
Enviada em 18/05/2026
Responder

Não é necessário ter nível superior para fazer o curso técnico em agropecuária. A formação é classificada como ensino técnico de nível médio.Os pré-requisitos variam conforme o formato do curso:Integrado: Para quem vai fazer junto com o ensino médio (exige apenas o ensino fundamental completo).Subsequente ou Concomitante: Para quem já concluiu o ensino médio ou está cursando o ensino regular, sendo este o caminho mais comum para adultos.

OI JOATAN! Para ter direito ao cadastro no CFTA, o curso técnico precisa ser reconhecido pelo MEC e atender às exigências de carga horária e formação. É importante confirmar com a instituição se o curso atende a esses critérios.

Foto do estudante Anne Caroline
Anne Caroline
Enviada em 04/05/2026
Foto do estudante RICARDO JOSE FERREIRA MATTOS
RICARDO JOSE FERREIRA MATTOS
Enviada em 13/04/2026
Responder

Sim, você pode fazer uma pós-graduação (especialização, mestrado ou doutorado) em Filosofia, Sociologia e História da Ciência. Graduados em qualquer área de conhecimento reconhecida pelo MEC podem ingressar em cursos de pós-graduação lato sensu (especialização) e, com aprovação em processo seletivo, em stricto sensu (mestrado/doutorado).

Página 1 de 5

Quais cidades têm campus da Instituto Nacional Saber?