Neuropsicopedagogia na Nova Faculdade
- 7 disciplinas
- Bolsas a partir de R$ 39,92
Como é o curso de Neuropsicopedagogia na Nova Faculdade?
A Neuropsicopedagogia é a área de estudos que analisa a relação entre o sistema neural e o aprendizado humano. Desse modo, o setor abrange conceitos da Psicologia, Neurologia e Pedagogia.
Resumo do curso
Área de conhecimento: Saúde
Duração: 6 meses a 2 anos
O que você vai aprender?
Diagnóstico, Avaliação E Intervenção
Didática Do Ensino Superior
Neuropsicologia, Aprendizagem E Distúrbios Neuropsicológicos
Teoria E Prática Em Psicopedagogia
Como é a faculdade Nova Faculdade
Resumo da faculdade
- mais de 450 alunos matriculados
- mais de 20 docentes
- 5 cursos de graduação e 7 de pós-graduação
- 1 unidade no estado de Minas Gerais
Dúvidas mais frequentes
A Nova Faculdade conta com um corpo docente qualificado, composto por especialistas em suas áreas de atuação, assegurando um ensino de qualidade. Além disso, sua localização estratégica em Contagem, Minas Gerais, facilita o acesso dos estudantes devido à proximidade ao centro comercial.
A infraestrutura da Nova Faculdade é moderna e inclui 65 salas de aula equipadas com computadores e projetores multimídia, além de laboratórios específicos para diversas disciplinas, como informática, anatomia, microbiologia e microscopia. A instituição também possui um auditório com capacidade para 144 pessoas, adequado para eventos acadêmicos e comunitários.
O curso de Neuropsicopedagogia é ofertado em nível de pós-graduação lato sensu (especialização e MBA). Nesse sentido, para a atuação profissional, o especialista deve contar, obrigatoriamente, com a formação completa na área.
Por se tratar de uma pós-graduação, o curso possui duração que varia entre 6 meses a 2 anos, permitindo que o profissional se especialize em um período menor se comparado a um bacharelado, por exemplo. Além disso, o estudante pode optar por diferentes modalidades para a realização do curso, como o presencial e EaD.
Na modalidade presencial, o estudante desenvolverá contato direto com a infraestrutura da instituição de ensino, tendo acesso aos laboratórios específicos do curso. Já no modelo EaD, o aluno realizará seus estudos de forma 100% online, contando com o apoio de videoaulas e materiais disponibilizados de forma digital.
Durante a realização do curso, o estudante desenvolverá as habilidades técnicas necessárias para a atuação profissional, podendo desempenhar as atividades como neuropsicopedagogo clínico ou institucional. A diferença entre ambas as possibilidades se resume ao atendimento. O neuropsicopedagogo clínico presta uma consulta individualizada, seja em hospitais, clínicas, escolas, entre outras possibilidades. Já o neuropsicopedagogo institucional atua em atendimentos em grupo.
De acordo com consulta aos dados do e-MEC, atualmente, mais de 800 instituições de ensino superior possuem ofertas para a especialização em Neuropsicopedagogia. Confira algumas das faculdades, universidades e centros universitários que integram a lista:
A Neuropsicopedagogia é a área de estudos que analisa a relação entre o sistema neural e o aprendizado humano. Desse modo, o setor abrange conceitos da Psicologia, Neurologia e Pedagogia.
Em relação a formação superior, o curso de Neuropsicopedagogia concilia conceitos da neurologia aplicados aos processos pedagógicos. Neste contexto, o estudante compreenderá a relação entre o sistema nervoso e a aprendizagem, diagnosticando possíveis distúrbios de aprendizado e suas relações neurológicas.
A formação é destinada aos profissionais já formados em áreas da Psicologia e Pedagogia, permitindo que o profissional, após a conclusão do curso, atue em clínicas e instituições, desenvolvendo atividades que promovam a inclusão educacional em diferentes cenários, o que inclui transtornos de aprendizagem e necessidades especiais.
Durante a realização do curso, o estudante compreenderá conceitos específicos do curso, incluindo os processos de aprendizado em diferentes competências pedagógicas, transtornos e distúrbios neuropsicopedagógicos, sistemas de atenção e memória, entre outras análises que envolvem o sistema nervoso e o aprendizado.