Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Dicas e Curiosidades

15 aplicativos gratuitos que possibilitam a educação online durante a quarentena

por Giovana Murça em 30/03/20

Para muitas faculdades, escolas e cursinhos pré-vestibulares, a quarentena devido à pandemia de Covid-19 não foi motivo para interromper as aulas. Muitas instituições optaram por continuar pelo ensino a distância para não prejudicar tanto os estudantes.

A tecnologia tem sido a aliada número um para que o ensino online seja possível. Existem disponíveis diversos aplicativos gratuitos e pagos que trazem a dinâmica de sala de aula para o meio online.

aplicativos gratuitos educação online

Esses aplicativos já fazem parte da rotina de estudo da maior parte dos alunos. Mas, para a classe de educadores, sair da sala de aula presencial e ensinar num ambiente totalmente virtual é uma novidade.

Veja: Plano de estudo Enem De Boa: baixe gratuitamente

No Cursinho da Poli de São José dos Campos, por exemplo, o novo desafio teve uma boa aceitação. Os professores estão dando aulas por videoconferência pelo aplicativo Skype: “Essa ferramenta é bem intuitiva e não encontramos nenhum problema ou dificuldade para utilizá-la como docentes. Os alunos gostaram bastante, pois se sentem como se estivessem na sala de aula devido a interação que a ferramenta proporciona”, conta a coordenadora Megy Abrão.

Aplicativos gratuitos

Para colocar esse desafio em prática e não parar os estudos durante a quarentena, a Revista Quero separou 15 aplicativos gratuitos para professores e alunos. Confira!

Sala de aula virtual

O Google Classroom, ou Sala de Aula do Google, é uma ferramenta gratuita na qual a instituição de ensino pode criar uma sala de aula virtual. O Google Classroom já era muito utilizado para complementar o ensino presencial, mas agora com a pandemia tem se popularizado.

aplicativos gratuitos educação online
Google Classroom

No aplicativo, os professores podem enviar exercícios, trabalhos e materiais em PDF e dar feedbacks para sua turma. Os alunos, por sua vez, podem entregam todos os trabalhos pela própria plataforma, consultar sua agenda de aulas e tirar dúvidas online.

Esse aplicativo faz parte de um conjunto de aplicativos gratuitos para o ensino a distância do Google, o G Suite for Education. O pacote do Google inclui também e-mail, agenda, armazenamento por nuvem, salas de videochamadas, programas de edição de documentos, planilhas e apresentações, formulários, criação de sites, fóruns e outros.

Aulas ao vivo e monitorias

Para os professores, um dos maiores desafios é ministrar as aulas por vídeos. Algumas instituições estão investindo em aulas gravadas, mas elas exigem edições e geram arquivos de vídeo pesados. Já as aulas ao vivo são mais interativas, permitindo a resolução de dúvidas simultaneamente.

aplicativos gratuitos educação online
Skype

Os aplicativos que permitem aulas ao vivo e reuniões com os alunos são Skype, Hangouts Meet, Whereby e Zoom. Para transmissões ao vivo que possam ficar gravadas, mas que permitem somente a interação por bate-papo, o Youtube pode ser usado.

Agendas e anotações

A organização é fundamental para se manter a produtividade no ensino a distância. Nesse momento, mais do que nunca, uma agenda se torna necessária. Uma das mais conhecidas e usadas é o Google Agenda. Além de organizar os horários das aulas, o aplicativo envia um lembrete sobre as reuniões ou aulas prestes a começar.

Para organizar as anotações de aulas, rascunhos e rotina de afazeres diários, há vários aplicativos de anotações. Os mais conhecidos são Evernote, Google Keep, OneNote e Simplenote.

aplicativos gratuitos educação online
Google Keep

Armazenamento em nuvem

Foi-se o tempo que era preciso guardar todos os arquivos no pendrive ou de conseguir só acessá-los pelo computador. Agora todos os tipos de arquivos podem ser armazenados em nuvens, servidores online sempre disponíveis. 

Os aplicativos de armazenamento em nuvem são convenientes pois permitem que os professores e alunos possam acessar, compartilhar e editar arquivos de qualquer lugar, seja do computador ou do celular, desde que estejam conectados à internet. Os aplicativos de armazenamento em nuvem mais indicados são Google Drive, One Drive, Dropbox e iCloud (este é disponível apenas para iOS).

Veja também:
Lista de sites com cursos gratuitos durante a pandemia de coronavírus
Hábito de estudar em casa na quarentena pode agregar até no currículo

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54