logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Profissões

5 cursos para trabalhar no Poupatempo

por Isabella Baliana em 11/10/22 5,9 mil visualizações

Trabalhar em órgãos públicos é o desejo de muitas pessoas que buscam mais estabilidade na carreira e querem realizar serviços e projetos necessários a todos os cidadãos, podendo participar de mudanças que impactam fortemente a vida da população.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Na esfera pública, um dos programas existentes é o Poupatempo. Implantado pelo governo de São Paulo há mais de 20 anos, é ao Poupatempo que as pessoas recorrem quando querem fazer os mais diversos serviços públicos, como emissão de carteira de identidade, licenciamento de veículos, atestado de antecedentes criminais,  carteira de trabalho e tantos outros.

Você tem vontade de trabalhar em programas do Governo e já pensou em trabalhar no Poupatempo? Que tal conhecer alguns dos principais cursos de graduação indicados? Veja também quais as formas que existem para conseguir trabalhar no Poupatempo abaixo!

Leia mais: Qual curso técnico fazer em 2023? Veja profissões em alta
5 profissões para quem quer trabalhar com idiomas

Foto: Poupatempo/Divulgação
Fachada do Poupatempo

O que é o Poupatempo?

Como visto anteriormente, o Poupatempo é um programa do Governo do Estado de São Paulo, vinculado à Secretaria de Gestão Pública e administrado pela Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo), que busca desburocratizar o acesso da população aos serviços públicos. 

Com mais de 70 unidades de atendimento espalhadas pela região, o Poupatempo é totalmente gratuito e reúne diversos órgãos e entidades públicas em um mesmo local, de forma presencial e também online, por meio do aplicativo Poupatempo Digital. 

Alguns dos serviços oferecidos pelo Poupatempo são: emissão de carteira de identidade (RG), emissão da carteira nacional de habilitação (CNH) e carteira de trabalho (CTPS), acordos com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), Licenciamento anual de veículo (CRLV), além de reunir informações sobre impostos, obras do estado, saúde e vigilância sanitária. 

Veja também: 7 profissões para quem tem TDAH
Confira 5 profissões para quem quer trabalhar com música

Como trabalhar no Poupatempo?

Há três principais formas de trabalhar no Poupatempo: fazendo concurso público, pela Prodesp ou por uma empresa terceirizada. Confira abaixo como funciona especificamente cada um:

Concurso Público: é uma das principais formas de trabalhar no local. Durante o ano vários concursos públicos nos níveis municipais, estaduais e federais são publicados no Diário Oficial da União e também em jornais especializados em concursos públicos. Assim, é preciso aguardar o edital do concurso sair e se inscrever. 

Prodesp: A Prodesp é uma empresa do Governo do Estado de São Paulo responsável pelo processamento de dados e soluções tecnológicas. Nesse caso, também é necessário realizar o concurso público da Prodesp e ser aprovado. O edital do concurso é disponibilizado direto no site www.prodesp.sp.gov.br.

Empresas terceiras: há varias empresas terceirizadas que prestam serviço ao Poupatempo. É possível encontrar os contatos das empresas responsáveis em cada unidade no próprio site do programa, dentro da página "Trabalhe Conosco". Segundo o site, "os funcionários de empresas terceirizadas são recrutados pelas próprias empresas, que participam do processo de licitação para a prestação de serviços no Poupatempo". 


5 cursos para trabalhar no Poupatempo

Apesar da maior parte das vagas de trabalho no Poupatempo ser via concurso público, muitos concursos exigem que o candidato tenha o nível superior completo, e, para isso, é preciso ter cursado uma faculdade. Confira abaixo alguns cursos de graduação indicados para trabalhar em programas públicos, como o Poupatempo:

Administração

Esse é um dos cursos de graduação mais famosos para trabalhar em áreas administrativas, no gerenciamento de instituições governamentais e políticas públicas. Estes profissionais podem atuar em ministérios, secretarias, concessionárias de serviços públicos e órgãos federais, estaduais ou municipais, de diferentes áreas e setores.

O curso de Administração possui uma duração média de quatro anos e é normalmente oferecida na modalidade de bacharelado. Nos primeiros semestres, o estudante passa por matérias mais abrangentes como sociologia, informática, contabilidade e economia. Já a partir do 3º ano ele tem acesso a disciplinas específicas, como marketing, logística e recursos humanos. 

+ Teste Vocacional para Administração


Gestão Pública

Como o próprio nome diz, esse é um dos cursos mais indicados para quem quer seguir carreira em algum programa ou órgão público, uma vez que forma profissionais capacitados para lidar com a coordenação e organização de entidades e serviços públicos

O curso é um tecnólogo e portanto possui uma duração média de dois anos, sendo considerada por muitos como a melhor escolha para entrar no mercado de trabalho com maior rapidez. Ao fim do curso, o profissional estará apto a identificar problemas e buscar soluções inovadoras, utilizando os recursos e bens públicos disponíveis para tomar medidas eficientes e que visem políticas públicas de qualidade. 

Confira: 50 melhores faculdades de Gestão Pública, segundo o MEC
Confira 5 dúvidas frequentes da área de Administração

Serviço Social

O curso de Serviço Social é encontrado, em sua maioria, no formato de bacharelado e possui em média quatro anos de duração. Essa formação abrange uma estrutura de conhecimentos que fundamentam a busca pela defesa e ampliação dos direitos e políticas sociais, temas muito relacionados à esfera pública. 

O curso de Serviço Social possui disciplinas como sociologia, filosofia, teoria política e economia, no intuito de que o aluno seja capaz de compreender a realidade social em toda a sua complexidade e construir estratégias para diminuir as desigualdades existentes em nosso país e seus impactos. 

Saiba também: Os melhores cursos de Serviço Social EaD, segundo o MEC
8 melhores faculdades para se estudar Serviço Social no Brasil, segundo Guia
+ Teste Vocacional para Serviço Social

Tecnologia da Informação

Com o objetivo de expandir e agilizar o trabalho, também foram criados o site e o aplicativo do Poupatempo, por meio dos quais a população consegue acessar a maioria dos serviços existentes no atendimento presencial. Dessa forma, há muito espaço para aqueles profissionais formados em cursos relacionados à tecnologia, como Tecnologia da Informação (TI). 

O curso de TI é encontrado no formato tecnólogo e possui em média dois anos de duração. O profissional dessa área é responsável por gerenciar os recursos de hardware, software e equipes de informática, implementar e gerenciar sistemas informatizados nas empresas, dentre várias outras atividades relacionadas. 

Algumas das matérias vistas no curso são: Engenharia de Software, banco de dados, algoritmos, ferramentas de desenvolvimento para web, gestão de serviços de TI, gestão de sistemas corporativos, arquitetura e redes de computadores. 

Veja: 50 melhores faculdades de Tecnologia da Informação, segundo o MEC
Entenda quais são as diferenças entre os cursos da área de Tecnologia da Informação

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, bem conhecido como ADS, também é um tecnólogo e dura, em média, de dois a três anos. Após formado, o profissional está qualificado para a criação de sistemas informatizados, com conhecimento de programação dos mais diversos tipos e linguagens operacionais,

O profissional formado em ADS pode trabalhar em diversas empresas, públicas ou privadas. Entretanto, esta qualificação pode ser muito requisitada especialmente em um programa como o Poupatempo, que reúne diversos serviços públicos em plataformas online e deve atender a muitas pessoas de uma só vez, sem apresentar falhas. 

Leia: Os 10 melhores cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas EaD, segundo o MEC
Qual é a diferença entre os cursos de Sistemas de Informação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas?

Pensa em fazer faculdade?

Você tem vontade de fazer faculdade e ter uma carreira em uma dessas áreas? Então temos uma ótima notícia: a Quero Bolsa é a maior plataforma de bolsas da América Latina e oferta bolsas de estudo de até 80% para graduação em diversos cursos superiores. Clicando abaixo você confere todas as ofertas disponíveis:

Encontre bolsas de estudo

São mais de 1.000 instituições espalhadas por todo o país ofertando bolsas de estudo. Abaixo você confere algumas das faculdades reconhecidas pelo MEC:

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2024 CNPJ: 10.542.212/0001-54