Sobre o curso de Gestão Pública
O curso de Gestão Pública geralmente é oferecido como tecnológico, embora algumas universidades, como UFRJ, UFMG e UFPB, já o estejam oferecendo como bacharelado.
Essa formação é da área de Gestão e Negócios e habilita profissionais para lidar com a gestão e organização de entidades públicas.
Durante a graduação, o estudante aprenderá a diagnosticar o cenário político, econômico, social e legal que envolve a esfera da gestão pública.
Ao fim do curso, o profissional poderá identificar problemas e buscar soluções inovadoras, utilizando os recursos e bens públicos disponíveis para tomar medidas eficientes e que visem políticas públicas de qualidade. Será capaz de planejar, implementar, supervisionar e avaliar programas e projetos voltados ao desenvolvimento local e regional.
No mercado de trabalho, o profissional de Gestão Pública encontrará emprego principalmente por meio de concurso para atuação em órgãos e serviços públicos. Pode prosseguir os estudos com especialização ou pós-graduação em Administração e áreas relacionadas.
Como é a faculdade de Gestão Pública?
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Gestão Pública segue as normas gerais dos cursos tecnológicos e está dentro do eixo de Gestão e Negócios, com carga horária mínima de 1.600 horas.
O curso tecnológico traz matérias práticas, como direito administrativo, contabilidade e gestão de empresas públicas. Fica a critério da instituição de ensino a exigência de um trabalho de conclusão de curso.
Já o bacharelado inclui disciplinas mais abrangentes, como sociologia e ciência política — além de exigir um trabalho de conclusão de curso e estágio.
A duração média do curso de Gestão Pública é de 2 anos para o tecnológico e 4 anos para o bacharelado.
Qual a grade curricular de Gestão Pública?
Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de Gestão Pública em uma de nossas faculdades parceiras:
O que se aprende na faculdade de Gestão Pública?
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) avalia o curso de Gestão Pública considerando as seguintes disciplinas:
- Comunicação e Linguagem;
- Matemática e Estatística aplicadas à Gestão Pública;
- Teorias da Administração;
- Teorias da Administração Pública;
- Psicologia e Comportamento Organizacional;
- Finanças e Orçamento Público;
- Estado, Governo e Administração Pública;
- Legislação Aplicada ao Setor Público;
- Licitações e Contratos Administrativos;
- Gestão de Pessoas;
- Contabilidade Pública;
- Sistemas de Informações Gerenciais;
- Políticas Públicas;
- Gestão de Programas e Projetos;
- Comunicação Pública;
- Economia do Setor Público
- Ética, Responsabilidade Social e Desenvolvimento Sustentável;
- Processos Decisórios e Técnicas de Negociação;
- Logística e Patrimônio Público (Logística de Materiais e Serviços e Administração de Materiais e Patrimônio).
Quanto custa uma faculdade de Gestão Pública?
O valor do curso de Gestão Pública pode variar bastante. É possível encontrar mensalidades a partir de R$ 80,00 entre as instituições parceiras da Quero Bolsa.
A Quero Bolsa disponibiliza cursos de graduação, pós-graduação, cursos técnicos e cursos livres sobre Gestão Pública.
Procure o curso de Gestão Pública ideal para você!
Veja como é simples começar a estudar
- Encontre seu curso
- Garanta sua bolsa
- Economize até se formar
Sobre a carreira de Gestão Pública
O que faz o profissional de Gestão Pública?
Entre as atribuições possíveis do profissional de Gestão Pública estão fazer o planejamento e gerenciamento de serviços em organizações públicas, elaborar e implementar políticas públicas, controlar orçamentos, assessorar políticos eleitos e gerir licitações.
No terceiro setor, poderá gerenciar projetos de ONGs ligadas a políticas públicas. Já em empresas privadas poderá fazer a articulação com o poder público, gerenciando parcerias com o governo.
Os setores governamentais têm alta demanda por gestores públicos, que poderão ingressar no emprego principalmente por meio de concurso. Empresas privadas e ONGs também oferecem oportunidades.
Esse profissional pode atuar em áreas como educação, saúde, cultura, habitação e desenvolvimento. Fazer uma pós-graduação ou especialização é altamente recomendado para aqueles que pretendem focar em um campo específico.
Nota de corte para Gestão Pública
Sabia que, utilizando apenas o seu resultado do Enem, você pode entrar em diversos cursos de universidades federais, estaduais e privadas?
Para ajudar o estudante a entender as suas possibilidades, o Quero Bolsa desenvolveu o Simulador de Nota de Corte . O sistema reúne os dados das últimas provas e mostra o desempenho mínimo para conseguir uma vaga em um dos programas educacionais do governo.
No último ano, as notas de corte registradas para o curso de Gestão Pública foram: