Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Dicas e Curiosidades

5 dicas essenciais para aliviar o estresse durante os estudos

por Psicologia Viva em 14/12/17 380 visualizações

estresse-quero-bolsa

Se você costuma se sentir estressado e ansioso enquanto se prepara para provas importantes, então será bastante útil considerar as dicas abaixo para superar estas situações e conseguir mostrar seu conhecimento nas provas.

É muito frustrante quando, diante da ideia de realizar uma prova, experimentamos a sensação desagradável do estresse. Pensamentos de fracasso e de insegurança rondam nossa mente, o conteúdo da prova parece infinito, cresce a sensação de que a memória não dará conta do teste.

E no fatídico dia da prova, vem a tona todas as sensações físicas mais angustiantes: às vezes dor de barriga, mãos suadas, frio, calor, o corpo sai do controle.

Mesmo que tenhamos estudado horas a fio e que tenhamos o domínio do conteúdo, essa onda de estresse pode crescer ao ponto de nos prejudicar severamente na faculdade, escola ou num concurso, para o qual se dedicaram meses de estudo.

Assim, é fundamental que, após detectada a existência dessa tendência ao aumento do estresse, lancemos mão de todo conhecimento e estratégias para superar a situação.

1.   Não deixe a saúde de lado

É comum quando estamos tentando nos concentrar nos estudos e memorizar conceitos, fórmulas, relações entre fatos, que negligenciamos nossa saúde.

Pulamos algumas refeições, diminuímos horas de sono, deixamos de nos exercitar.

Ao fazer isso, esquecemos que corpo e mente estão interligados e que o processo de memorização e aprendizado necessita de um cérebro saudável, oxigenado, nutrido e descansado.

As sinapses em um cérebro fatigado são de má qualidade e não produzem um resultado satisfatório no resgate da informação armazenada.

2.  Separe um tempo na rotina para você

Durante o período de estudos, é comum que o assunto nos envolva de maneira intensa e modificamos nossa rotina, intensificando as horas de estudo e reduzindo nossos momentos de lazer e diversão.

É importante compreender, no entanto, que nossa mente necessita ser treinada a buscar soluções para problemas desconhecidos.

Assim, às vezes, ao ouvir uma música, ver um filme, passar por um lugar novo, conversar com alguém, o cérebro faz uma nova associação que será útil diante da resolução de um problema.

O aprendizado que ocorre nos momentos de lazer pode nos salvar em diversas situações de prova.

3.  Crie o hábito de planejar sua rotina

Para que seja possível ter uma experiência de estudo mais tranquila, é essencial definir horários para todas as suas atividades e cumpri-los. Um hábito que é fixado numa rotina, traz calma à mente.

O cérebro se habitua àquela dinâmica de estudo, àqueles horários e responde positivamente.

Se a cada dia, nossa rotina é completamente diferente, nossa mente se torna confusa e seu ritmo de aprendizado e apreensão do que é estudado varia também. A constância deve ser um dos grandes aliados de todo estudante.

4.  Assuma o controle

A expressão “prova” revela em si mesma sua essência: é necessário provar que se conhece determinado assunto ou prática.

É possível que por vários motivos além da prova, nos sintamos incapazes de demonstrar a confiança necessária em nós mesmos e cumprir a tarefa designada.

O fracasso é uma opção cujo caminho é mais fácil e seguro.

Dessa forma, é necessário que utilizemos as oportunidades em que somos testados para experimentar assumir o controle sobre nossas decisões.

Diante da perspectiva de uma prova, busque se inteirar com exatidão do que será cobrado, em que fontes estudar, defina quanto estudar diariamente, enfim, decida obter um resultado positivo.

5.  Seu conhecimento é mais que sua memória

Como superar a sensação de que o que se estudou não ficou retido? O modo como o ser humano aprende é uma das mais fascinantes áreas de estudo, pois revela que a memorização é apenas um dos componentes que nos servem durante uma prova.

É preciso superar a crença ferrenha de que “não sei o suficiente” e permitir a crença de que “não sei tudo, mas sei o bastante”.

Confiar na bagagem cultural, no raciocínio, na capacidade de associação, no conhecimento tácito e também no conteúdo memorizado, tudo isto contribui para que a sensação de estresse seja reduzida consideravelmente.

Conclusão

O estresse é parte de nossas vidas. Ele serve para nos preparar para situações limite, para nos alertar e nos colocar em prontidão. Sua eliminação total não é algo razoável, porém compreendendo como funcionam seus mecanismos, podemos lidar melhor com situações de pressão no nosso cotidiano.


Por Juliana M. Passos de Sousa, Psicóloga parceira no Psicologia Viva.

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54