logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Pós-graduação

5 dicas para escolher uma pós em Direito

*Texto escrito pela colaboradora Erica Valério

O mercado para profissionais de todas as áreas é altamente competitivo (até aqui, nada de novidade). Por isso, contar com uma especialização te coloca em outra patamar. Se você faz parte da turma do Direito e busca conhecimento, destaque no mercado com cargo elevado e salários mais altos, uma pós em Direito pode ser uma boa saída.

A Revista Quero já fez um levantamento das dez pós-graduações mais buscadas em Direito. O resultado trouxe opções nas modalidades presencial e a distância nas seguintes áreas: Direito Ambiental, Direito Eleitoral, Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Internacional, Português Jurídico, MBA em Planejamento Tributário, Direito Constitucional, Direitos Humanos e Direito Tributário e Processual Tributário.

símbolo de Direito

O professor de pós-graduação em Direito e Processo do Trabalho da Escola Superior de Advocacia Nacional (ESA), Sérgio Martins, orienta que o candidato fique atento na definição da pós, uma vez que ela pode ser encontrada em modalidades como especialização, Master in Business Administration (MBA, mestrado ou doutorado). “É importante ter em mente o objetivo dessa pós. Se você busca uma especialização mais voltada para o mercado de trabalho, a latu senso é a indicada. Já, se o seu foco é seguir carreira acadêmica em universidades, você deve optar pela stricto sensu”, explica.

A seguir listamos cinco perguntas que você de fazer. Se encontrar as respostas com clareza, sugerimos que siga em frente com o tão sonhado diploma 😉

Veja também: Teste vocacional: você sabe qual pós-graduação escolher?

Tenho habilidades na área?

Esse, provavelmente, é o ponto chave para seguir com os demais. Experiência na área, mesmo que ela seja por meio de estudo, vai facilitar (e muito) sua jornada na pós-graduação. Se você já acumulou algum conhecimento conhecimento profissional, as coisas ficarão mais tranquilas ainda. A junção de conhecimento - prático e teórico - certamente aumentará suas chances no mercado de trabalho.

Veja também: Guia completo para escolher o seu curso de pós-graduação

Será que esse é o momento certo?

A pandemia de Covid-19 lançou um balde de água fria nos planos de muita gente – mas ela não pode ser um impeditivo para a concretização do seu sonho. Independente do cenário atual, entenda se você irá conseguir dar conta do recado. A dedicação é algo que você precisa levar em consideração. A opção das aulas online hoje em dia facilita na decisão. Pese todos os prós e contras, estabeleça uma meta e organize a sua rotina. Estes pontos irão tornar sua especialização mais proveitosa e positiva.

Veja também: Como uma pós-graduação pode ajudar no seu currículo?

Quais são as tendências deste mercado?

Estudar não se restringe apenas a sala de aula. Observar os movimentos da área em que deseja atuar é fundamental para ficar por dentro das tendências do mercado – e se destacar nele. Assim como qualquer setor, o Direito vive em constante atualização. Preste atenção em tudo que puder e evolua a partir das novidades identificadas. 

Veja também: 10 pós-graduações mais procuradas em Direito

Já conversei com alguém que fez pós em Direito?

Um bom bate-papo para o famoso “termômetro” da situação aqui vai bem. Procure conversar com outras pessoas que já enfrentaram as mesmas dúvidas que estão tirando o seu sono neste momento. Você é 100% responsável pelas suas escolhas, mas é importante estar aberto a ouvir todos os tipos de experiências possíveis. Amanhã é você quem irá dar conselhos para os próximos estudantes. 

Como escolher o melhor lugar para sua pós-graduação?

A escolha da instituição para realização sua pós-graduação não é tarefa fácil – afinal de contas, uma pós requer investimento e dedicação, então a decisão precisa ser certeira. Você deve buscar uma faculdade autorizada pelo Ministério da Educação (MEC), com grade curricular extensão (aquela de brilhar os olhos sabe?), além de professores renomados e aptos para a função. A seguir listamos algumas instituições com aulas presenciais ou a distância para te ajudar na missão - e o melhor, todas com bolsa de estudos:

Uma dica: procure saber se a faculdade escolhida é reconhecida pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). E outro ponto importante, a conclusão de uma pós-graduação não quer dizer que você estará apto para atuar como advogado. Para isso, é necessário prestar o Exame da OAB.

Veja também:
+Como é a prova da OAB? Saiba tudo sobre o Exame da Ordem
+Calendário OAB 2020

Se animou? O site Quero Bolsa pode te ajudar nesta missão, pois oferece mais de 110 mil vagas em diversas pós-graduações espalhadas pelo Brasil. São centenas de opções para que você vire um especialista na área que almeja fazer carreira – e entre os cursos está a pós em Direito. Você vai deixar essa chance passar? Imaginamos que a resposta seja não!

Bolsas para pós-graduação

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54