Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Cursos Técnicos

5 vantagens de começar agora o seu curso técnico

* Texto escrito pela colaboradora Fernanda Silva

Fazer um curso técnico pode ser a sua porta de entrada para conquistar o tão sonhado emprego. Essa é só uma das vantagens que a modalidade oferece para quem optar por seguir uma de suas carreiras.

Com duração entre um ano e meio e dois, o técnico é a opção perfeita para quem quer entrar o quanto antes no mercado de trabalho

Encontrar melhor opção de curso técnico

aula curso técnico
5 vantagens de começar agora o seu curso técnico

Para mostrar (definitivamente) todas as vantagens de se fazer um técnico, conversamos com profissionais que seguiram por essa carreira. Eles elencaram cinco vantagens de se optar pelo curso de nível médio. Confira:

5 motivos para fazer um curso técnico

1.  Tempo de duração

A primeira vantagem de se fazer um curso técnico é o tempo de duração. No geral, eles duram entre um ano e meio a dois. Isso agiliza a entrada no mercado de trabalho de quem quer ganhar autonomia financeira sem precisar esperar quatro ou cinco anos (como acontece em um curso universitário regular).

“Em um curso técnico a gente aprende muitas coisas na prática em um curto período de tempo. Isso possibilita que a pessoa tenha uma profissão rapidamente e já comece a trabalhar”, destaca Rodrigo Alves, técnico em telecomunicações, formado no SENAI Roberto Simonsen, em São Paulo.

Nilton de Vales, professor de Empreendedorismo e Gestão de Processos, concorda: “Em pouco tempo, você será um profissional capacitado e terá um grande conhecimento prático da função que irá exercer”.

Leia também:
+ 9 cursos técnicos que têm os maiores salários
Quanto custa um curso técnico?

2. Mercado de trabalho

Por estarem muitas vezes relacionados a tecnologia ou carreiras promissoras, a entrada no mercado de trabalho com um curso técnico não é difícil - muito pelo contrário.

No geral, as próprias escolas têm parcerias e convênios com empresas do ramo do curso, o que facilita a busca por emprego.

”As oportunidades de estágios aparecem rapidamente, possibilitando que qualquer pessoa seja efetivada na área que estudou”, destaca Rodrigo. “Isso livra o estudante de ter que procurar algum trabalho na sua área sem ter experiência, já que exigem isso o tempo inteiro."

3. Primeiro passo para uma carreira

O curso técnico pode ser a porta de entrada para uma carreira que você queira fazer um curso superior no futuro. 

“O técnico já vai te preparar para sua graduação e trará uma boa base”, enfatiza Rodrigo Alves. “Quando você entra na faculdade, já sabe o que lhe espera e pode até ter uma experiência profissional. Isso facilita a vida com matérias mais complicadas”,

Além do auxílio acadêmico, Nilton de Vales acredita que frequentar o ensino técnico auxilia o estudante a criar disciplina na hora do estudo. “O curso desenvolve autoconhecimento e autocontrole para a pessoa que vai estudar. Isso facilita bastante."

Leia também:
Como incluir o curso técnico em seu currículo?
Existe curso técnico a distância?

4. Nunca é tarde

As salas de aula de cursos técnicos têm diversos perfis de alunos. Dois deles, entretanto, se destacam: o primeiro é composto por jovens que estão concluindo o ensino médio e já buscam um espaço no mercado de trabalho.

Já o segundo grupo é formado por pessoas de meia idade. “São pessoas de 40, 50 anos, que querem mudar de área e começar em uma nova profissão”, destaca Nilton. 

Não importa a idade ou o objetivo do estudante. Para se fazer um curso técnico é preciso uma palavra: vontade. Daí você deve, então, se perguntar se tem essa vontade e está preparado para mudar a sua carreira.

5. Custo-benefício

Quando comparados ao ensino superior, os cursos técnicos têm valores de mensalidade mais acessíveis. Em muitas escolas, como ETEC e SENAI, eles são gratuitos. Para conquistar a chance de entrar nessas unidades de ensino, é preciso fazer um vestibular. Além disso, essas escolas especializadas estão espalhadas em todas regiões do país.

“A facilidade de encontrar uma escola técnica perto de sua casa é bem maior. Isso a torna mais acessível. Com uma breve pesquisa a pessoa pode encontrar algum curso que ela queira e a partir dali já começar a ter uma vivência com uma profissão que ela aprenderá”, finaliza Rodrigo.

Vale lembrar, também, que a Quero Educação te ajuda a conquistar uma bolsa de estudos para cursos técnicos. Veja abaixo algumas opções de instituições parceiras:

Existe bolsa de estudo para curso técnico?

homem surpreso curso técnico
Sabia que é possível encontrar uma bolsa de estudo para fazer seu curso técnico?


Se você está de olho em um curso técnico e gostaria de ter um aprendizado mais focado no mercado de trabalho, dê uma olhada nas bolsas de estudo de até 80% disponíveis no site do Quero Bolsa.

É possível encontrar o curso perfeito que melhor se encaixa na sua rotina e nas suas pretensões profissionais (e, claro, salariais). Ainda, você consegue encontrar o curso ideal pelo preço menor, garantindo sua bolsa de estudo que é válida durante todo o curso. Clique abaixo para mais informações:

Encontrar curso técnico

O que você achou deste artigo?

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54