A Pedagogia é a área de conhecimento que estuda a educação, seus métodos de ensino e aplicação. Portanto, a graduação exige um conhecimento teórico aprofundado e abrangente sobre diversas metodologias e práticas na área da educação, além do conteúdo visto em sala de aula.
Porém, nem sempre é possível ler todos os livros indicados pelos professores, não é mesmo? Por esse motivo, a Revista Quero conversou com Priscila Souza, que já exerceu a função de coordenadora pedagógica, atua em sala de aula e estuda educação há sete anos.
Graduada em Letras e graduanda de Pedagogia na Universidade Federal de Lavras (UFLA), Priscila listou quais livros considera indispensáveis para estudantes da área.
Veja a seguir 7 livros que todo estudante de Pedagogia deveria ler:
1. Pedagogia da Autonomia – Paulo Freire
O livro apresenta uma reflexão acerca da relação entre professores e alunos, além de propor atividades educativas que estimulam a autonomia, capacidade crítica, a valorização da cultura e a vivência de cada estudante.
Freire foi um educador brasileiro, reconhecido internacionalmente. É o terceiro pensador mais citado no mundo na área de Ciências Humanas e patrono da educação brasileira desde 2012.
Aproveite para conferir a grade curricular de Pedagogia no site da Quero Bolsa e descubra os conteúdos que compõem a faculdade.
2. Disciplina Positiva em sala de aula – Jane Nelsen, Lynn Lott e H. Stephen Glenn
A obra aborda estratégias para promover a harmonia em sala de aula. Para isso, os autores apresentam técnicas de estímulo à aprendizagem, à resolução de problemas e aos comportamentos positivos dos alunos.A Disciplina Positiva é uma abordagem que reúne teorias humanistas e princípios de dignidade e respeito, criada pela psicóloga e educadora norte-americana Jane Nelsen, uma das autoras do livro.
3. Didática – José Carlos Libâneo
O livro apresenta a didática como elemento responsável por relacionar aspectos teóricos das disciplinas e a prática da docência. Por esse motivo, o autor apresenta princípios, condições e meios comuns para o ensino de qualquer matéria escolar.
José Carlos Libâneo é escritor, educador, e mestre em educação pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP).
4. Reflexões sobre alfabetização – Emília Ferreiro
A autora desenvolveu uma pesquisa sobre como funciona o processo de aprendizagem a partir da perspectiva da criança. Ela descreve o sistema interpretativo, os raciocínios e a compreensão da escrita no público infantil.Emília Ferreiro é uma psicolinguista argentina com forte influência na produção dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Brasil.
5. Alfabetização e letramento – Magda Soares
A obra aborda os problemas de alfabetização e letramento do Brasil a partir de uma fundação teórica e reflexões aprofundadas sobre o assunto, assim como as causas e estatísticas do analfabetismo.
O livro é dividido em três partes: a primeira parte expõe teorias, a segunda apresenta práticas e a terceira relaciona teorias e práticas sobre a alfabetização.
A autora Magda Soares é professora e pesquisadora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e vencedora do Prêmio Jabuti de 2017.
6. Organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio – Fernando Hernández e Montserrat Ventura
Os autores falam sobre a aplicação de projetos na organização de currículos e como um método de aprendizagem, de modo que o professor se torne pesquisador e aluno, sujeito desse processo ao buscar respostas e soluções sobre um determinado assunto.Hernández e Ventura são educadores espanhóis que se baseiam nas ideias do filósofo e pedagogo norte-americano John Dewey.
7. Metodologias ativas para uma educação inovadora – Lilian Bacich e José Moran
Metodologias ativas é uma abordagem na qual a participação do aluno na construção do conhecimento e no desenvolvimento de habilidades é efetiva, de modo que o processo de aprendizagem aconteça no ritmo de cada aluno. Nesse contexto, os professores tornam-se mediadores e diversas ferramentas digitais são utilizadas.
A autora Lilian Bacich é doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP). José Moran é professor, pesquisador e orientador de projetos de transformação na educação por meio de métodos ativos na Universidade de São Paulo (USP).