Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Dicas e Curiosidades

7 livros que todo estudante de Pedagogia deveria ler

por Patrícia Carvalho em 04/07/19 12 mil visualizações

A Pedagogia é a área de conhecimento que estuda a educação, seus métodos de ensino e aplicação. Portanto, a graduação exige um conhecimento teórico aprofundado e abrangente sobre diversas metodologias e práticas na área da educação, além do conteúdo visto em sala de aula.


Porém, nem sempre é possível ler todos os livros indicados pelos professores, não é mesmo? Por esse motivo, a Revista Quero conversou com Priscila Souza, que já exerceu a função de coordenadora pedagógica, atua em sala de aula e estuda educação há sete anos.

Graduada em Letras e graduanda de Pedagogia na Universidade Federal de Lavras (UFLA), Priscila listou quais livros considera indispensáveis para estudantes da área.

Veja a seguir 7 livros que todo estudante de Pedagogia deveria ler:

1. Pedagogia da Autonomia - Paulo Freire

livros pedagogia

O livro apresenta uma reflexão acerca da relação entre professores e alunos, além de propor atividades educativas que estimulam a autonomia, capacidade crítica, a valorização da cultura e a vivência de cada estudante. 

Freire foi um educador brasileiro, reconhecido internacionalmente. É o terceiro pensador mais citado no mundo na área de Ciências Humanas e patrono da educação brasileira desde 2012. 

Veja também:
Paulo Freire: por que ele é considerado o patrono da educação brasileira?

2. Disciplina Positiva em sala de aula - Jane Nelsen, Lynn Lott e H. Stephen Glenn

livros pedagogia

A obra aborda estratégias para promover a harmonia em sala de aula. Para isso, os autores apresentam técnicas de estímulo à aprendizagem, à resolução de problemas e aos comportamentos positivos dos alunos.

A Disciplina Positiva é uma abordagem que reúne teorias humanistas e princípios de dignidade e respeito, criada pela psicóloga e educadora norte-americana Jane Nelsen, uma das autoras do livro. 

3. Didática - José Carlos Libâneo

livros pedagogia

O livro apresenta a didática como elemento responsável por relacionar aspectos teóricos das disciplinas e a prática da docência. Por esse motivo, o autor apresenta princípios, condições e meios comuns para o ensino de qualquer matéria escolar. 

José Carlos Libâneo é escritor, educador, e mestre em educação pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP).

4. Reflexões sobre alfabetização - Emília Ferreiro

livros pedagogia

A autora desenvolveu uma pesquisa sobre como funciona o processo de aprendizagem a partir da perspectiva da criança. Ela descreve o sistema interpretativo, os raciocínios e a compreensão da escrita no público infantil.

Emília Ferreiro é uma psicolinguista argentina com forte influência na produção dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Brasil.

5. Alfabetização e letramento - Magda Soares

livros pedagogia

A obra aborda os problemas de alfabetização e letramento do Brasil a partir de uma fundação teórica e reflexões aprofundadas sobre o assunto, assim como as causas e estatísticas do analfabetismo.

 O livro é dividido em três partes: a primeira parte expõe teorias, a segunda apresenta práticas e a terceira relaciona teorias e práticas sobre a alfabetização.

A autora Magda Soares é professora e pesquisadora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e vencedora do Prêmio Jabuti de 2017.

6. Organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio - Fernando Hernández e Montserrat Ventura

livros pedagogia

Os autores falam sobre a aplicação de projetos na organização de currículos e como um método de aprendizagem, de modo que o professor se torne pesquisador e aluno, sujeito desse processo ao buscar respostas e soluções sobre um determinado assunto.

Hernández e Ventura são educadores espanhóis que se baseiam nas ideias do filósofo e pedagogo norte-americano John Dewey. 

7. Metodologias ativas para uma educação inovadora - Lilian Bacich e José Moran 

livros  pedagogia

Metodologias ativas é uma abordagem na qual a participação do aluno na construção do conhecimento e no desenvolvimento de habilidades é efetiva, de modo que o processo de aprendizagem aconteça no ritmo de cada aluno. Nesse contexto, os professores tornam-se mediadores e diversas ferramentas digitais são utilizadas.

A autora Lilian Bacich é doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP). José Moran é professor, pesquisador e orientador de projetos de transformação na educação por meio de métodos ativos na Universidade de São Paulo (USP).


Veja também:
50 melhores faculdades de Pedagogia, segundo o MEC
10 cursos de pós-graduação mais procurados na área de Pedagogia

Gostou do conteúdo? Deixe sua opinião nos comentários. ;)

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54