9 acervos digitais com obras de grandes museus do Brasil e do mundo
Para atrair novos visitantes, museus criaram acervos digitais que possibilitam conhecer sobre as obras que estão expostas nos institutos. Faça esse tour online e aproveite para aprender sobre a história do Brasil e do mundo!
Em 2018, o incêndio que destruiu boa parte do acervo do Museu Nacional da UFRJ acendeu um sinal de alerta no brasileiro. Com toda a repercussão da tragédia, a população voltou a perceber a importância que os museus possuem para a História.
Alguns institutos de arte disponibilizam acervos digitais em seus portais, se adaptando às tecnologias atuais e atraindo o público, que nem sempre coloca esses lugares em seus roteiros de passeios.
Leia mais: Pontos turísticos do Rio de Janeiro que podem te ajudar nos estudos
São muitas coleções de grandes artistas disponíveis em catálogos online de instituições nacionais e internacionais. A Revista Quero separou nove desses acervos para você sentir um pouco do gostinho de ver essas obras direto da tela do seu celular. Já se programe para visitar os museus de sua cidade, os principais do país e, por que não, do mundo!
1. Museu Paulista da USP – São Paulo (SP)
Também conhecido como Museu do Ipiranga, o principal museu da Universidade de São Paulo está fechado desde 2013 para reformas em sua estrutura e sua abertura está programada apenas para 2022.
Mas você pode conhecer um pouco das obras com o acervo online. Ele conta com mais de 30 mil itens de iconografia, como pinturas, fotografias e cartazes, e cerca de 25 mil objetos. Uma das principais pinturas da coleção é o quadro “Independência ou Morte”, de Pedro Américo, que retrata D. Pedro I, às margens do Rio Ipiranga, proclamando o fim dos laços coloniais com Portugal
2. Museu Imperial – Petrópolis (RJ)
Localizado em Petrópolis (RJ), o prédio foi o Palácio de Verão do imperador Dom Pedro II. Seu acervo possui referências muito ricas sobre a monarquia brasileira, como a coroa do imperador, quadros da realeza, carruagens e outras coisinhas de princesa outros itens da memória brasileira.
3. Instituto Ricardo Brennand – Recife (PE)
O museu pernambucano está localizado em um belo castelo erguido pelo empresário Ricardo Brennand para guardar suas coleções. Livros antigos raros, réplicas de esculturas famosas, armaduras medievais e outras obras de arte são expostas nas salsa e nos jardins do castelo. E você pode fazer um tour virtual pelos corredores do instituto.
4. Instituto Inhotim – Brumadinho (MG)
Dentro da Mata Atlântica mineira, o maior museu a céu aberto da América Latina possui um grande acervo de obras da arte contemporânea brasileira e internacional. Você pode explorar o material pelo site do instituto, mas vale a pena visitar as florestas e jardins para admirar a arte e as paisagens naturais.
5. Museu do Índio – Rio de Janeiro (RJ)
Aprender sobre a história dos povos que habitavam as terras brasileiras antes da chegada dos portugueses é fundamental para compreender o Brasil. No acervo digital do Museu do Índio, no Rio de Janeiro, coordenado pela Fundação Nacional do Índio (Funai), você pode conhecer um pouco mais da cultura indígena, com os cerca de 20 mil itens disponíveis para pesquisa.
6. Museu Metropolitano de Arte – Nova York (EUA)
Você pode navegar por coleções que representam mais de 5 mil anos de história da humanidade do Museu Metropolitano de Nova York, uma das mais prestigiadas instituições de arte do mundo.
O acervo conta com cerca 375 mil imagens e 200 mil obras de artistas dos mais renomados do mundo, como o holandês Vincent van Gogh e o francês Claude Monet.
7. Rijks Museum – Amsterdã (Holanda)
O museu na capital holandesa é um dos maiores da Europa. O site do instituto digitalizou mais de 155 mil obras de artistas como Johannes Vermeer e Rembrandt van Rijn, em um portal bem fácil para o público fazer a “visita” online.
8. Brasiliana Iconográfica – Acervo Digital
Em 2017, obras de diversos museus brasileiros foram reunidas em um projeto online: o Brasiliana Iconográfica. Com parcerias feitas com os institutos, o portal possui um catálogo que vale a pena conhecer. As obras tratam desde o descobrimento do Brasil até histórias dos primeiros anos do século XX.
9. Europeana Collections – Acervo Digital
Na Europa, o projeto que inspirou o Brasiliana Iconográfica já conta com mais de 50 milhões (!!!) de trabalhos artísticos. É o Europeana Collections, que junta coleções de obras, livros e vídeos com conteúdo histórico do continente europeu e do mundo. Vale a pena pesquisar.
Curtiu? Já visitou algum museu? Tem algum que tem muita vontade de conhecer? Conta aqui pra gente! 😉
Fotos: Divulgação
Leia também: 10 pontos turísticos de São Paulo que podem te ajudar no vestibular