Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Dicas e Curiosidades

9 acervos digitais com obras de grandes museus do Brasil e do mundo

por Mathias Sallit em 11/12/18 500 visualizações

Em 2018, o incêndio que destruiu boa parte do acervo do Museu Nacional da UFRJ acendeu um sinal de alerta no brasileiro. Com toda a repercussão da tragédia, a população voltou a perceber a importância que os museus possuem para a História.

Alguns institutos de arte disponibilizam acervos digitais em seus portais, se adaptando às tecnologias atuais e atraindo o público, que nem sempre coloca esses lugares em seus roteiros de passeios. 

Leia mais: Pontos turísticos do Rio de Janeiro que podem te ajudar nos estudos

São muitas coleções de grandes artistas disponíveis em catálogos online de instituições nacionais e internacionais. A Revista Quero separou nove desses acervos para você sentir um pouco do gostinho de ver essas obras direto da tela do seu celular. Já se programe para visitar os museus de sua cidade, os principais do país e, por que não, do mundo!

1. Museu Paulista da USP - São Paulo (SP)

Também conhecido como Museu do Ipiranga, o principal museu da Universidade de São Paulo está fechado desde 2013 para reformas em sua estrutura e sua abertura está programada apenas para 2022.


Mas você pode conhecer um pouco das obras com o acervo online. Ele conta com mais de 30 mil itens de iconografia, como pinturas, fotografias e cartazes, e cerca de 25 mil objetos. Uma das principais pinturas da coleção é o quadro “Independência ou Morte”, de Pedro Américo, que retrata D. Pedro I, às margens do Rio Ipiranga, proclamando o fim dos laços coloniais com Portugal

2. Museu Imperial - Petrópolis (RJ)


Localizado em Petrópolis (RJ), o prédio foi o Palácio de Verão do imperador Dom Pedro II. Seu acervo possui referências muito ricas sobre a monarquia brasileira, como a coroa do imperador, quadros da realeza, carruagens e outras coisinhas de princesa outros itens da memória brasileira.

3. Instituto Ricardo Brennand - Recife (PE)


O museu pernambucano está localizado em um belo castelo erguido pelo empresário Ricardo Brennand para guardar suas coleções. Livros antigos raros, réplicas de esculturas famosas, armaduras medievais e outras obras de arte são expostas nas salsa e nos jardins do castelo. E você pode fazer um tour virtual pelos corredores do instituto.

4. Instituto Inhotim - Brumadinho (MG)


Dentro da Mata Atlântica mineira, o maior museu a céu aberto da América Latina possui um grande acervo de obras da arte contemporânea brasileira e internacional. Você pode explorar o material pelo site do instituto, mas vale a pena visitar as florestas e jardins para admirar a arte e as paisagens naturais.

5. Museu do Índio - Rio de Janeiro (RJ)

Aprender sobre a história dos povos que habitavam as terras brasileiras antes da chegada dos portugueses é fundamental para compreender o Brasil. No acervo digital do Museu do Índio, no Rio de Janeiro, coordenado pela Fundação Nacional do Índio (Funai), você pode conhecer um pouco mais da cultura indígena, com os cerca de 20 mil itens disponíveis para pesquisa.

6. Museu Metropolitano de Arte - Nova York (EUA)


Você pode navegar por coleções que representam mais de 5 mil anos de história da humanidade do Museu Metropolitano de Nova York, uma das mais prestigiadas instituições de arte do mundo.

O acervo conta com cerca 375 mil imagens e 200 mil obras de artistas dos mais renomados do mundo, como o holandês Vincent van Gogh e o francês Claude Monet.

7. Rijks Museum - Amsterdã (Holanda)

O museu na capital holandesa é um dos maiores da Europa. O site do instituto digitalizou mais de 155 mil obras de artistas como Johannes Vermeer e Rembrandt van Rijn, em um portal bem fácil para o público fazer a "visita" online.

8. Brasiliana Iconográfica - Acervo Digital

Em 2017, obras de diversos museus brasileiros foram reunidas em um projeto online: o Brasiliana Iconográfica. Com parcerias feitas com os institutos, o portal possui um catálogo que vale a pena conhecer. As obras tratam desde o descobrimento do Brasil até histórias dos primeiros anos do século XX.

9. Europeana Collections - Acervo Digital

Na Europa, o projeto que inspirou o Brasiliana Iconográfica já conta com mais de 50 milhões (!!!) de trabalhos artísticos. É o Europeana Collections, que junta coleções de obras, livros e vídeos com conteúdo histórico do continente europeu e do mundo. Vale a pena pesquisar.

Curtiu? Já visitou algum museu? Tem algum que tem muita vontade de conhecer? Conta aqui pra gente! ;) 

Fotos: Divulgação

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54