logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Vestibular e Enem

9 benefícios que você pode ter com a sua nota do Enem

por Adriana Nakamura em 25/03/19 120 mil visualizações

Atualizado em 25/03/2021

Você que fez ou vai fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sabe em quantos lugares poderá usar a sua nota para tentar conquistar benefícios? A gente conta pra você! Veja 9 formas de usar sua nota do Enem.

nota do enem

 

1. Entrar em universidades públicas pelo Sisu

Todos os semestres, universidades federais e estaduais disponibilizam milhares de vagas para candidatos selecionados em função de seu desempenho no Enem por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), do Governo Federal.

Quer conhecer suas chances de entrar na faculdade pelo Sisu? Digite sua nota no Simulador de Notas de Corte do Enem. 

SIMULADOR DE NOTAS DE CORTE DO ENEM

Veja mais: Tudo sobre o Sisu

2. Entrar em um curso técnico pelo Sisutec

O Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica) é um processo seletivo realizado semestralmente. Dependendo do seu resultado do Enem, você pode conquistar vagas para cursos técnicos em instituições públicas e privadas de educação profissional e tecnológica. 

Veja mais: Tudo sobre o Sisutec

3. Conseguir bolsas de estudo pelo Prouni

A nota obtida no Enem serve como critério de classificação para o Prouni (Programa Universidade para Todos). Quanto maior a nota, maiores as chances de se obter o benefício.

O Prouni é um programa do Governo Federal que oferece bolsas de estudo de 50% a 100% em faculdades privadas. Para concorrer, os candidatos têm de comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até três salários mínimos.

Você pode ter uma ideia das suas chances de conquistar uma bolsa de estudos pelo Prouni digitando a sua nota no Simulador de Notas de Corte do Enem:

nota do enem
Clique na imagem para fazer a simulação com a sua nota

Veja mais: Tudo sobre o Prouni

4. Conseguir bolsas de estudo diretamente na faculdade privada

Além do Prouni, que oferece bolsas de estudo por meio do Governo Federal, algumas faculdades privadas dão bolsas para estudantes que mandaram muito bem no Enem, independente do MEC. É o caso da Universidade Cruzeiro do Sul, que dá bolsas de até 100% durante todo o curso para alunos que tenham obtido média de 750 pontos no Enem ou mais.

5. Conquistar um financiamento da faculdade pelo Fies

O Enem também é indispensável para conseguir o financiamento da sua faculdade pelo Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). É preciso obter média igual ou superior a 450 no Enem, não ter zerado a redação e possuir renda mensal familiar bruta, por pessoa, de até cinco salários mínimos para participar da seleção para uma das modalidades do Fies.

É possível solicitar o financiamento de desde 10% do valor da mensalidade até 100%. No entanto, o valor mensal total a ser pago à instituição não pode ser superior a R$ 5 mil. Para saber qual financiamento você pode receber é necessário calcular de acordo com a sua renda familiar bruta mensal por pessoa e considerar seu nível de comprometimento da renda com a mensalidade, o valor máximo de financiamento depende do valor obtido.

Você pode ter uma ideia das suas chances de conquistar um financiamento pelo Fies digitando a sua nota no Simulador de Notas de Corte do Enem. 

SIMULADOR DE NOTAS DE CORTE DO ENEM

Saiba mais: Tudo sobre o Fies

6. Entrar na universidade sem prestar vestibular

Muitas faculdades e universidades particulares aceitam a nota do Enem para ingresso na instituição, isentando o candidato da necessidade de prestar o vestibular. Grandes instituições como a Anhanguera e Universidade Paulista (Unip) aceitam a nota do Enem para entrar na faculdade.

Encontrar bolsas de estudo

7. Estudar em uma universidade em Portugal

O desempenho no Enem é aceito como critério de seleção para ingresso em cerca de 46 universidades de Portugal. Instituições como a Universidade de Coimbra, o Instituto Politécnico do Porto e a Universidade de Lisboa participam do convênio.

Saiba mais: Como usar a nota do Enem para estudar em Portugal

8. Ajudar na sua vida profissional

Se você vai se inscrever para vagas de emprego nas quais precisará trocar e-mails, conversar com clientes de diversos níveis, trabalhar com contratos e análise de documentos, coloque sua nota como uma observação em seu currículo ou fale a respeito do seu desempenho durante o processo seletivo. Esse pode ser o diferencial que colocará você à frente dos concorrentes.

Já se sua candidatura for para vagas que envolvam raciocínio lógico, uso de gráficos, análises técnicas, números e mais números, é hora de valorizar sua boa nota, também no currículo ou falando a respeito disso no processo seletivo.

Leia mais: Como a sua nota do Enem pode ajudar sua vida profissional

9. Vaga com desconto

Com sua nota do Enem, ou até mesmo sem ter feito a prova, você também pode garantir uma bolsa de estudo em uma faculdade particular. O Quero Bolsa oferece vagas com desconto de até 75% para cursos de graduação e pós-graduação presenciais e EaD em mais de mil faculdades em todo o Brasil. Confira algumas:

Para garantir sua vaga, não é preciso comprovar renda nem a apresentar da nota no Enem. É sem burocracia, mas as bolsas são limitadas. Busque o curso e faculdade de preferência no botão abaixo:

Encontrar vagas com desconto

No Quero Bolsa ainda é possível visualizar informações sobre diversos cursos superiores e instituições de ensino. A plataforma também oferece um Teste Vocacional Gratuito.

Publicado em: 04/01/2017.

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54