
Não vai ter mais licenciatura EAD? Entenda o que diz decreto do MEC
Isabella Baliana | 22/05/25O novo decreto do MEC proíbe a licenciatura 100% EAD; entenda como ficam os estudantes e quais os novos critérios para cursos de licenciatura no país.
Por meio do AVA, o estudante pode acessar videoaulas, materiais complementares, atividades avaliativas e fóruns de discussão. A ferramenta também serve como espaço para envio de trabalhos e para acompanhar o cronograma do curso.
O AVA, ou Ambiente Virtual de Aprendizagem, é uma plataforma que reúne os recursos digitais utilizados para o acompanhamento dos cursos na modalidade EaD (Educação a Distância) e também nos cursos semipresenciais.
Imagem: Freepik
Ele é o principal canal entre o aluno, os conteúdos acadêmicos e os professores ou tutores.
Por meio do AVA, o estudante pode acessar videoaulas, materiais complementares, atividades avaliativas e fóruns de discussão. A ferramenta também serve como espaço para envio de trabalhos e para acompanhar o cronograma do curso.
Como boa parte das atividades dos cursos EaD acontece nesse ambiente, ter um AVA com diferentes funcionalidades e boa organização é essencial para o andamento dos estudos.
Além disso, cada instituição de ensino utiliza o AVA com adaptações e recursos específicos.
Plataformas como o Studeo da Unicesumar, o Univirtus da Uninter, o Gioconda da Uniasselvi e o AVA Online da Uniube são exemplos de como cada universidade estrutura seu ambiente virtual com ferramentas próprias, mesmo mantendo funções comuns.
Veja mais:
+ O que é AVA no ensino a distância?
+ AVA UniBTA Digital: conheça e saiba como acessar a plataforma
Embora haja variações entre as instituições, algumas funcionalidades são padrão nos principais AVAs do mercado. Entre os recursos que costumam estar disponíveis para os estudantes, estão:
Leia mais: Educação a Distância (EaD): Confira as vantagens e desvantagens
+ 9 coisas que você precisa saber antes de entrar em um curso EaD
Essas ferramentas podem ter nomes diferentes, interfaces distintas e até funcionalidades extras de acordo com a plataforma utilizada pela universidade.
Por exemplo, o AVA Univirtus, da Uninter, oferece o “Atendimento ao Vivo”, que permite tirar dúvidas em tempo real com tutores.
Já o Gioconda, da Uniasselvi, centraliza o acesso às disciplinas em um painel único com acesso direto às videoaulas e materiais de leitura.
O AVA Studeo, da Unicesumar, disponibiliza também podcasts, mapas mentais e funcionalidades de acessibilidade.
Imagem: Freepik
Os professores podem avaliar os alunos no AVA por meio de diferentes ferramentas integradas à plataforma. As mais comuns incluem:
O AVA também registra a participação do aluno, como acessos, tempo de permanência e conclusão de atividades, o que pode ser usado como critério complementar na avaliação.
Veja mais: Prova EaD: como funcionam as avaliações no ensino a distância?
Na graduação EaD, o estudante tem mais autonomia para organizar sua rotina de estudos.
As aulas e conteúdos ficam disponíveis no AVA, e podem ser acessados em horários variados.
+ Conheça o AVA da Unip, ferramenta utilizada pelos alunos do EaD
+ Conheça o Gioconda, o AVA do ensino a distância da Uniasselvi
+ Uniube AVA: saiba como funciona o ambiente virtual de aprendizagem
+ AVA Uninter: saiba como usar o Univirtus e os recursos do portal do aluno
+ AVA Unicesumar: saiba como acessar e o que o Studeo oferece aos alunos
Dependendo do curso e da instituição, podem existir atividades presenciais obrigatórias, como avaliações e encontros em polos.
A estrutura curricular é semelhante à dos cursos presenciais, com disciplinas teóricas e práticas.
No entanto, o desenvolvimento das atividades é feito quase totalmente por meio do AVA.
Por isso, entender como utilizar a plataforma e aproveitar suas ferramentas é parte importante da trajetória do aluno nessa modalidade.
Cada instituição pode adotar uma frequência diferente de avaliações, prazos e formato das interações, mas todas contam com o ambiente virtual como suporte central para a formação acadêmica.
Está de olho na oportunidade de estudar e quer saber como fazer isso pagando mensalidades mais em conta?
A Quero Bolsa, uma plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil, pode ajudar você a transformar isso em realidade.
Se você se interessou e quer saber mais sobre como ela funciona, confira abaixo alguns artigos e entenda melhor como conseguir uma bolsa!
Confira abaixo algumas das melhores instituições de ensino do Brasil que são parceiras da Quero Bolsa e aproveitar as ofertas disponíveis.