logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Ensino Básico

As 15 melhores brincadeiras para crianças de 4 anos

por Yuri Marques em 10/05/24


Brincadeiras para crianças de 4 anos são essenciais durante esse período emocionante e repleto de descobertas no desenvolvimento infantil. Aos 4 anos de idade, elas experimentam mudanças cognitivas, emocionais, sociais e físicas significativas que influenciam diretamente sua personalidade e habilidades futuras. 

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Neste texto, vamos explorar essas transformações e listar as 15 melhores brincadeiras para essa faixa etária.

As 15 melhores brincadeiras para crianças de 4 anos

Os 4 anos de idade é um período em que as crianças estão com muita energia para brincar. Para ajudar pais e cuidadores a manterem os pequenos entretidos e promover seu desenvolvimento, compilamos uma lista das 15 melhores brincadeiras para crianças de 4 anos.

1. Caça ao Tesouro: 

Crie pistas simples e deixe que a criança explore o ambiente em busca do "tesouro". Esta atividade incentiva a resolução de problemas, coordenação motora e imaginação.

2. Pintura com os Dedos: 

Permita que as crianças expressem sua criatividade através da pintura com os dedos. Além de ser divertido, isso estimula a coordenação olho-mão e a percepção visual.

Veja também: + Coordenação visomotora: o que é e dicas de atividades

3. Teatro de Fantoches: 

Monte um teatrinho de fantoches com materiais simples, como meias e papelão. As crianças podem criar histórias e personagens, promovendo a imaginação e a expressão verbal.

4. Quebra-Cabeças: 


Escolha quebra-cabeças adequados à idade da criança para desenvolver habilidades de raciocínio, concentração e resolução de problemas. Essa é uma das brincadeiras para crianças de 4 anos que os pais precisam ver se o jogo tem a classificação etária correta. 

5. Massinha de Modelar: 

A massinha de modelar é uma ótima maneira de desenvolver a coordenação motora fina, além de estimular a imaginação e a criatividade.

Veja também: + Aprenda a como fazer massinha de modelar em casa

6. Esconde-Esconde: 

Um clássico que nunca sai de moda! Este jogo simples promove habilidades sociais, como esperar sua vez e seguir regras, além de estimular a criatividade.

7. Jogo da Memória: 

Um jogo simples, mas eficaz, para desenvolver a memória e a concentração das crianças. Use cartas com imagens coloridas e divertidas. 

8. Construção com Blocos: 

Blocos de construção são excelentes para desenvolver habilidades motoras e espaciais, além de promover o pensamento lógico e a resolução de problemas.

9. Dança Livre: 

Coloque músicas animadas e deixe as crianças dançarem livremente. Isso não só promove a coordenação motora, como também é uma ótima forma de liberar energia.

10. Brincadeiras ao Ar Livre: 

Jogos como pega-pega, amarelinha e bola são excelentes para promover atividade física, coordenação motora e interação social.

11. Montagem de Quebra-Cabeças Grandes: 

Opte por quebra-cabeças maiores, com peças grandes e coloridas, para desafiar as habilidades de resolução de problemas e promover a paciência.

12. Contação de Histórias: 

Use livros ilustrados ou invente histórias para contar às crianças. Isso estimula a imaginação, a linguagem e o interesse pela leitura.

13. Brincadeiras de Faz de Conta: 

Monte um cantinho de faz de conta com utensílios domésticos, como panelinhas e bonecas. Esta atividade promove a criatividade, a linguagem e as habilidades sociais.

14. Exploração Sensorial: 

Monte bandejas com diferentes materiais, como arroz, macarrão cru e água, para as crianças explorarem com as mãos. Isso estimula os sentidos e promove a descoberta.

15. Brincadeiras com Água: 

Em dias quentes, brincar com água é uma excelente opção. Use baldes, mangueiras e brinquedos de água para promover diversão e estimular a coordenação motora.

Lei também: + 15 brincadeiras com água para fazer com as crianças
Sobre o autor
author
Yuri Marques

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2024 CNPJ: 10.542.212/0001-54