logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Curiosidades

Como descobrir se uma informação é verdadeira ou falsa?

por Isabela Giordan em 02/10/19 300 visualizações

Atualizado em 14/07/2023

De acordo com uma pesquisa encomendada pelo Centro para a Inovação em Governança Internacional, no Canadá, 86% das pessoas já acreditaram em uma notícia falsa. Você já caiu em alguma delas?

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Hoje em dia, com o constante uso das redes sociais, é muito comum acreditar e/ou compartilhar uma informação falsa. E isso pode ser muito prejudicial!  

Em 2018, por exemplo, algumas horas antes do início do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o governo precisou publicar uma nota oficial negando a informação de que a prova tinha sido cancelada. Quantas pessoas foram impactadas por essa fake news? Quantos deixaram de comparecer ao local de prova por acreditar em uma notícia falsa? 

Veja: 10 dicas para identificar Fake News, segundo o Facebook
Fake News: entenda o que são as notícias falsas e quais são seus impactos

Como descobrir se uma informação é verdadeira ou falsa?

A Revista Quero já mostrou como esse tema pode cair no Enem e outros vestibulares, e dessa vez chegou a hora de aprender como descobrir se uma informação é verdadeira ou mentirosa! Veja as dicas listadas abaixo:

Como saber se uma informação é verdadeira ou falsa?

Viu uma notícia ou algum dado e ficou na dúvida se aquilo é verdade ou não? Há várias formas de descobrir se algo é fake news! Confira abaixo algumas dicas e, por fim, conheça algumas das mais famosas agências de checagem gratuitas onde é possível conferir a veracidade de uma informação!

1 - Veja se essa notícia foi veiculada por mais de um meio de comunicação

Normalmente, quando uma notícia é verdadeira, essa informação é divulgada por diversos meios de comunicação, pois se é de interesse público, é deve da imprensa divulgá-la. Para ter certeza que a publicação possui um conteúdo crível, cheque se as informações entre os diferentes sites são parecidas e fazem sentido.

Recebeu uma publicação que só foi divulgada em um ou outro site? Melhor considerar duas vezes antes de espalhá-la! 

2 - Desconfie de sites pouco conhecidos

Complementando a dica de cima, fique com um pé atrás quando o site que veiculou aquela informação for pouco conhecido. Para disseminar informações mentirosas, são criados diversos portais de notícia, mas que não possuem credibilidade.

Quer tirar a dúvida? Busque o termo "Enem" no Google e veja a quantidade de sites "estranhos" que aparecem na primeira e segunda página de pesquisa. Busque sempre as informações em sites oficiais ou em meios de comunicação.
Saiba mais: Fake news: como esse assunto pode cair no Enem
4 profissões que ganham bem e trabalham pouco

3 - Fique atento com títulos e textos sensacionalistas

Comumente, fake news possuem títulos sensacionalistas, ou seja, que possuem com informações alarmistas e que só visam o clique. Além disso, aqueles que publicam notícias falsas buscam usar termos exagerados para tentar emocionar o leitor e fazer com que ele acredite naquele conteúdo.

Quando uma notícia é verdadeira, a informação tende a ser neutra, sem tentar assumir um lado, apontando apenas o que aconteceu de fato. 

4 - Veja a data da publicação

Algumas vezes, apesar da informação ser verdadeira, ela é divulgada fora de contexto. Para isso, aqueles que estão mal-intencionados compartilham uma notícia verdadeira, mas que a publicação foi feita há anos. Em 2012, por exemplo, circulou uma notícia de que o Enem seria cancelado, mas, na verdade, a matéria era de 2009, quando a prova foi realmente adiada. 

Ou seja, quando receber uma notícia, atente-se à data de publicação. 

Confira: 7 profissões que ganham mais de R$ 20 mil por mês
7 profissões mais legais do mundo: confira todas!
10 profissões mais chatas do mundo: veja quais são

5 - Cuidado com fotos e vídeos

Você já ouviu falar em "deep fake"? Esse novo tipo de tecnologia utiliza da Inteligência Artificial (IA) para manipular vídeos, assim, trocando o rosto de pessoas ou até mesmo sincronizando os movimentos labiais. Veja como funciona a deep fake:

Além disso, fotos e áudios também podem ser modificados digitalmente. Encontrou uma foto que parece suspeita? Faça o seguinte teste: clique com o botão direito do mouse e escolha a opção "Procurar imagem no Google", assim, você conseguirá ver no Google quando e onde essa imagem foi compartilhada inicialmente.

6 - Veja se o texto possui fontes confiáveis

A maioria das matérias possuem fontes que comprovem ou expliquem uma informação. Seja uma fonte especialista, uma pesquisa confiável ou até mesmo alguém que estava presente no local do ocorrido. Verifique se as fontes citadas naquele texto existem ou se nas matérias publicadas em outros meios de comunicação elas também são citadas. Cuidado com textos vagos e com poucas informações.

Leia também: 4 profissões para quem gosta de lidar com pessoas
12 profissões para trabalhar na Netflix
4 profissões para quem gosta de trabalhar sozinho

7 - Cheque o texto antes de compartilhar!

Com o avanço das fake news, diversos sites de checagem de dados surgiram. Ficou com dúvida se o texto que você recebeu é real? Dê uma olhada nesses sites antes de compartilhar a notícia:

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2024 CNPJ: 10.542.212/0001-54