Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Vestibular e Enem

Como desenvolver o raciocínio lógico para o Enem e outros vestibulares?

por Isabela Giordan em 24/04/20

Em maio de 2019, uma questão da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) viralizou nas redes sociais e virou meme. Você lembra dela? 


Saiba mais: Como resolver exercícios de lógica no Enem?

A pergunta, que envolvia raciocínio lógico, questionava qual das irmãs foi a primeira chegar na casa da avó. A confusão entre as respostas foi o motivo pelo qual o nome "Cláudia" chegou a ser um dos mais citados no Twitter.

Porém, não é de hoje que questões que precisam de um pouco mais de raciocínio lógico viram motivo de piada. Afinal, quantas vezes você viu correntes sendo republicadas em redes sociais porque a alguém errou a resposta e perdeu o desafio?

Se você é uma daquelas pessoas que não consegue acompanhar esse tipo de raciocínio (e sempre perde a aposta), chegou a hora de saber tudo sobre esse tipo de conhecimento e como desenvolvê-lo!

O que é raciocínio lógico? 

De acordo com Francisco Flávio, professor do cursinho da Poli e associado da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), o raciocínio lógico nada mais é do que conjuntos de estratégias para a resoluções dos mais diversos tipos de problemas, inclusive matemáticos.

"O raciocínio lógico ajuda não somente em questões específicas desse assunto, mas também em questões de concursos e vestibulares. Esse tipo de raciocínio é muito útil, principalmente, quando você não sabe determinado conteúdo, mas tem uma visão geral, que permite que você, por distratores, como é no caso do Enem, resolva o problema", explica. 

Sérgio Ghiu, coordenador de Matemática e das Atividades Maker do Colégio pH, ainda reforça que é esse tipo de raciocínio dá a possibilidade para que as pessoas consigam encontrar as suas próprias soluções, por meio de engrenagens desenvolvidas internamente.

"Acredito que o raciocínio lógico seja como a chave do pensamento aprisionado de cada um de nós!", aponta Ghiu.

Como desenvolver raciocínio lógico?

Não é de hoje que há boatos de que alguns jogos, sejam eles de tabuleiro ou de videogame, ajudam a desenvolver esse tipo de raciocínio e (para a felicidade de uns e tristeza de outros) isso é verdade!

Isso ocorre porque eles trabalham com a capacidade de pensar rápido, algo que força o exercício da cognição. "Com isso, as pessoas são seduzidas a continuarem jogando até conquistarem fases mais complexas e ganharem medalhas ou prêmios. Isso desenvolve a resiliência e diversas habilidades que ajudam no raciocínio lógico", pontua Sérgio Ghiu.

Porém, não pense que essa evolução acontecerá de uma hora para outra. Cada pessoa tem o seu tempo específico para começar a desenvolver as capacidades necessárias para esse tipo de raciocínio fique mais aguçado!

Adivinhou? Então, diga nos comentários qual é a resposta correta para essa questão!

Além disso, o coordenador de Matemática também relembra que não existe "pessoas de humanas" ou "pessoas de exatas". Na sua visão, o raciocínio lógico é uma habilidade e, por isso, todos podem desenvolvê-la. 

"Claro que, existem pré-disposições e pessoas que nascem com maior ou menor facilidade, da mesma forma que existem pessoas com facilidade de escrever. Mas, isso não significa que não podemos aprender a ler e escrever. Nesse contexto, digo que esse tipo de raciocínio se desenvolve na medida que se dedica a fazê-lo. A perseverança e dedicação serão fundamentais para o progresso do processo como um todo", explica. 

Francisco Flávio também aponta que a velocidade com que alguém consegue desenvolver o raciocínio lógico está diretamente ligada à quantidade de tempo de treino que a pessoa dedica na rotina de estudos.

Quais jogos ajudam a desenvolver o raciocínio lógico?

Como foi dito anteriormente, alguns jogos realmente possuem a capacidade de ajudar a aprimorar esse tipo de raciocínio, alguns deles são:

  • Aplicativo "Smart Puzzles";
  • Aplicativo "Treinar seu Cérebro";
  • Palavras cruzadas;
  • Rummikub;
  • Sudoku
  • Jogos matemáticos;
  • Damas;
  • Xadrez.

"Todos esses jogos contribuem para o fortalecimento das sinapses, portanto, o raciocínio lógico melhora a sua saúde de raciocínio geral, principalmente da cognitiva", indica Flávio Francisco, professor do cursinho da Poli.  

Saiba mais: Veja qual é o seu tipo de inteligência
75 dicas de como estudar para o Enem
banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
ALERTA DE VAGAS i-close
Descubra qual profissão mais se encaixa com você.

Não fique na dúvida sobre o seu futuro. Faça o Teste Vocacional do Quero Bolsa.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você compare vagas com bolsa em mais de 1.000 faculdades

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54